O América concluiu, nesta sexta-feira, a primeira semana da 2ª etapa da pré-temporada 2023. Um momento importante dentre as atividades exercidas foi a bateria de avaliações médicas e testes físicos com os jogadores.
De quarta a sexta-feira, o elenco foi dividido em três grupos para a realização de exames de ecocardiograma e composição corporal; teste de ergoespirometria, focado em avaliar minuciosamente a situação cardiopulmonar do atleta; além de avaliações com a fisiologia e preparação física em equipamento de mensuração da força isométrica e potência.
TV COELHO: CONFIRA O MATERIAL ESPECIAL DA PARCERIA COM A MDI INDUSTRIAL E HW SISTEMAS
Os testes de ergoespirometria foram realizados no CT Lanna Drumond e contaram com um importante suporte das empresas MDI Industrial e HW Sistemas, parceiras do América nos exames desta pré-temporada. As empresas forneceram equipamentos com tecnologia de ponta para a mensuração cardiopulmonar dos jogadores do Coelho. Através da utilização de esteira, analisador metabólico e ferramentas de ergometria, os médicos do América e os profissionais especializados das empresas citadas realizaram as avaliações de todo o elenco com sucesso.
Cada jogador ficava por cerca de meia hora em atividade na esteira, onde variadas intensidades eram aplicadas para testar o desempenho cardiológico, frequência cardíaca, aptidões cardiorespiratórias e também a parte metabólica, através do analisador de gases que coleta o que foi respirado pelo atleta durante o exame. Com isso, os profissionais da medicina, fisiologia e preparação física conseguem identificar os limites para o exercício do atleta em prol do melhor rendimento durante a temporada.
FLICKR: CONFIRA AS FOTOS DOS EXAMES CARDIOPULMONARES NESTA SEMANA
Leandro Penna, médico do América, explicou o cronograma de exames que foi executado pelo Clube e a importância da parceria com empresas gabaritadas durante esta pré-temporada.
"Neste ano, optamos por realizar parte dos exames médicos no próprio CT. Um desses exames foi a realização do teste cardiopulmonar, feito em parceria com a empresa que produz o analisador de gases, que é a MDI. Também em parceira com o América, atuou a HW Sistemas, responsável pela ergometria, que avalia o eletrocardiograma dos atletas durante o exercício", detalhou o médico do Clube.
Sérgio Nascimento é o diretor técnico da MDI Industrial. A empresa forneceu alguns dos equipamentos utilizados nos exames médicos e contou com a participação de Sérgio nas baterias de testes durante os três dias no CT.
"A parceria com o América tem sido excelente. Os testes que realizamos com os atletas foram muito bons. A MDI é uma empresa nacional que desenvolve e fabrica equipamentos para testes cardiopulmonares. O nosso analisador metabólico é o primeiro analisador 100% nacional. Realmente estamos muito contentes com a parceria e os testes realizados!", afirmou o profissional.
Robson Starling é o diretor técnico da HW Sistemas. O profissional também contribuiu com os monitoramentos durante os dias de avaliações. Ele comenta sobre a parceria com o América e sobre o que é oferecido pela empresa para a realização dos exames.
"Para nós da HW, é um orgulho estar participando da pré-temporada, até porque somos uma empresa genuinamente mineira. Da mesma forma que a MDI, produzimos equipamentos com tecnologia brasileira para compor os exames cardiopulmonares. Então, o nosso sistema em conjunto com o analisador de gases da MDI consegue entregar um resultado completo da avaliação cardiopulmonar do paciente. Isso é importante, especialmente, para uma boa pré-temporada dos atletas de futebol", explicou.
Mais recentes