Em parceria com a Volt Sport, América lança camisa sobre a Consciência Negra

Mateus Ferreira • 3 de novembro de 2023
Em parceria com a Volt Sport, América lança camisa sobre a Consciência Negra

A ação é realizada em conjunto com o Observatório da Discriminação Racial do Futebol


Nesta sexta-feira (3), o América lançou um novo uniforme em prol da Consciência Negra. Produzida pela Volt Sport, fornecedora de material esportivo 100% brasileira, a camisa do Coelho apresenta uma parceria com o “Observatório da Discriminação Racial do Futebol” e parte do valor arrecadado com a comercialização das peças será doado para a entidade que visa combater o racismo no ambiente esportivo. 


O uniforme é produzido com o tecido Capri e é apresentado na cor marrom. Além disso, traz um escudo do América monocromático na cor preta, conta com a presença do selo do Observatório da Discriminação Racial no Futebol na região das costas e com a marca da campanha da Consciência Negra, que estampa na parte frontal a frase “Consciência Negra Todo Dia”. A Volt, como responsável pela produção do material, mostra o seu logo em 3D e também na cor preta.


Com um escudo monocromático na cor preta e o selo do ‘Observatório da Discriminação Racial do Futebol’, o uniforme reforça o compromisso da marca e do clube com a pauta antirrascista. A peça ainda exibe outros detalhes especiais, como o logo da fornecedora em 3D e o selo da campanha ‘Consciência Negra Todo Dia’.


“Estamos muito contentes em participar dessa ação tão importante em prol do combate ao racismo no esporte. O América está ao lado da Volt Sport nesta campanha e queremos fazer a diferença na sociedade. Juntos com o Observatório da Discriminação Racial do Futebol, podemos contribuir com essa causa extremamente relevante”, afirma Marcus Salum, presidente do América SAF.


“A Volt Sport sempre atuará de maneira contundente no combate ao racismo. Ficamos muito felizes com a adesão dos clubes a nossa campanha da ‘Consciência Negra Todo Dia’. Sabemos o quão fundamental é que times expressivos, como o América, levantem essa bandeira e se posicionem de maneira firme”, conclui Fernando Kleimmann, sócio-diretor da Volt. 


O modelo custa R$ 229,99, com desconto para sócios do clube. As vendas estarão disponíveis na loja física do clube a partir deste sábado e já está à disposição na loja online, no endereço loja.americamineiro.com.br.


Sobre o Observatório da Discriminação Racial no Futebol


O projeto do Observatório, por meio de várias iniciativas em colaboração com clubes e organizações brasileiras, acredita no potencial do futebol como agente na promoção da inclusão social e na luta contra a discriminação racial. A instituição procura demonstrar que a presença do racismo no cenário esportivo brasileiro vai além de incidentes isolados, buscando transformar essa realidade. Participando na campanha global do Black Lives Matter Football, o Observatório estabeleceu uma parceria com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 2022.


“O trabalho do Observatório vem ganhando cada vez mais projeção nos últimos anos e temos conseguido parceiros importantes para garantir que a pauta racial seja amplamente discutida, tanto na valorização das raízes do nosso futebol quanto na luta contra o preconceito. Fico muito contente de ver esse nosso time reforçado pela parceria com a Volt Sport e os clubes, que desenvolveram belas camisas para jogar luz sobre este tema tão relevante”, afirma Marcelo Carvalho, diretor executivo do Observatório.


Neste ano, a Volt Sport se tornou também fornecedora de material esportivo do Observatório, que vende camisas personalizadas da entidade no site lojaobservatorio.com.br.

Mais recentes

23 de agosto de 2025
Na noite deste sábado, em Goiânia, o América enfrentou o Goiás, em duelo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe americana lutou até o fim, mas os donos da casa venceram pelo placar de 1 a 0. O JOGO O Coelho iniciou a partida bem posicionado, buscando o ataque e mantendo intensidade no campo ofensivo. Logo aos 7 minutos, Figueiredo recebeu um lançamento em velocidade, superou a marcação e, ao tentar finalizar, foi bloqueado pelo zagueiro adversário. Pouco depois, aos 21, Júlio arriscou de fora da área e a bola desviou na defesa. A primeira etapa terminou em equilíbrio, com o placar zerado. No segundo tempo, o América seguiu insistindo. Aos 7 minutos, Miqueias recebeu dentro da área e finalizou de cabeça, obrigando defesa do goleiro. Dois minutos depois, a equipe adversária abriu o marcador. Mesmo em desvantagem, o Coelho não deixou de lutar, e buscou espaços para empatar até o apito final. Porém, a partida terminou em 1 a 0 para os donos da casa. CALENDÁRIO O América volta a campo no dia 2 de setembro, quando recebe o Avaí, na Arena Independência.
23 de agosto de 2025
Na tarde deste sábado (23), a equipe Sub-20 do América empatou com o Coimbra em duelo da primeira rodada do octogonal final do Campeonato Mineiro da categoria. A equipe comandada pelo técnico Mairon César, atual campeã do torneio estadual, estreou no octogonal fora de casa, no Estádio Flávio Guimarães, em Contagem. O jogo O duelo entre as equipes começou equilibrado. Já aos oito minutos, o América teve a primeira chance com Pedro Rocha. O camisa 5 lançou a bola para Kauan Cristtyan, mas a defesa adversária cortou. Já aos 12, Arthur Yan fez um belo cruzamento para Kauan cabecear, acionando novamente a defesa do time da casa. Aos 33 minutos, no entanto, quem marcou foi o Coimbra. O DNA Formador tentou a reação até o final do primeiro tempo, quando, aos 43, Arthur Yan recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Na segunda etapa, com uma menos, Mairon César promoveu alterações na equipe e conseguiu o gol de empate. Gabriel Pfeifer avançou pela esquerda e tocou para Ariel que, livre na área, finalizou e igualou o marcador para o América. Agenda Na próxima rodada do octogonal, o América encara o Uberaba. As equipes se enfrentam no dia 29 (sábado), às 15h, no CT Lanna Drumond. Coimbra 1 x 1 América Titulares: Lecce; Arthur Yan, Gustavo Alves, Luis Henrique, Kauê Ricardo, Pedro Rocha, Júlio, Jhonantan Lima, Cauê Araújo, Karlos Samuel e Kauan Cristtyan. Reservas: Matheus Simões; Kappel, Basile, Gabryelo, Rafael, Zanon, Kauan Kelvin, Gustavo Henrique, Gabriel Pfeifer, Ariel, Otávio e Paulo Gustavo. Gol: Ariel
22 de agosto de 2025
O América acertou a contratação do volante Aloísio de Souza Genézio, de 29 anos, natural de Lagarto (SE). O jogador assinou contrato até dezembro de 2025. Com passagens pelo futebol português, onde defendeu quatro clubes como o Marítimo, Aloísio retornou ao Brasil em 2024 para atuar pelo Goiás, disputando 12 partidas oficiais pelo clube. Volante de boa imposição física, com 1,80m e 76kg, o atleta chega para reforçar o meio-campo americano nesta temporada. Ficha técnica: Nome completo: Aloísio de Souza Genézio Data de nascimento: 03/05/1996 Origem: Lagarto (SE) Posição: Volante Clubes: 2014 – Lagarto-SE 2014/15 – Sanjoanense 2016/17 – Marítimo 2020/21 – Amora FC 2021/22 – Estrela Amadora 2024 – Goiás 2025 - AMÉRICA