América estreia no Mineiro Feminino em clássico

Tereza Horta • 17 de setembro de 2022
América estreia no Mineiro Feminino em clássico

Domingo é dia de rodada dupla! Pela primeira rodada do Campeonato Mineiro 2022, as nossas Spartanas encaram o Cruzeiro-MG, às 15h, na Toca II. O primeiro clássico do Mineiro Feminino será transmitido pela Eleven Sports.


ELEVEN SPORTS: ACOMPANHE A PARTIDA AO VIVO


As Spartanas estão longes dos gramados desde o fim da participação no Brasileirão A-2, em julho. Desde então, seguiram treinando firme no Complexo Esportivo da PUC Minas visando o início da competição. A equipe conta com uma novidade: Letícia Nunes, anunciada no início do mês, é o novo reforço do ataque americano.


Outra novidade é a chegada do técnico Jorge Victor, um velho conhecido da torcida americana. Jorge comandou as equipes femininas de Cruzeiro-MG e Ceará-CE, além de ter passagens como auxiliar técnico do Atlético-MG e do próprio América. Ele comandará as Spartanas até dezembro de 2023.


Sobre a estreia na competição e no comando técnico do time americano, o comandante destacou as duas semanas de treinamentos intensos desde a sua chegada e o bom história de desempenho da equipe no Mineiro.

 

"Minha expectativa é de iniciar um grande trabalho neste domingo. Ao lado da comissão técnica, estamos evoluindo no dia a dia e acredito que vamos passar em campo os resultados do que é trabalho diariamente. Teremos dois grandes clássicos e precisamos mostrar em campo qual o nosso objetivo principal: levar o América para a final. Somos o time com mais títulos estaduais e queremos voltar a disputar esse título", disse.


Na primeira fase do Campeonato Mineiro Feminino, seis equipes duelam em turno único. Quatro delas se classificam para as semifinais, que serão disputadas em ida e volta. A final, por outro lado, será em final única, no Mineirão. América, Araguari-MG, Atlético-MG, Cruzeiro-MG, Nacional-MG e Uberlândia-MG participam da competição em 2022.


Confira a comissão técnica das Spartanas:

  • Coordenadora Geral: Luiza Parreiras
  • Coordenador Técnico: Eliney Melo
  • Supervisor: Daniel Paiva
  • Técnico: Jorge Victor
  • Preparador físico: Guilherme Pereira
  • Preparador de goleiras: Carlão
  • Analista de Desempenho: Matheus Junio
  • Fisioterapeuta: Luanda Azevedo
  • Fisiologista: Michele Rocha
  • Médica: Flávia Magalhães
  • Médico: Alexander Vete
  • Nutricionista: Felipe Sales
  • Dentista: Cornelis Springer
  • Assistente Social: Letícia Falcão
  • Psicólogo: Josenilson Alves
  • Massagistas: João Vitor Pego e Marcos Aurélio
  • Roupeiro: Rafael Barboza


Confira o elenco profissional das Spartanas:

  • Goleiras: Camila Menezes, Flávia, Nany e Thamires.
  • Zagueiras: Fernanda Guedes, Hingredy, Lara, Maiara e Nandão.
  • Laterais-direita: Jissele e Sabrina.
  • Laterais-esquerda: Dani Peré e Rafa Martins.
  • Volantes: Aninha, Brenda, Bruna Emília, Isadora, Lari e Leka.
  • Meias: Ágata, Aline Guedes, Esquerdinha, Gaby e Naiara.
  • Atacantes: Carol, Dilene, Kamila, Karol Mineira, Kim, Letícia Nunes, Tábatha e Thayná.


Mais recentes

20 de janeiro de 2026
Destaque da defesa Americana, a goleira Taluane renovou contrato com as Spartanas para temporada 2026. Natural de Porteirinha (MG), a atleta chegou ao América em 2024. Desde então, disputou 22 partidas com a Armadura Americana e anotou defesas providenciais ao longo de duas temporadas. Especialista em cobrança de pênaltis, Taluane foi peça-chave na virada do América sobre o Atlético-MG na semifinal do Campeonato Mineiro de 2025. As Spartanas reverteram o placar agregado de 4 a 0 no tempo normal e, nas cobranças, a goleira defendeu duas penalidades para garantir a vaga das Spartanas na final do torneio. Além de Taluane, o América também renovou contrato com a goleira Sandy, as zagueiras Maiara e Ana Clara e anunciou a contratação da atacante Dani Ortolan. O técnico Jorge Victor também permanece no comando das Spartanas em 2026.
18 de janeiro de 2026
O América ficou no empate por 1 a 1 com o Itabirito neste domingo (18), no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. O gol do Coelho foi marcado pelo zagueiro Nathan, nos minutos finais da partida. O JOGO O início do jogo teve o América com mais posse de bola e tentando ocupar o campo ofensivo, mas sem conseguir transformar esse controle em chances claras. As melhores investidas da equipe aconteceram em finalizações de média distância, que passaram próximas à meta adversária. Com o passar do tempo, o Itabirito equilibrou as ações, ganhou espaço e passou a finalizar com mais frequência, exigindo atenção da defesa americana e do goleiro Gustavo. Na volta do intervalo, o ritmo seguiu semelhante. As duas equipes encontraram dificuldades para construir jogadas e criar oportunidades efetivas. O América até chegou a levar perigo em finalização defendida pelo goleiro adversário, enquanto o Itabirito respondeu em chutes de fora da área. Buscando dar mais velocidade ao time, o técnico Alberto Valentim promoveu alterações, mas o jogo continuou truncado. Já na reta final, o Itabirito abriu o placar. O gol adversário fez o América aumentar a pressão ofensiva em busca da reação. A resposta veio pouco depois, aos 46 minutos da etapa final, em lance aéreo: após cruzamento pela esquerda, o zagueiro Nathan subiu com precisão e marcou de cabeça, decretando o empate e garantindo o resultado final. Com o empate, o América chegou aos sete pontos e segue na liderança do Grupo B do Campeonato Mineiro. O próximo desafio do Coelho será nesta quarta-feira, (21) às 21h30, contra o Atlético, no Independência, pela quarta rodada da competição estadual. Coelho em campo: Gustavo; Samuel Alves, Rafa Barcelos, Nathan e Paulinho; Otávio (Felipe Amaral), Val Soares (Thauan) e Yago Santos; Fer Elizari (Person), Everton Brito (Kauan Cristtyan) e Jhonatan (Paulo Victor). Técnico: Alberto Valentim
17 de janeiro de 2026
As Spartanas anunciam mais uma renovação para a temporada 2026: a goleira Sandy. Aos 25 anos, a atleta vive a segunda passagem pelo América. Integrada ao elenco em 2019, Sandy permaneceu no clube até o final de 2021 e retornou em 2024. Além da goleira, as Spartanas também anunciaram a renovação de contrato das zagueiras Ana Clara e Maiara, e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan.