Certidões Negativas
Certidão Trabalhista - Associação
Certidão RFB | PGFN - Associação
Estatuto Social
Demonstrações Financeiras
Demonstrações Financeiras
Demonstrações Contábeis
Declarações
Resoluções dos conselhos
Processo Eleitoral
Convocação: Assembleia Geral | 28/01/2021
Convocação: Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo | 28/01/2021
Edital de Eleição – Conselho Deliberativo, Conselho de Ética e Disciplina e Conselho Fiscal
Edital de Eleição – Conselho de Administração
Resolução da Comissão Eleitoral Nº 01/2021
Comunicado Superintendência Geral – 3 de fevereiro 2021
Resolução da Comissão Eleitoral Nº 02/2021
Resolução da Comissão Eleitoral Nº 03/2021
Comunicado da Comissão Eleitoral Nº 01/2021
Resolução da Comissão Eleitoral Nº 03/2021 (Errata)
Ata – Resultados das Eleições – Fevereiro 2021
Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo
Edital de convocação – Presidente e Vice-presidente do Conselho Deliberativo
Comunicado Superintendência Geral – 12 de março 2021
Resolução da Comissão Eleitoral Nº 04/2021
Resolução da Comissão Eleitoral Nº 05/2021
Resolução da Comissão Eleitoral Nº 06/2021
Resolução da Comissão Eleitoral Nº 07/2021
Lista dos associados aptos a votarem na eleição de 30 de novembro de 2021
Convocação: Assembleia Geral 03/11/2021
Edital de eleição: Eleição Para Complementação Integrantes do Conselho Deliberativo – Novembro/2021
Resolução da Comissão Eleitoral Nº 08/2021
Processo Eleitoral 2023
Convocação: Assembleia Geral | 09/10/2023
Convocação: Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo | 09/10/2023
Edital de Eleição – Conselho Deliberativo, Conselho de Ética e Disciplina e Conselho Fiscal
Resolução da Comissão Eleitoral Nº 01/2023
Resolução da Comissão Eleitoral Nº 02/2023
Resolução da Comissão Eleitoral Nº 03/2023
Resolução da Comissão Eleitoral Nº 04/2023
Resolução da Comissão Eleitoral Nº 05/2023
Resolução da Comissão Eleitoral Nº 06/2023
Resolução da Comissão Eleitoral Nº 07/2023
Resolução da Comissão Eleitoral Nº 08/2023
Resolução da Comissão Eleitoral Nº 09/2023
Edital de Eleição – Conselho de Administração
Resolução da Comissão Eleitoral Nº 01-2023 - Conselho de Administração
Resolução da Comissão Eleitoral Nº 02-2023 - Conselho de Administração
Ata da comissão eleitoral para apuração da eleição e proclamação dos membros eleitos para cargos no Conselho de Administração do América Futebol Clube para o triênio 2024 a 2026
TERMO DE RERRATIFICAÇÃO DA ATA DA COMISSÃO ELEITORAL PARA APURAÇÃO DA ELEIÇÃO E PROCLAMAÇÃO DOS MEMBROS ELEITOS PARA CARGOS NO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO DO AMÉRICA FUTEBOL CLUBE PARA O TRIÊNIO 2024 a 2026
Lista dos Conselheiros aptos a concorrerem aos cargos de Presidente e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo na eleição a ser realizada no mês de abril de 2024.
Edital de Eleição – Presidente e Vice-Presidente do Conselho Deliberativo
Projetos Incentivados
Projeto de Lei de Incentivo ao Esporte
A Lei nº 11.438/06 – Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) –, como é mais conhecida, permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas distribuídos por todo o território nacional.
Por meio de doações e patrocínios, os projetos executados via Lei de Incentivo ao Esporte atendem crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência e idosos. Mais do que um instrumento jurídico, trata-se de uma inovação e um avanço na consolidação do paradigma do esporte como um meio de inclusão social.
Tem interesse em participar do projeto? Entre em contato com o Departamento de Marketing e Negócios pelos contatos abaixo:
Roger Bongiovani - roger.bongiovani@americamineiro.com.br
Bernard Romanelli - bernard.romanelli@americamineiro.com.br
EsporteLei Estadual de Incentivo ao Esporte de Minas Gerais
A Lei Estadual de Incentivo ao Esporte é um programa de fomento à prática esportiva em Minas Gerais. Por este instrumento, contribuintes do ICMS podem obter incentivo fiscal, desde que sejam apoiadores de projetos esportivos aprovados pela Subsecretaria de Esportes da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SUBESP).
Atento à utilização deste mecanismo, o América prepara-se para pleitear novos projetos esportivos com a utilização deste recurso, contribuindo ainda mais para fortalecimento das categorias de base do clube.
Projeto Clube Empresa
Perguntas e respostas sobre o Projeto Clube-empresa do América
No dia 28 de julho de 2020, em reunião ordinária do Conselho Deliberativo do América, foi apresentado aos conselheiros o Projeto Clube-Empresa do América. Para esclarecimento e transparência, o Clube preparou um material com perguntas e respostas, esclarecendo pontos cruciais do projeto. Confira abaixo:
Por que o América quer se transformar em um clube-empresa?
Na última década, o América teve bons resultados esportivos, mas não alcançou o objetivo de permanecer na Série A do Brasileirão. E o principal motivo é a diferença de orçamento para os concorrentes da elite nacional.
Com o Projeto Clube-Empresa, o América poderá ter capacitação competitiva dentro e fora de campo, com apoio de um parceiro externo que vai ampliar o potencial de investimento do Clube visando a melhoria da performance esportiva. O Projeto Clube-Empresa será o ponto de partida para lançar o Clube a outro nível.
Além de ampliar a capacidade de investimento com um parceiro externo, o modelo de clube-empresa também agrega benefícios em outros aspectos. A possibilidade de um planejamento de longo prazo, com menos impacto de mudanças políticas na gestão do Clube, traz mais estabilidade para uma gestão cada vez mais profissional.
O América está sendo vendido? Quem será o dono?
O América não será vendido e tampouco terá um dono. O Clube continuará sendo uma associação privada sem fins lucrativos, respeitando seu estatuto e o quadro social vigentes.
O modelo almejado pelo América prevê a criação de uma NewCo (Nova Companhia), ou seja, a criação de uma nova empresa, em parceria com o investidor, para administrar a gestão do futebol do Clube. O América continuará existindo enquanto associação esportiva e terá participação na administração da NewCo, conforme o diagrama abaixo:
NewCo
O América vai mudar seu nome, escudo, cores e localização?
Definitivamente, não. Uma das premissas do Projeto Clube-Empresa é manter todos as características centenárias e tradicionais do América, incluindo seu nome, escudo, cores, uniforme, hino e localização. Essa garantia estará prevista em contrato.
O América Futebol Clube continuará sendo América Futebol Clube, bem como o torcedor conhece e acompanha.
Quando o América vai se tornar um clube-empresa?
O Projeto Clube-Empresa foi dividido em duas principais etapas. A primeira compreendeu a revisão da estrutura de governança do Clube, de forma a fortalecer a gestão do América, independentemente do modelo. Assim, a forte e centenária marca do América Futebol Clube se tornou ainda mais atrativa e competitiva.
A segunda etapa consiste na avaliação do Club e atração de parceiros externos, que vão ampliar a capacidade de investimento do América no futebol. A previsão, num cenário otimista, é de que as prospecções no mercado aconteçam até o fim de 2020.
O investimento será feito apenas na contratação de jogadores?
O investimento oriundo do Projeto Clube-Empresa tem o objetivo de melhorar a performance esportiva do América. Ou seja, será aplicado em diversas áreas e processos que dão suporte ao trabalho que é feito dentro de campo.
Portanto, o aporte não será usado apenas para contratação de profissionais. O Clube também vai investir na melhoria da infraestrutura, tecnologia, inovação da logística e das áreas de inteligência e gestão, pilares que sustentam os processos do futebol.
A estrutura das categorias de base, com foco na formação de atletas, e o Planeta América são dois exemplos de investimentos previstos pelo Projeto Clube-Empresa e que impactam diretamente na performance esportiva.
Quais são os resultados esperados? Eles serão imediatos?
O Projeto Clube-Empresa é o início de um plano de médio/longo prazo, que busca estruturar o Clube, proporcionando o crescimento constante e sólido nos próximos anos.
Títulos e resultados esportivos são, obviamente, o principal objetivo. No entanto, o Projeto Clube-Empresa também se trata de um plano de governança e de fortalecimento da gestão do Clube.
O primeiro passo é a restruturação da governança do Clube, otimizando a gestão e ampliando a capacidade competitiva do América dentro e fora de campo. Uma vez fortalecido, o Clube se torna atrativo para investidores externos que desejam atuar no futebol brasileiro e acreditam na centenária marca do América como um parceiro sólido, transparente e rentável.
Com uma governança bem estabelecida e uma gestão próspera, o América ficará ainda mais próximo de alcançar seus objetivos esportivos.
A Arena Independência e o CT Lanna Drumond deixarão de ser do América?
Não. Todos os patrimônios do América, como a Arena Independência e o CT Lanna Drumond, dentre outros, continuarão de posse do Clube.
Quem são os possíveis parceiros? Eles são obrigatoriamente estrangeiros?
Uma das etapas do trabalho feito pela EY foi o de pesquisar e listar possíveis parceiros interessados no mercado do futebol brasileiro. Atualmente, existem dezenas de empresas globais e fundos de investimentos que já atuam com foco em ativos esportivos.
O Projeto Clube-Empresa do América tem diferentes linhas de prospecção, com foco em parceiros expressivos de diversos países, incluindo o Brasil. é importante frisar que os futuros parceiros devem compartilhar dos mesmos valores e objetivos estratégicos definidos pelo América.
O que vai acontecer quando o investidor for encontrado?
A identificação do investidor é apenas o começo! A partir da manifestação formal da intenção de investimento, será assinado um acordo de confidencialidade (NDA – Non Disclosure Agreement) e começarão as negociações comerciais, técnicas, societárias, legais, dentre outras, até a assinatura do Acordo de Acionistas. Em paralelo, o Clube, provavelmente, será submetido a um trabalho de auditoria (ou Due Diligence) contratado pelo investidor, a fim de certificar sobre os bens, direitos e obrigações registrados contabilmente. Somente após estas etapas será consolidada e anunciada a parceria. Com relação ao prazo estimado, considerando tratar de negociações, não há como estimar datas.
O que muda no estatuto do clube?
Desde 2017 o estatuto do Clube já prevê em seu artigo 29, inciso VI, a possibilidade de participação do Clube como sócio ou participante em sociedade empresarial ou de outra espécie, desde que dentro da legislação esportiva vigente, com finalidade de investimento e/ou gestão de empresa do setor de futebol. Portanto, em princípio nada muda no Estatuto.
Ainda de acordo com o estatuto, aprovações específicas serão necessárias envolvendo Assembleia Geral dos Quotistas, Conselho Consultivo e Conselho Deliberativo, formalizadas através de Ata lavrada para este fim.
Há alguma regulamentação sobre esse modelo de clube-empresa?
Atualmente, qualquer clube que tenha como modelo jurídico de uma associação sem fins lucrativos pode alterar sua forma para o modelo de empresa previsto na legislação vigente. No entanto, existem dois principais projetos de lei em discussão que ditam sobre um modelo especial adequado as dinâmicas e especificidades do futebol, como questões tributárias, dentre outros aspectos.
O primeiro, do deputado Pedro Paulo, nasceu na Câmara dos Deputados, onde já foi aprovado e encaminhado ao Senado Federal para análise e votação. O segundo é o do senador Rodrigo Pacheco.
É importante destacar que o Projeto Clube-Empresa do América prevê uma Governança que atende amplamente aos requisitos dos projetos de lei e sua implementação não se limita a aprovação dos modelos para sua concretização.
Telefone: +55 (31) 3431-8150
Funcionamento: segunda a quinta-feira, das 8h às 19h | sexta-feira, das 08h às 17h
Avenida dos Andradas, 3.000 | Bairro Santa Efigênia | Piso G-I do Boulevard Shopping | CEP: 30.260-070 | Belo Horizonte | Minas Gerais | Brasil
Formulário de Contato.