CONMEBOL Sul-Americana: veja o que já é possível saber da competição internacional do América em 2023

Bruno Lobao • 14 de novembro de 2022
CONMEBOL Sul-Americana: veja o que já é possível saber da competição internacional do América em 2023

Encerrado o Campeonato Brasileiro de 2022, o América já começa a pensar na próxima temporada. Pela primeira vez na história, o Coelhão jogará a CONMEBOL Sul-Americana, segunda competição mais importante do continente. 


Ao todo, participarão do torneio 56 equipes das dez associações pertencentes à CONMEBOL. O América entrará diretamente na fase de grupos, juntamente com outros 31 clubes - 16 vindos da primeira fase e outros 15 representantes de Brasil, Argentina e times eliminados na terceira fase da Libertadores. 


Nos grupos, apenas o primeiro colocado avançará para o mata-mata. Os oito classificados enfrentarão os terceiros colocados dos grupos da Libertadores, formando as oitavas de final. Daí em diante, o chaveamento é fixo até a grande decisão. 


EQUIPES CLASSIFICADAS


Argentina
: Gimnasia y Esgrima*, Defensa y Justicia*, Tigre*, Newell's Old Boys*, Estudiantes* e San Lorenzo*.

Bolívia: Oriente Petrolero, Guabirá, Atlético Palmaflor e Blooming.

Brasil: América*, São Paulo*, Botafogo*, Santos*, Goiás* e Bragantino*. 

Chile: Palestino, Cobresal, Universidad Católica e Audax Italiano.

Colômbia: Deportes Tolima / três vagas a definir

Equador: LDU, Emelec, Deportivo Cuenca e Delfín. 

Paraguai: Guaraní, Tacuary, General Caballero JLM e Sportivo Ameliano.

Peru: Universitario, Universidad César Vallejo, Binacional e Cienciano.

Uruguai: River Plate, Peñarol, Defensor e Danubio. 

Venezuela: Estudiantes de Mérida, Deportivo Táchira, Caracas e Puerto Cabello. 


*Clubes garantidos na fase de grupos


DATAS


A fase de grupos da CONMEBOL Sul-Americana está marcada para começar no dia 4 de abril, e o término programado para 29 de junho. As oitavas de final ocorrerão entre os dias 18 e 27 de julho, enquanto a final será em 28 de outubro. 


O sorteio dos grupos será realizado em 22 de março. 


PREMIAÇÃO


Na última edição, o campeão da CONMEBOL Sul-Americana recebeu R$42 milhões, enquanto o vice ficou com R$26 milhões.

 

O vencedor do torneio terá direito a disputar a CONMEBOL Libertadores de 2024, bem como a Recopa Sul-Americana do ano seguinte. 


Mais recentes

1 de abril de 2025
Na noite dessa segunda-feira (31), as Spartanas receberam o Bahia, na Arena Independência, em partida válida pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro Feminino A-1. O jogo terminou em 1 a 1, e o gol americano foi marcado por Pimenta. O JOGO A partida dessa segunda (31) foi marcada pela intensidade logo nos primeiros minutos. Aos 02 da etapa inicial, as visitantes abriram o placar. As Spartanas não se deixaram abalar e com bastante pressão se lançaram ao ataque. Aos 07 minutos a goleira adversária foi expulsa após cometer falta em Radija, fora da área. Com uma a mais, as Spartanas dominaram grande parte do jogo, mantendo a posse de bola e chegando com muito perigo até a área adversária. Mesmo com boas chances de deixar tudo igual no placar ainda no primeiro tempo, as equipes desceram para o vestiário com o Bahia à frente no placar. O gol do empate americano veio dos pés de Pimenta. A meio-campista havia substituído Ana Flávia ao fim da primeira etapa, e aos Aos 41, Radija bateu forte na área, a goleira espalmou e após bate rebate, Pimenta mandou para o fundo das redes, deixando tudo igual na Arena Independência. CALENDÁRIO As Spartanas entram em campo novamente no dia 13 de abril, contra o 3B da Amazônia, fora de casa. América em campo: Tainá, Laís Giacomel (Jajá), Mimi (Sassá), Mayara, Ilana (Ana Clara), Ana Flávia (Pimenta), Iara (Dayse), Rafa Levis, Radija, Gadu, Soraya.
29 de março de 2025
Em jogo-treino realizado na manhã deste sábado (29), na Arena Independência, o América venceu o Itabirito por 3 a 1, no encontro que visou fomentar a preparação do Coelho para o início do Campeonato Brasileiro. Os gols do América foram marcados por Willian Dubgod, David Lopes e Adyson. No primeiro tempo da atividade, o técnico William Batista entrou com: Matheus Mendes; Mariano, Ricardo, Lucao, Marlon; Diniz, Barros, Elizari; Fabinho, Figueiredo, Dubgod. Já na segunda etapa, o time foi composto por: Jori (Cássio); Samuel Alves, Rafa Barcelos, Pedro Barcelos, Paulinho; Felipe Amaral, Miqueias, Jhosefer (Renato Marques) Stenio, Adyson e David Lopes. Agora, o Coelho terá a próxima semana cheia de preparação para o início do Nacional. No sábado, também na Arena Independência, o América vai estrear contra o Botafogo-SP no Brasileiro, às 18h30.
27 de março de 2025
O técnico Eustáquio Junio Morais, de 26 anos, assinou contrato com o América para comandar as Spartanas Sub-20. Natural de Vespasiano, Minas Gerais, Juninho chega à equipe para liderar as disputas do Campeonato Brasileiro da categoria e da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional "Copinha". Graduado em Educação Física pela Uninter, Juninho tem experiência no Atlético-MG, onde atuou como auxiliar técnico em 2024. Também passou pelo Futgol, onde foi treinador da equipe feminina e das categorias Sub-11, Sub-14 e Sub-17, além de auxiliar técnico na equipe Sub-20.
Share by: