Escudos
Nova Marca América Futebol Clube
Revitalizada em 2017, a nova identidade visual do América possui o objetivo de resgatar toda a história e tradição do Clube ao longo de sua gloriosa história centenária. Simultaneamente, enriquecer a penetração da marca nos mercados esportivos, nacional e internacional, por meio de um design inovador e adequado às novas vivências e expectativas dos torcedores e clientes no século XXI. É a utilização do design como ferramenta para construir a melhor gestão dos elementos gráficos e digitais do Clube, preservando sua integridade e padrões visuais centenários..
Concepção
A metodologia utilizada na revitalização, contemplando seus símbolos institucionais e o logo do sócio-torcedor Onda Verde, foi o conceito dos 3T$: Tradição, Torcida e Troféus, desenvolvido por Adriano Ávila, fundador do Futbox.com e designer responsável pela nova identidade do Clube:
Tempo de existência e relacionamento do clube com seus torcedores e clientes durante esse período.
Dimensão, potencial de crescimento e engajamento dos torcedores, atuais e futuros, com as ações intitucionais e comerciais realizadas pelo marketing.
Relação entre as conquistas do clube, desde a sua fundação, e a maneira de comunicá-las aos torcedores, à midia e ao mercado do futebol.
Hinos
HINO DO AMÉRICA
Autor: Vicente Motta
Mantendo nosso espírito esportivo,
social e cultural.
Vamos cantando o hino do América
tão famoso e tradicional.
E cantamos nossa música querida
vibrando com amor no coração.
Enaltecemos assim a nossa equipe
o nosso América deca campeão.
As suas cores são alviverdes,
tua torcida feminina é demais.
A tua classe aristocrata
é quem fulmina os teus rivais.
América és o maior,
teu futebol é sensacional.
Cantamos para o mundo inteiro,
tu és a gloria do esporte nacional.
Uniformes
Desde 2021, a Volt Sport é a fornecedora de material esportivo do América. A última coleção foi a Armadura Americana, que relembrou a conquista do Abacate Atômico, como o elenco campeão estadual de 1971 ficou conhecido. Com contrato firmado até maio de 2024, América e Volt selam uma forte parceria que renderá ao Clube uma gama diversificada de produtos.
A marca nacional de material esportivo chega ao mercado com novos conceitos e um modelo de negócio que oferece facilidades na logística e customização das peças esportivas dos clubes.
SPARTA
Lançada pelo América em dezembro de 2018, a Sparta, marca própria de material esportivo, seguirá intrínseca ao Clube. A linha de produtos próprios continuará sendo produzida, agora pela fábrica da Volt. Além disso, a equipe feminina, as categorias de base do Coelho e o time de futsal seguirão utilizando os materiais Sparta.
Uma ótima novidade fica por conta da participação da Sparta no processo de criação dos novos uniformes. O design da coleção 2021/22 foi concebido juntamente com o
Futbox.com, parceiro da Sparta desde a sua concepção e assinado pelo designer Adriano Ávila.
Bandeiras
Alviverde de nascimento, o América se tornou tricolor (branco/verde/preto) oficialmente, segundo o historiador Carlos Paiva, com a reforma do estatuto do ‘Novo Milênio’, desenvolvida por uma comissão formada por Jayme Rigueira, Bernardo João Vaz de Mello, Hélio Melo Campos, Renato Vasconcelos Moreira da Rocha, Paulo Ramiz Lasmar e Antônio Armando dos Anjos (fonte Enciclopédia do América).
Bandeiras Oficiais
Bandeiras Comemorativas
Mascotes
Downloads
Escudos América
Manual de Identidade Visual
Associação Cultural e Social
dos Ex-atletas do América - ACSEA
A Associação Cultural e Social dos Ex-atletas do América (ACSEA) foi fundada em 3 de outubro de 2001, com o objetivo de oferecer apoio, orientação e assistência aos ex-atletas, ex-colaboradores e ex-dirigentes do Clube. Além disso, o grupo também trabalha em prol da unificação e dos encontros sociais de várias gerações de atletas, promovendo cidadania, bem-estar, assistência social e oportunidades.
A ACSEA negocia parcerias com clínicas médicas e odontológicas, a fim de oferecer coberturas para seus associados em dez diferentes especialidades. Vários projetos estão sendo programados para início de 2020.
A atual diretoria, com mandato até 2023, é formada por pelo presidente Waldyr Lellis (Amarelinho), pelos vices Afonso Celso Raso e Anderson Penido (Maradona). Também fazem parte os diretores Renato Cota (Schumacher), Jair Felix da Silva (Jair Bala), Elber Guimarães e Waner Luiz de Oliveira..
Conselho ACSEA
O Conselho da ACSEA é representado por:
Roberto de Castro
Ilton Chaves
José Horta
Hélio Gomes
Amaury Horta
Guido José da Silva
Wagner Roberto de Oliveira
Atualmente, a ACSEA conta com 165 associados cadastrados e tem a meda de alcançar 500 nos próximos anos. O grupo fica situado na Sede Administrativa do América, na Av. dos Andradas 3.000 – Piso G-1, no Boulevard Shopping – Santa Efigênia. O contato pode ser feito por telefone (31) 3431-8173 ou pelo e-mail amarelinho@americamineiro.com.br.
Fale Com o América
Telefone: +55 (31) 3431-8150
Funcionamento: segunda a quinta-feira, das 8h às 19h | sexta-feira, das 08h às 17h
Avenida dos Andradas, 3.000 | Bairro Santa Efigênia | Piso G-I do Boulevard Shopping | CEP: 30.260-070 | Belo Horizonte | Minas Gerais | Brasil
Formulário de Contato.