Valente, América busca a virada e derrota o Palmeiras no Independência

Estevão Germano • 7 de outubro de 2021
Valente, América busca a virada e derrota o Palmeiras no Independência
Com gols de Patric e Ademir, Coelho vence e alcança sete jogos de invencibilidade na Série A (Foto: Mourão Panda / América)

O América mostrou sua força novamente neste Campeonato Brasileiro e conquistou mais uma vitória importantíssima. Na noite desta quarta-feira, o Coelho saiu atrás do placar no duelo contra o Palmeiras-SP, mas lutou até o fim e virou o jogo na Arena Independência. Com um golaço de Patric e um gol de pênalti de Ademir, o time brindou a Nação Americana na partida que marcou o retorno da torcida às arquibancadas após 1 ano e 7 meses.

Com o excelente triunfo, o Coelho aumenta para sete jogos sua sequência invicta no Campeonato Brasileiro. O time comandado por Vagner Mancini chega a 30 pontos, dormindo nesta quarta-feira na décima colocação da tabela. O resultado enche o elenco de confiança para uma sequência pesada no Sul do Brasil, com jogos contra o Juventude-RS, no sábado, e contra o Internacional-RS na próxima quarta-feira.

O JOGO

O primeiro tempo começou com o América tomando a iniciativa e pressionando dentro de casa. O Coelho conseguiu construir boas chances nos primeiros minutos e chegou com perigo aos 11, quando Ademir chutou forte de fora da área, e a bola explodindo no travessão do Palmeiras-SP. O Coelho seguiu melhor na primeira metade do primeiro tempo, mas acabou punido em um erro de saída de bola. Após a rebatida, o atacante palmeirense Rony ganhou a disputa com o zagueiro Ricardo Silva e chutou rasteiro sem chances para Matheus Cavichioli: 1 a 0 para o time visitante.

Em seguida, o time americano tentou se recompor e buscou o ataque novamente. Aos 31 minutos, Ademir arriscou novamente de fora da área; o chute saiu seco e rasteiro, mas foi para fora. O Palmeiras-SP conseguia segurar a vantagem na reta final do primeiro tempo. Aos 46, Fabrício Daniel ainda conseguiu uma oportunidade e chutou forte de fora da área, no ângulo, mas o goleiro palmeirense espalmou para fora e evitou o empate.

O América voltou para a segunda etapa com uma alteração: Ribamar foi acionado e entrou no lugar de Fabrício Daniel. O Coelho se lançou ao ataque em busca do empate e, embora cometendo alguns erros de passe, conseguiu encurralar o Palmeiras-SP. Aos 14 minutos, Patric dominou dentro da área após cruzamento e disparou a gol. A bola pegou no braço do defensor palmeirense, e o pênalti foi assinalado após revisão do VAR. O atacante Felipe Azevedo, que entrara no segundo tempo, foi para a batida, mas desperdiçou ao chutar no travessão.

O time americano sentiu por um momento a oportunidade desperdiçada, mas o técnico Vagner Mancini promoveu mais substituições, e o Coelho voltou a pressionar o adversário. Aos 28 minutos, veio a recompensa. Após escanteio curto, Patric recebeu o passe de volta no bico esquerdo da grande área, ajeitou e chutou com perfeição no ângulo oposto do goleiro Jailson: um golaço para empatar a partida!

A torcida americana ficou eufórica nas arquibancadas do Indepa e empurrou o América rumo a vitória. Os quinze minutos finais foram eletrizantes, com o América criando chances para virar e o Palmeiras-SP conseguindo alguns contra-golpes perigosos. Aos 37 minutos, em um contra-ataque rápido para o Coelho, Ademir lançou Rodolfo pela esquerda, ele avançou, penetrou a área, fez o corte e chutou forte; o goleiro palmeirense fez milagre e salvou seu time.

Mas nos acréscimos, novamente o Palmeiras-SP cometeu um pênalti com mão na bola. Desta vez, o atacante Ademir assumiu a batida, deslocou o goleiro e guardou a bola no fundo das redes para virar o jogo aos 47 minutos do segundo tempo. Nos instantes finais, o time paulista se lançou desesperadamente ao ataque, mas a defesa do América foi valente e manteve a vitória.


FICHA DO JOGO

América 2×1 Palmeiras-SP

Motivo: Campeonato Brasileiro – Rodada 24
Local: Arena Independência, em Belo Horizonte (MG)
Árbitro: Leandro Pedro Vuaden (CBF/RS)
Auxiliares: Jorge Eduardo Bernardi (CBF/RS) e Jose Eduardo Calza (CBF/RS)
Árbitro de vídeo: Daniel Nobre Bins (CBF/RS)

Gols: Patric, aos 28min do 2º T, e Ademir, aos 47min do 2º T / Rony, aos 26min do 1º T (Palmeiras-SP)
Cartões amarelos: Eduardo Bauermann e Patric (América) / Gabriel Menino, Felipe Melo e Renan (Palmeiras-SP)

América
Matheus Cavichioli; Patric, Eduardo Bauermann, Ricardo Silva (Anderson) e Marlon (Alan Ruschel); Lucas Kal (Rodolfo), Juninho, Alê e Mauro Zárate (Felipe Azevedo); Ademir e Fabrício Daniel (Ribamar).

Técnico: Vagner Mancini

Palmeiras-SP
Jailson; Luan, Kuscevic e Renan; Gabriel Menino, Felipe Melo, Patrick de Paula (Danilo Barbosa), Raphael Veiga (Gustavo Scarpa) e Jorge (Wesley); Rony (Deyverson) e Dudu (Gabriel Veron).

Técnico: Abel Ferreira

Mais recentes

22 de fevereiro de 2025
Na manhã desta sexta-feira (21), o técnico William Batista comandou treinamento e fechou a preparação do Coelho para o segundo e decisivo jogo das semifinais do Campeonato Mineiro. Após empate em 1 a 1 na ida, o América receberá o Cruzeiro na Arena Independência, nos últimos 90 minutos que definirá qual time irá classificar-se à final da competição. A bola vai rolar às 16h30 deste sábado (22). Por ter empatado o primeiro duelo no Mineirão com gol do meio-campista Cauan Barros, o América jogará em casa por uma vitória de qualquer placar para garantir vaga na decisão. Em caso de novo empate, tudo será definido nos pênaltis. Dentro do contexto do jogo, o Coelhão terá a força que sempre demonstra na Arena Independência como principal trunfo. A semana foi movimentada e a Nação Americana promete realizar uma bonita festa para apoiar o time durante os 90 minutos frente a mais um grande desafio. Ficha do jogo América x Cruzeiro Campeonato Mineiro – Semifinal – Jogo de volta Horário: 16h30 Local: Arena Independência Arbitragem: Árbitro FIFA, da Federação Goiana de Futebol, o experiente Wilton Pereira Sampaio estará no comando do apito. Ele será auxiliado por Nailton Júnior de Sousa Oliveira (CE) e Alessandro Álvaro Rocha de Matos (BA). Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro, do Rio Grande do Norte, estará no VAR. Transmissões: Sportv, TV Globo e Premiere
20 de fevereiro de 2025
Empresa seguirá estampando sua marca na parte frontal dos calções de treino e de jogo das Spartanas O Vínculo contratual entre América e Sólides, empresa de tecnologia e gestão de pessoas, foi renovado por mais duas temporadas e a marca seguirá estampando sua logo nos uniformes do time feminino até junho de 2027. Líder de mercado no segmento de tecnologia em gestão de pessoas, a parceria existe desde 2021 e contempla o departamento de recursos humanos do clube, onde a Big Tech oferece soluções nas diversas demandas do setor. "É uma parceira que já está conosco há um tempo, e juntos temos alcançado grande êxito. Prova disso é essa renovação por mais dois anos. É um contrato de patrocínio exclusivo para o time feminino, fato que demonstra que a modalidade está no caminho certo e, mais do que isso, que o América segue na vanguarda quando o assunto é valorização da modalidade no Brasil”, destacou Dower Araújo, CEO do América. Criado em 2015, o time feminino tem empilhado bons resultados ao longo dos anos. Até aqui, foram três títulos do Campeonato Mineiro, três da Taça BH e um acesso à elite do futebol brasileiro, conquistado em 2023. “Acreditamos que o esporte é um grande impulsionador não apenas para os negócios, mas também para a vida das pessoas. Associar a marca da Sólides a do América, nos dá a certeza de que é possível, sim, construir simultaneamente relações pessoais e fomentar o lado empresarial. O time feminino é hoje uma realidade e estamos felizes com a continuidade dessa parceria.” Rafael Kahane, CMO da Sólides. A empresa, que já estampa sua logo na parte frontal dos calções de treino e de jogo, seguirá ocupando o mesmo espaço no uniforme das Spartanas.
20 de fevereiro de 2025
Durante a noite desta última quarta-feira (19), a CBF divulgou a tabela básica do próximo Campeonato Brasileiro da Série B. Com isso, o América já tem conhecimento de sua ordem de jogos e as previsões de datas para os respectivos confrontos. O Coelhão irá estrear em casa, contra o Botafogo-SP, entre os dias 4 a 6 de abril. O último jogo da competição está agendado para o final de novembro, contra o Athletico, em Curitiba. Depois de receber os paulistas na estreia, o Coelho irá à Belém do Pará para encontrar o Remo, tradicional clube do Norte brasileiro que estará de volta à disputa depois de acesso na Série C do ano passado. A terceira e quarta rodada têm previsão de dois jogos seguidos no Independência, com o América recebendo, em ordem, Amazonas e Goiás. Após a primeira viagem ao Norte para enfrentar o Remo, na quinta rodada será vez de ir ao Sul do país, em duelo que acontecerá contra o Avaí, em Florianópolis. A tabela do Coelho no Brasileiro
Share by: