Federação Mineira anuncia novo formato para o Campeonato Mineiro 2023

Bruno Lobao • 25 de outubro de 2022
Federação Mineira anuncia novo formato para o Campeonato Mineiro 2023

Na tarde desta segunda-feira, a Federação Mineira de Futebol (FMF), em conjunto com os 12 clubes que disputam o Campeonato Mineiro, esteve reunida para reunião arbitral no Estádio Mineirão. Dentre as principais mudanças, ficou definido que a edição de 2023 terá um novo formato e modelo de disputa: três grupos de quatro equipes cada.


O América foi um dos cabeças de chave do sorteio, e caiu no Grupo B ao lado de Caldense, Patrocinense e Democrata-SL. Vale ressaltar que, a exemplo de outros Estaduais, os times enfrentarão apenas equipes de outros grupos, totalizando oito rodadas na fase inicial. Todas as partidas do campeonato terão a presença da tecnologia do VAR.


  • Grupo A: Atlético-MG, Athletic, Villa Nova e Pouso Alegre
  • Grupo B: América, Caldense, Patrocinense, Democrata-SL
  • Grupo C: Cruzeiro, Tombense, Ipatinga e Democrata-GV


No novo modelo, os líderes de cada grupo avançam para o mata-mata, juntamente com o melhor segundo colocado geral. As semifinais e a final serão realizadas em partidas de ida e volta. Em ambas as eliminatórias, as equipes de melhor campanha terão a vantagem em caso de empate no placar agregado. 


Além das mudanças na fase classificatória, a definição dos clubes rebaixados também foi alterada. As três equipes de pior campanha jogarão um triangular em turno único, definindo dois descensos. O Torneio Inconfidência está mantido, e será disputado pelos times que terminarem a primeira fase entre a quarta e oitava colocações.


Com início programado para o dia 21 de janeiro, o Campeonato Mineiro de 2023 terá duas datas a menos que a edição anterior. A proposta apresentada e aprovada pela FMF tem justamente o objetivo de diminuir o calendário do torneio, considerado extenso pelos clubes participantes. 

Mais recentes

4 de agosto de 2025
O América Futebol Clube comunica a saída do Diretor de Futebol Fred Cascardo. O profissional chegou ao Coelhão em 2019, liderando a reformulação das categorias de base. Em 2022, assumiu a Direção de Futebol Profissional, quando o Clube disputou a Copa Libertadores e no ano seguinte a Copa Sul-Americana. O América agradece ao profissional e deseja sucesso na sequência da carreira.
3 de agosto de 2025
O América Futebol Clube informa que o técnico Enderson Moreira não é mais o treinador do Clube. O auxiliar técnico Luis Fernando Rosa Flores, o preparador físico Gerson Rocha, o preparador de goleiros Ailton Serafim e o analista de desempenho Victor Flores também deixam o Coelhão. O Clube agradece aos profissionais pelos serviços prestados e deseja sucesso em seus futuros desafios.
3 de agosto de 2025
Na noite deste sábado (02), o América enfrentou o Botafogo-SP em Ribeirão Preto, pela 20 rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe americana foi superada, por 2 a 1, pelos donos da casa. O JOGO A partida começou com o América pressionando e buscando chegar com perigo até a área adversária. Aos 04 minutos, Dubgod bateu falta com muito perigo, a bola passou raspando pela lateral. Aos 15 minutos, outra boa chegada do Coelho, em tabelinha na área com Stênio e W.Dubgod. Stênio sofreu o desarme no momento do cruzamento para a área. Aos 19 minutos, o adversário marcou. Mesmo com desvantagem no placar, o América manteve a raça e garra para ir em busca da virada na Arena Nicnet.  Aos 34 minutos do primeiro tempo, Dubgod cruza para a área, a zaga adversária afasta e a bola sobra para Stênio que escora para Miguelito mandar para o fundo das redes, deixando tudo igual no placar. Na segunda etapa, o América buscava espaços para ampliar a vantagem em Ribeirão Preto. Aos 20 minutos a arbitragem marcou penalidade máxima em favor do Coelho. W.Dubgod foi para a cobrança, entretanto, o goleiro defendeu. Aos 23 minutos outro pênalti marcado, desta vez para o adversário, que converteu. A partida terminou em 2 a 1 para os donos da casa. CALENDÁRIO O América enfrenta o Remo no sábado (09), às 16h, na Arena Independência.