O América Feminino segue se preparando com força total para o próximo desafio da temporada. Após uma boa participação no Campeonato Brasileiro A-2, no qual chegou até as quartas de final, as Spartanas terão pela frente o Campeonato Mineiro. A disputa se inicia no dia 24 de setembro, e a primeira adversária será a equipe do Social-MG. No estadual, o América busca retomar sua hegemonia após o tricampeonato de 2016-2018.
A quarta-feira de preparação das Spartanas no SESC Venda Nova foi especial. A zagueira Nandão, que vivencia sua terceira passagem pelo América, foi homenageada pela diretoria por ser a primeira atleta a atingir 100 jogos com o manto spartano. A atleta de 33 anos estreou no Clube no dia 3 de agosto de 2015, na goleada por 11 a 0 sobre o Caeté-MG, e alcançou a marca centésima no clássico contra o Atlético-MG no primeiro turno do estadual do ano passado.
FLICKR: CONFIRA AS FOTOS DA HOMENAGEM AOS 100 JOGOS DE NANDÃO
TV COELHO: CONFIRA A HOMENAGEM AOS 100 JOGOS DE NANDÃO
No decorrer de suas três passagens pelo América, a zagueira acumulou títulos: são dois do Campeonato Mineiro (2016 e 2017), dois da Copa BH (2016 e 2017) e um da Copa Centenário (2017). Além disso, ela também se tornou uma líder do plantel das Spartanas e já foi capitã nas partidas. Nascida em Belo Horizonte, Fernanda Cristina Ribeiro de Brito tem ligação com o América desde o berço, visto que seu pai é americano e ex-atleta do Clube.
O jogo centésimo acabou sendo complicado para Nandão, pois ela sofreu uma lesão no joelho esquerdo que a afastou dos gramados nos últimos nove meses. Contudo, após procedimento cirúrgico realizado com sucesso pelo Departamento Médico do Clube, a atleta está recuperada e já faz trabalhos físicos para voltar a atuar pelo América no próximo Campeonato Mineiro.
Nandão se emocionou durante a entrega da placa e camisa comemorativa pelas mãos de Dower Araújo, superintendente geral do América, e Luiza Parreiras, coordenadora administrativa da equipe feminina. A zagueira comentou sobre o privilégio de alcançar uma marca especial no clube do coração de toda sua família.
“É uma honra completar uma marca assim justamente no Clube que minha família escolheu pra torcer. Eu sempre tive muito amor pelo América, então ser a primeira atleta a receber essa homenagem traz uma satisfação muito grande! Sempre me dediquei com essa camisa, fico até sem palavras para agradecer essa homenagem do América neste momento em que estou prestes a retornar aos gramados” , afirmou.
Nandão também fala sobre o sentimento de estar próxima do retorno aos jogos no estadual que se avizinha: “As expectativas para o Mineiro são as melhores possíveis. Para mim, por conta da lesão, será como uma reestreia no América. Já comecei a transição e com uma felicidade enorme por estar de volta” , comemorou.
Com 100 atuações, Nandão é a primeira atleta com tal façanha na história do futebol feminino do América. Ela é seguida pela goleira Camila (2015-2018), que soma 91 jogos; pela meia Bruna Emília (2015-2018), que soma 87 jogos; pela meia Aninha (2015-2018; 2019), que soma 86 jogos; e pela lateral Dani Peré (2016; 2018-atual), que tem 85 jogos. As estatísticas são de Carlos Paiva, historiador do América .
Mais recentes