Federação Mineira anuncia novo formato para o Campeonato Mineiro 2023

Bruno Lobao • 25 de outubro de 2022
Federação Mineira anuncia novo formato para o Campeonato Mineiro 2023

Na tarde desta segunda-feira, a Federação Mineira de Futebol (FMF), em conjunto com os 12 clubes que disputam o Campeonato Mineiro, esteve reunida para reunião arbitral no Estádio Mineirão. Dentre as principais mudanças, ficou definido que a edição de 2023 terá um novo formato e modelo de disputa: três grupos de quatro equipes cada.


O América foi um dos cabeças de chave do sorteio, e caiu no Grupo B ao lado de Caldense, Patrocinense e Democrata-SL. Vale ressaltar que, a exemplo de outros Estaduais, os times enfrentarão apenas equipes de outros grupos, totalizando oito rodadas na fase inicial. Todas as partidas do campeonato terão a presença da tecnologia do VAR.


  • Grupo A: Atlético-MG, Athletic, Villa Nova e Pouso Alegre
  • Grupo B: América, Caldense, Patrocinense, Democrata-SL
  • Grupo C: Cruzeiro, Tombense, Ipatinga e Democrata-GV


No novo modelo, os líderes de cada grupo avançam para o mata-mata, juntamente com o melhor segundo colocado geral. As semifinais e a final serão realizadas em partidas de ida e volta. Em ambas as eliminatórias, as equipes de melhor campanha terão a vantagem em caso de empate no placar agregado. 


Além das mudanças na fase classificatória, a definição dos clubes rebaixados também foi alterada. As três equipes de pior campanha jogarão um triangular em turno único, definindo dois descensos. O Torneio Inconfidência está mantido, e será disputado pelos times que terminarem a primeira fase entre a quarta e oitava colocações.


Com início programado para o dia 21 de janeiro, o Campeonato Mineiro de 2023 terá duas datas a menos que a edição anterior. A proposta apresentada e aprovada pela FMF tem justamente o objetivo de diminuir o calendário do torneio, considerado extenso pelos clubes participantes. 

Mais recentes

14 de fevereiro de 2025
O América acertou a contratação do meio-campista Jhosefer, atleta de 20 anos, que assinou contrato de empréstimo junto ao Cruzeiro até o final da atual temporada. Natural de Mariana, o jogador foi formado pelo próprio Cruzeiro, clube pelo qual já possuía minutagem na equipe profissional e disputou a última Copa São Paulo. Durante 2024, Jhosefer foi um dos destaques nos vice-campeonatos da Copa São Paulo e do Campeonato Brasileiro Sub-20. Bem-vindo! 
14 de fevereiro de 2025
As Spartanas oficializaram a contratação da lateral-esquerda Portugal, de 21 anos. A atleta, que atuou pelo BIIK-Kazygurtna, do Cazaquistão, na última temporada, assinou contrato com o América válido até o final de 2025. Natural de Miguel Pereira, Rio de Janeiro, Portugal iniciou sua trajetória na equipe Sub-17 do Pérolas Negras, em 2018. Em 2019, a atleta se transferiu para a equipe Sub-18 do Flamengo, Clube que defendeu até 2021.Em 2024, Portugal esteve no futebol asiático, atuando no BIIK-Kazygurtna. Ficha técnica: Nome completo: Ana Clara Barbosa da Silva Portugal Data de nascimento: 25/06/2003 Origem: Miguel Pereira-RJ Posição: Lateral-Esquerda  Clubes: 2018- Pérolas Negras 2019/2021- Flamengo 2024: BIIK-Kazygurtna 2025 - AMÉRICA
13 de fevereiro de 2025
Atuando na noite desta quarta-feira (12), o América empatou com o Aymorés na Arena Independência por 0 a 0 e está garantido nas semifinais do Mineiro, após ser líder do grupo B, com 13 pontos. Vaga na Copa do Brasil - Com a classificação para a semifinal do Campeonato Mineiro, o América garantiu, também, vaga na Copa do Brasil da próxima temporada. Semifinal - Conforme chaveamento e classificados das outras chaves, o adversário do Coelhão nas semis será o Cruzeiro. O Coelhão garantiu a liderança de seu grupo e a classificação à próxima fase atuando hoje com: Matheus Mendes; Júlio César (Samuel Alves), Lucão, Ricardo Silva, Marlon; Miqueias (Kauã Diniz), Cauan Barros (Yago Santos), Fernando Elizari; Figueiredo (Renato Marques), Jonathas e Adyson (Jhonnatan Silva).
Share by: