América prossegue com ações da Consciência Negra e faz homenagem ao ídolo Jair Bala

Assessoria América Mineiro • 17 de novembro de 2021
América prossegue com ações da Consciência Negra e faz homenagem ao ídolo Jair Bala
Arte/Pedro Formiga

O mês de novembro tem entre suas datas o Dia da Consciência Negra (20/11). Porém, mais que um registro no calendário, o tema requer atenção global e uma mudança radical para combate ao racismo e à injúria racial que ameaçam a saúde mental e física de milhões de pessoas diariamente. Dando continuidade ao movimento lançado no ano passado (com a camisa especial, live e vídeo de divulgação) , o América segue empenhado em dar relevância ao conteúdo e promover ações para conscientização desse mal que assola a humanidade.

Como parte das iniciativas, o Clube lança nesta quarta-feira uma imagem do ídolo Jair Bala com a frase: “Consciência Negra Todo Dia”. Com papel de protagonista na galeria de ídolos da história do América, Jair Bala representa a situação de muitos jovens que vencem barreiras, preconceitos e dificuldades financeiras por meio do futebol e servem de inspiração para outras pessoas. O desejo do América é que o racismo, a injúria racial e o preconceito sejam extintos, e que homens e mulheres não sejam julgados pela cor da pele, orientação sexual, gênero, classe social ou religião.

“Eu me sinto representante da cor negra e tenho orgulho em ceder a minha imagem para a participação de um assunto tão importante”, disse Jair Bala, que defendeu as cores do América em 1964 e 1965 e 1970 e 1971. O atacante fez 78 gols em 144 jogos com a camisa do Coelho.

Imagem que representa

Além da arte criada pelo artista Pedro Formiga, em que as pessoas estão convidadas a compartilhar a partir das redes sociais do América e falar sobre o tema, o Clube promove ações internas para dar visibilidade ao assunto.

O clube promoveu uma palestra para celebrar a data do dia 20/11 com o coach Carlos Hilário, Doutor e Mestre em Administração de Empresas, com graduação em Psicologia e atuação como Diretor de Recursos Humanos em uma multinacional, realizará uma palestra com os jogadores do elenco masculino do América. O objetivo é falar sobre o racismo estrutural presente na sociedade, números alarmantes e os riscos para a saúde mental e performance das pessoas que sofrem com esse mal. O evento será transmitido em uma live no Instagram do América (@america_mg).

A base e o profissional feminino também serão contemplados com discussões relevantes. No fim do mês (em data a ser confirmada), o Diretor do Observatório do Racismo no Futebol, Marcelo Carvalho, fará uma palestra sobre o racismo nos tempos atuais e uma análise do preconceito racial no Brasil a partir do futebol.

D ados do IBGE

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, cerca de 56% da população brasileira é formada por pessoas negras ou pardas. Entretanto, embora formem a maioria dos brasileiros, essas pessoas são as que mais sofrem com os índices de desigualdade social.

Confira alguns índices do gráfico abaixo e perceba que pessoas de cor preta ou parda ocupam menos cargos gerenciais, recebem menos para exercer as mesmas funções, sofrem com taxas mais altas de analfabetismo (efeito de uma educação pública inconsistente), somam quase o triplo dos índices de vítimas de homicídio e têm apenas um quarto da representatividade política (se comparadas com pessoas de cor branca).

Fonte IBGE


Mais recentes

22 de fevereiro de 2025
Na manhã desta sexta-feira (21), o técnico William Batista comandou treinamento e fechou a preparação do Coelho para o segundo e decisivo jogo das semifinais do Campeonato Mineiro. Após empate em 1 a 1 na ida, o América receberá o Cruzeiro na Arena Independência, nos últimos 90 minutos que definirá qual time irá classificar-se à final da competição. A bola vai rolar às 16h30 deste sábado (22). Por ter empatado o primeiro duelo no Mineirão com gol do meio-campista Cauan Barros, o América jogará em casa por uma vitória de qualquer placar para garantir vaga na decisão. Em caso de novo empate, tudo será definido nos pênaltis. Dentro do contexto do jogo, o Coelhão terá a força que sempre demonstra na Arena Independência como principal trunfo. A semana foi movimentada e a Nação Americana promete realizar uma bonita festa para apoiar o time durante os 90 minutos frente a mais um grande desafio. Ficha do jogo América x Cruzeiro Campeonato Mineiro – Semifinal – Jogo de volta Horário: 16h30 Local: Arena Independência Arbitragem: Árbitro FIFA, da Federação Goiana de Futebol, o experiente Wilton Pereira Sampaio estará no comando do apito. Ele será auxiliado por Nailton Júnior de Sousa Oliveira (CE) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA). Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro, do Rio Grande do Norte, estará no VAR. Transmissões: Sportv, TV Globo e Premiere
20 de fevereiro de 2025
Empresa seguirá estampando sua marca na parte frontal dos calções de treino e de jogo das Spartanas O Vínculo contratual entre América e Sólides, empresa de tecnologia e gestão de pessoas, foi renovado por mais duas temporadas e a marca seguirá estampando sua logo nos uniformes do time feminino até junho de 2027. Líder de mercado no segmento de tecnologia em gestão de pessoas, a parceria existe desde 2021 e contempla o departamento de recursos humanos do clube, onde a Big Tech oferece soluções nas diversas demandas do setor. "É uma parceira que já está conosco há um tempo, e juntos temos alcançado grande êxito. Prova disso é essa renovação por mais dois anos. É um contrato de patrocínio exclusivo para o time feminino, fato que demonstra que a modalidade está no caminho certo e, mais do que isso, que o América segue na vanguarda quando o assunto é valorização da modalidade no Brasil”, destacou Dower Araújo, CEO do América. Criado em 2015, o time feminino tem empilhado bons resultados ao longo dos anos. Até aqui, foram três títulos do Campeonato Mineiro, três da Taça BH e um acesso à elite do futebol brasileiro, conquistado em 2023. “Acreditamos que o esporte é um grande impulsionador não apenas para os negócios, mas também para a vida das pessoas. Associar a marca da Sólides a do América, nos dá a certeza de que é possível, sim, construir simultaneamente relações pessoais e fomentar o lado empresarial. O time feminino é hoje uma realidade e estamos felizes com a continuidade dessa parceria.” Rafael Kahane, CMO da Sólides. A empresa, que já estampa sua logo na parte frontal dos calções de treino e de jogo, seguirá ocupando o mesmo espaço no uniforme das Spartanas.
20 de fevereiro de 2025
Durante a noite desta última quarta-feira (19), a CBF divulgou a tabela básica do próximo Campeonato Brasileiro da Série B. Com isso, o América já tem conhecimento de sua ordem de jogos e as previsões de datas para os respectivos confrontos. O Coelhão irá estrear em casa, contra o Botafogo-SP, entre os dias 4 a 6 de abril. O último jogo da competição está agendado para o final de novembro, contra o Athletico, em Curitiba. Depois de receber os paulistas na estreia, o Coelho irá à Belém do Pará para encontrar o Remo, tradicional clube do Norte brasileiro que estará de volta à disputa depois de acesso na Série C do ano passado. A terceira e quarta rodada têm previsão de dois jogos seguidos no Independência, com o América recebendo, em ordem, Amazonas e Goiás. Após a primeira viagem ao Norte para enfrentar o Remo, na quinta rodada será vez de ir ao Sul do país, em duelo que acontecerá contra o Avaí, em Florianópolis. A tabela do Coelho no Brasileiro
Share by: