A conscientização sobre a questão ambiental é um trabalho contínuo e requer envolvimento de todos. O América endossa essas campanhas educativas e, durante todo o mês de setembro, promoverá ações para destacar a importância do Dia Nacional do Cerrado, comemorado em 11 de setembro.
Mais que uma data no calendário, os biomas e o desenvolvimento sustentável merecem atenção especial para preservação da flora, fauna e manutenção da vida de todos os seres do planeta. O América atua de forma conjunta com a Save Cerrado, em parceria firmada desde 2018. O Clube se preocupa com a preservação das florestas nativas e árvores e apoia a proteção de uma área de 80.000 m 2
em Bonito de Minas-MG, área do Cerrado, a Savana mais biodiversa do planeta.
Mais que isso, o América foi o primeiro Clube Carbon Neutral do Brasil. Por meio desta parceria firmada e de outras ações internas, ampliamos o foco para a conexão com práticas ESG (meio ambiente, social e governança). A questão ambiental é urgente e medidas para combate ao desmatamento, queimadas, controle das mudanças climáticas e outros fatores, como a lista das 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), devem ser pauta de todas as empresas.
O Diretor de Marketing do América, Erley Lemos, destaca o compromisso do Clube em adotar práticas sustentáveis e causas sociais relevantes.
“O pioneirismo é algo marcado na essência do América. Ao focar nas questões de sustentabilidade, como ser o primeiro Clube Carbono Neutro do Brasil, e estar alinhado as boas práticas ESG e aos ODS da ONU, mais uma vez, o América demonstra antecipação a um tema fundamental para desenvolvimento e melhorias da humanidade, indo muito além do cenário esportivo.”, disse.
Paulo Bellonia, fundador e Presidente da Save Cerrado, destaca os 180 milhões de m² protegidos pela ONG e a importância da participação das empresas.
“De acordo com a lei, até 80% de uma área no cerrado pode ser desmatada para uso no agronegócio, sendo o desmatamento o segundo maior ofensor das mudanças climáticas no planeta. Enquanto na Amazônia combatemos o desmatamento ILEGAL , no Cerrado nosso desafio é evitar o desmatamento LEGAL “, avaliou, antes de completar.
“A Save Cerrado promove a conexão das empresas e pessoas com o ESG, por intermédio de uma ação prática e transparente de preservação de áreas de florestas nativas, combate ao desmatamento, mudanças climáticas e perda de biodiversidade, seguindo os parâmetros da Lei Nº 14.119, de Pagamentos por Serviços Ambientais, a conexão das empresas é determinante como influenciadores e multiplicadores da boa prática”.
Durante este mês de Setembro, acompanhe toda a programação do América no site e nas redes sociais. Mais que isso, seja um disseminador de práticas sustentáveis (economize o uso de água, evite lixo nas ruas e florestas, não desmate, não realize queimadas, não polua o meio ambiente, entre outros cuidados. Faça a sua parte!
Mais recentes