Na tarde desta segunda-feira, a Federação Mineira de Futebol (FMF), em conjunto com os 12 clubes que disputam o Campeonato Mineiro, esteve reunida para reunião arbitral no Estádio Mineirão. Dentre as principais mudanças, ficou definido que a edição de 2023 terá um novo formato e modelo de disputa: três grupos de quatro equipes cada.
O América foi um dos cabeças de chave do sorteio, e caiu no Grupo B ao lado de Caldense, Patrocinense e Democrata-SL. Vale ressaltar que, a exemplo de outros Estaduais, os times enfrentarão apenas equipes de outros grupos, totalizando oito rodadas na fase inicial. Todas as partidas do campeonato terão a presença da tecnologia do VAR.
No novo modelo, os líderes de cada grupo avançam para o mata-mata, juntamente com o melhor segundo colocado geral. As semifinais e a final serão realizadas em partidas de ida e volta. Em ambas as eliminatórias, as equipes de melhor campanha terão a vantagem em caso de empate no placar agregado.
Além das mudanças na fase classificatória, a definição dos clubes rebaixados também foi alterada. As três equipes de pior campanha jogarão um triangular em turno único, definindo dois descensos. O Torneio Inconfidência está mantido, e será disputado pelos times que terminarem a primeira fase entre a quarta e oitava colocações.
Com início programado para o dia 21 de janeiro, o Campeonato Mineiro de 2023 terá duas datas a menos que a edição anterior. A proposta apresentada e aprovada pela FMF tem justamente o objetivo de diminuir o calendário do torneio, considerado extenso pelos clubes participantes.
Mais recentes