O compromisso agora é pela Libertadores, mais especificamente no estádio “Defensores del Chaco” em Assunção (PAR). É o América seguindo viagem para mais esse confronto histórico e decisivo. O Coelhão na Estrada vai até o Paraguai e conta um pouco sobre a cidade que recebe o duelo desta quarta-feira (28/02/2022).
Assunção é a capital e maior cidade do Paraguai. Localizada junto à baía de Assunção, na margem esquerda do rio Paraguai, frente à confluência com o rio Pilcomayo. É também a cidade mais populosa do país com cerca de 550.000 habitantes.
A “Mui Nobre e Leal Cidade de Nossa Senhora Santa Maria da Assunção” fundada em agosto de 1537 por Juan de Salazar y Espinosa de los Monteros, natural de dita vila na Espanha. Durante a época colonial foi um importante centro de descanso e reaprovisionamento, para aqueles que chegavam ao Rio da Prata desde Europa, atraídos pelo ouro e a prata do Alto Peru.
Também conhecida como a “Mãe das Cidades” porque, durante a conquista espanhola, partiram dela várias expedições com o objetivo de fundar outras cidades do cone sul-americano, entre elas Buenos Aires, Corrientes, Santa Fe, Concepción del Bermejo, Santa Cruz de la Sierra, Santiago de Jerez e Cidade Real.
CULTURA
Assunção é a cidade com maior atividade cultural do Paraguai. Nela se encontram vários teatros como o Teatro Municipal Ignacio A. Pane o qual é o centro das atividades culturais, teatrais e artísticas. A cidade também conta com numerosas bibliotecas, entre as quais estão a Biblioteca Publica Municipal “Augusto Roa Bastos”, a Biblioteca Nacional e a Biblioteca Agrícola Nacional.
O GUARANÍ
O Guarani é um dos mais tradicionais times do futebol Paraguaio. Fundado em 12 de outubro de 1903, na cidade de Assunção. Manda seus jogos no Estádio Rogelio Livieres, com capacidade para oito mil pessoas. Em destaque é a categoria de base da equipe aborígene que todos os anos joga campeonato pela Itália, Suíça, Espanha, Uruguai e até mesmo pelo Brasil, revelando muitos garotos para a equipe profissional e até mesmo para outros clubes que é o caso do Jorge Benítez atacante, Nildo Viera, também atacante, Beto de la Cruz volante entre outros. As cores do clube, preto e amarelo, foram propostas pelos irmãos Melina (também estavam entre os fundadores do clube) em referência as cores do Peñarol do Uruguai, onde os irmãos Melina jogaram por alguns anos.
DEFENSORES DEL CHACO
O palco do jogo será o estádio “Defensores del Chaco”, que teve sua construção iniciada em 1917, com o nome de Estádio de La Liga e como suas obras se estenderam por muitos anos, foi utilizado algumas vezes antes mesmo de estar concluído.
Em 1956 sofreu uma reforma e mudou de nome para Estádio de Puerto Sajonia, em referência ao bairro Sajonia, que é onde está localizado em Assunção. Em 1968 recebeu seu sistema de iluminação, e em 1974 mudou seu nome para “Defensores del Chaco” em homenagem aos soldados que lutaram na Guerra do Chaco entre o Paraguai e Bolívia.
Mais recentes