Origem
O América foi fundado por um grupo de jovens de origem mineira em 30 de abril de 1912.
Residentes, quase todos, nos arredores das Ruas Bahia e Timbiras, os garotos estavam empolgados com o novo esporte, que resolveram fundar um clube para praticar o esporte.
O primeiro passo do deca campeonato americano foi dado no dia 29 de abril de 1916, em partida com o Yale.
Inesperadamente, aquele jogo contaria uma das únicas quatro derrotas do América em jogos oficiais do Campeonato Mineiro em mais de 10 anos: 3 × 1 para os visitantes.
Após a derrota, o América se reergueu e construiu uma das maiores lideranças da história do futebol mundial, mas a reação foi avassaladora: nos seis jogos seguintes, o América marcou nada menos que 27 gols e sofreu apenas 1, goleando todos os adversários no caminho.
Ainda em 1916, um ano importantíssimo em nossa história, na partida final do Campeonato, válida pela sexta rodada do segundo turno, chamada na época de “decisão do returno”, o Atlético enfrentou o América reforçado por quatro jogadores do Sport Hygiênicos em sua equipe titular.
Para os alviverdes, bastava um empate para garantir o primeiro título de sua história.
Mas, o América provou estar disposto a suar em campo para superar a irregularidade alvinegra e conquistar o primeiro título de sua história centenária com uma vitória memorável.
Depois de um típico derby, marcado por muita pressão e agressividade, o Coelho venceu a decisão contra seu maior rival pelo emocionante placar de 4 × 3, em um jogo memorável que deu início a uma das séries de títulos mais gloriosas do futebol mundial.
O bicampeonato de 1917 foi o primeiro dos oito títulos da gloriosa série americana conquistados de forma invicta.
O América ainda teve 100% de desempenho durante a competição, vencendo absolutamente todas as partidas disputadas, e para completar, sem sofrer um gol, o que jamais foi igualado por nenhuma outra equipe no país.
Assim como no ano anterior, o Atlético foi novamente vice campeão, o que provocou ainda mais a rivalidade já imposta entre os dois principais clubes mineiros da época.
Em 1918, o América foi o primeiro tri-campeão do estado, e ainda somando o treta- campeonato vencido em 1919.
Desfrutando de todos esses títulos, o América não parava de conquistar ainda mais, em 1920 o América foi pentacampeão mineiro em 1920, e ainda venceu todos os 3 Campeonatos promovidos pela Liga Mineira de Futebol no ano de forma invicta.
Com 37 gols marcados em 11 jogos, o penta-campeonato americano foi conquistado com relativa facilidade e ficou marcado por goleadas constrangedoras do América sobre seus adversários locais: O Atlético sofreu goleada dos americanos pelo quinto ano consecutivo.
Depois do América golear todos os adversários que enfrentou no primeiro turno (com exceção do Yale), os clubes participantes do Campeonato Mineiro desistiram da competição durante a segunda rodada do turno seguinte.
O único candidato que ousou enfrentar o América no segundo turno foi justamente o Yale, que havia perdido apenas por 3 × 1 no turno inicial.
No entanto, os ingleses perderam por nada menos que 10 × 0.
Após essa partida, todos os clubes assinaram um documento oficial na Liga Mineira que confirmava o título e a evidente superioridade mineiro-americana.
1923 também foi o ano da inauguração do primeiro estádio completamente gramado de Minas Gerais: o estádio mineiro-americano do Prado Mineiro, o maior estádio do país da época.
O América também reinaugurou sua Praça de Esportes, uma das mais modernas do país à época.
Nos anos seguintes, o América não parou de conquistar títulos e ter seu nome zelado como o maior clube de Minas Gerais.
Fonte: acervodocoelho.com.br
Conselho de Administração
Presidente do Conselho de Administração
Conselho de Administração
Conselho de Administração
Conselho de Administração
Conselho de Administração
Diretoria Executiva
Superintendente Geral
Diretor Administrativo Financeiro
Diretor de Futebol
Diretor Jurídico
Diretor de Marketing e Negócios
Conheça todos os membros efetivos e suplentes do nosso Conselho Deliberativo, de Ética e Disciplina, Fiscal, Consultivo e SAF
LANÇAMENTO DO NOVO MANTO
Confira as melhores coleções de roupas, calçados e acessórios e garanta já os seus produtos do Coelho.
A Assessoria de Comunicação do América Futebol Clube é parte da Diretoria Executiva de Marketing e Negócios do Clube.
A equipe é responsável por todo o atendimento à imprensa no CT Lanna Drumond e nos jogos (dentro e fora de BH), além de produzir conteúdo para diferentes plataformas e divulgar informações diversas relacionadas ao América. A assessoria abrange desde as equipes profissionais (masculina e feminina) até as categorias de base, as equipes de Futsal e Futebol Americano, além de questões institucionais do Clube.
As solicitações relacionadas à imprensa devem ser encaminhadas para o e-mail:
imprensa@americamineiro.com.br
LANÇAMENTO DO NOVO MANTO
Confira as melhores coleções de roupas, calçados e acessórios e garanta já os seus produtos do Coelho.
LANÇAMENTO DO NOVO MANTO
Confira as melhores coleções de roupas, calçados e acessórios e garanta já os seus produtos do Coelho.