Em parceria com a Volt Sport, América lança camisa sobre a Consciência Negra

Mateus Ferreira • 3 de novembro de 2023
Em parceria com a Volt Sport, América lança camisa sobre a Consciência Negra

A ação é realizada em conjunto com o Observatório da Discriminação Racial do Futebol


Nesta sexta-feira (3), o América lançou um novo uniforme em prol da Consciência Negra. Produzida pela Volt Sport, fornecedora de material esportivo 100% brasileira, a camisa do Coelho apresenta uma parceria com o “Observatório da Discriminação Racial do Futebol” e parte do valor arrecadado com a comercialização das peças será doado para a entidade que visa combater o racismo no ambiente esportivo. 


O uniforme é produzido com o tecido Capri e é apresentado na cor marrom. Além disso, traz um escudo do América monocromático na cor preta, conta com a presença do selo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol na região das costas e com a marca da campanha da Consciência Negra, que estampa na parte frontal a frase “Consciência Negra Todo Dia”. A Volt, como responsável pela produção do material, mostra o seu logo em 3D e também na cor preta.


Com um escudo monocromático na cor preta e o selo do ‘Observatório da Discriminação Racial do Futebol’, o uniforme reforça o compromisso da marca e do clube com a pauta antirrascista. A peça ainda exibe outros detalhes especiais, como o logo da fornecedora em 3D e o selo da campanha ‘Consciência Negra Todo Dia’.


“Estamos muito contentes em participar dessa ação tão importante em prol do combate ao racismo no esporte. O América está ao lado da Volt Sport nesta campanha e queremos fazer a diferença na sociedade. Juntos com o Observatório da Discriminação Racial do Futebol, podemos contribuir com essa causa extremamente relevante”, afirma Marcus Salum, presidente do América SAF.


“A Volt Sport sempre atuará de maneira contundente no combate ao racismo. Ficamos muito felizes com a adesão dos clubes a nossa campanha da ‘Consciência Negra Todo Dia’. Sabemos o quão fundamental é que times expressivos, como o América, levantem essa bandeira e se posicionem de maneira firme”, conclui Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt. 


O modelo custa R$ 229,99, com desconto para sócios do clube. As vendas estarão disponíveis na loja física do clube a partir deste sábado e já está à disposição na loja online, no endereço loja.americamineiro.com.br.


Sobre o Observatório da Discriminação Racial no Futebol


O projeto do Observatório, por meio de várias iniciativas em colaboração com clubes e organizações brasileiras, acredita no potencial do futebol como agente na promoção da inclusão social e na luta contra a discriminação racial. A instituição procura demonstrar que a presença do racismo no cenário esportivo brasileiro vai além de incidentes isolados, buscando transformar essa realidade. Participando na campanha global do Black Lives Matter Football, o Observatório estabeleceu uma parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 2022.


“O trabalho do Observatório vem ganhando cada vez mais projeção nos últimos anos e temos conseguido parceiros importantes para garantir que a pauta racial seja amplamente discutida, tanto na valorização das raízes do nosso futebol quanto na luta contra o preconceito. Fico muito contente de ver esse nosso time reforçado pela parceria com a Volt Sport e os clubes, que desenvolveram belas camisas para jogar luz sobre este tema tão relevante”, afirma Marcelo Carvalho, diretor executivo do Observatório.


Neste ano, a Volt Sport se tornou também fornecedora de material esportivo do Observatório, que vende camisas personalizadas da entidade no site lojaobservatorio.com.br.

Mais recentes

30 de junho de 2025
O América fará nos próximos dias 04 e 05 de julho, na Arena Independência, atendimento aos torcedores que ainda não efetuaram o cadastramento da biometria facial. A medida busca atender as determinações da Lei Geral do Esporte, que obriga a entrada de torcedores em eventos esportivos por meio da leitura facial. Uma equipe de funcionários do clube estará à disposição dos torcedores em frente ao portão 6, na Rua Pitangui, das 10h às 16h, auxiliando torcedores que queiram auxílio na execução do cadastro. Torcedores não sócios, ao realizarem o registro dos dados, ganharão um ingresso para a próxima partida do Coelhão no Independência, frente ao Athletic, válida pela 15° rodada do Brasileirão. Entretanto, o ingresso será restrito ao CPF do torcedor que tenha comparecido para realização do cadastro, sendo intransferível a outra pessoa. A ação também será estendida ao sócio que optar pelo auxílio presencial. O cadastramento biométrico é obrigatório a todos com mais de 14 anos. Podendo ser feito pelo site oficial do clube , acessando a aba de compra de ingressos ou excepcionalmente na próxima sexta-feira e sábado, em atendimento presencial na Arena Independência.
27 de junho de 2025
Na noite desta quinta-feira, (26), o América fez valer sua força ao vencer o CRB por 2 a 1, no Estádio Rei Pelé, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Com muita garra, inteligência e imposição técnica, o Coelhão conquistou mais três pontos importantíssimos na caminhada rumo ao acesso. O JOGO A partida começou bastante movimentada para as duas equipes, com ambas buscando espaços para abrir o placar. O CRB abriu o marcador aos 05 minutos do primeiro tempo. Mas a resposta americana veio com intensidade. O time seguiu pressionando e criou boas oportunidades até empatar ainda na primeira etapa. Aos 24 minutos, após ótima trama ofensiva, a bola sobrou para Figueiredo após cruzamento de Miguelito que se atirou mandando para o fundo das redes, sem chances para o goleiro: 1 a 1 no placar. Na volta do intervalo, o Coelhão voltou com ainda mais atitude e logo no primeiro minuto de jogo, veio a virada. Barros arrisca de fora da área, a bola bate no goleiro e morre dentro do gol. A partir daí, a equipe americana mostrou maturidade para controlar a partida, mantendo a posse de bola e administrando a vantagem com segurança. O adversário pouco ameaçou, e quando tentou acelerar, encontrou um sistema defensivo bem postado e atento. Aos 21 minutos da segunda etapa, o atacante Fabinho foi expulso . Com um a menos em campo, o América precisou alterar seu estilo de jogo, apostando mais na posse de bola e contra ataques. Na raça e na bravura americana, o Coelho garantiu a vitória e retorna para BH com os tão almejados 3 pontos na mala. CALENDÁRIO O próximo desafio do América será no dia 7 de julho , contra o Athletic, na Arena Independência.
Por Moisés Elias 25 de junho de 2025
O América fechou no começo dessa semana mais um acordo de patrocínio para a equipe profissional feminina. A Diamante Azul se junta às Spartanas na sequência da temporada e estampará sua marca nas mangas dos uniformes de jogo e de treino. Com mais de 27 anos de atuação, a marca mantém forte presença nos ramos da construção civil, serralheria e carpintaria –, fornecendo produtos como discos de corte, cerras, brocas, adaptadores; entre outros produtos inerentes aos segmentos. “Acreditamos que essa parceria será de muito sucesso para ambas as partes. Nossa marca vem se consolidando ano após ano e vimos que era o momento de darmos um passo a mais. Entramos no futebol mais uma vez com grande alegria. O futebol feminino como esporte e negócio ainda tem muito a crescer e, para que isso ocorra, apoio é fundamental”, analisa Leandro Saldanha, CEO da Diamante Azul. Completando dez anos de sua reativação, a equipe profissional feminina do Coelhão tem se firmando entre as principais do futebol brasileiro, com gestão e estruturas que oferecem às atletas condições para competirem em alto nível em todos os campeonatos. “O América sempre respeitou muito o futebol feminino. Temos nos empenhado bastante em buscar parceiros que, assim como nós, acreditam na força da modalidade que a cada temporada, tem demostrado um crescimento importante e, consequentemente, apresentando boas oportunidades de exposição e de negócio”, salienta Bernard Romanelli, diretor de marketing e negócios do América. No segundo semestre, as Spartanas terão duas importantes competições pela frente: A Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro. O acordo entre Diamante Azul e América vai até 31 de dezembro deste ano, com exclusividade para o time feminino, podendo ser prorrogado para a temporada seguinte.