Coelhão na Estrada apresenta Goiânia, a Capital Verde do Brasil

Fernanda Reis • 23 de julho de 2022
Coelhão na Estrada apresenta Goiânia, a Capital Verde do Brasil

O Coelhão enfrenta o Atlético-GO neste domingo, às 18h, no Estádio Antônio Accioly (Arte / América)

Fundada em 24 de outubro de 1933, a capital de Goiás quase se chamou Petrônia. Durante uma votação para a escolha do nome da nova capital o nome foi cogitado em homenagem a Pedro Ludovico Teixeira, que lutou para que a cidade se tornasse a capital goianiense. Pedro Ludovico, no entanto, por razões que ele nunca revelou, preferiu Goiânia, nome sugerido pelo professor Alfredo de Faria Castro. Goiânia tem origem em Goyanna, que vem do Tupi-Guarani e significa “terra de muitas águas”.


Goiânia também é conhecida como a Capital Verde do Brasil. É o município brasileiro com maior área verde por habitante e figura entre as cidades com melhor índice de qualidade de vida do país.


Assim como Belo Horizonte-MG, Goiânia é conhecida como uma das cidades mais animadas do país e a quantidade de bares e restaurantes para todos os gostos prova isso.  A frase, “Se não tem mar, vamos pro bar!”, é bastante usada também na capital goianiense. Na noite goiana, os bares são uma ótima opção para quem deseja visitar a cidade.


Goiânia é uma cidade famosa por ter muitas águas. A cidade possui diversos parques que são pontos turísticos bastante visitados. O Parque Vaca Brava é um dos mais visitados, com linda vista para o lago, que fica no centro do parque. Possui espaço para caminhada e bastante espaço verde, o que atraí moradores e turistas.


Atlético Clube Goianiense


Clube mais antigo de Goiânia, o Atlético-GO foi fundado em 02 de abril de 1937, pelos jovens Edison Hermano, Nicanor Gordo, Afonso Gordo, Alberto Gordo, Armando, Benjamim Roriz, Ondomar Sarti, João de Brito Guimarães e João Batista Gonçalves. As cores do clube foram uma homenagem a Flamengo e São Paulo, clubes que nutriam a torcida de parte dos fundadores do Atlético.


O Atlético é um clube de origem popular, tendo sua fundação ligada diretamente a uma iniciativa comunitária, fruto da ação de moradores e pequenos comerciantes do tradicional bairro de Campinas e da Vila Operária.


O time goiano foi o primeiro time a ter um campo de futebol próprio, o Estádio Antônio Accioly, ao qual celebra jogos desde os anos 30. 

Mais recentes

30 de abril de 2025
O América Futebol Clube informa que, por deliberação da Assembleia Geral realizada nesta quarta-feira (30), a reunião do Conselho para prestação de contas foi adiada. Uma nova Assembleia será convocada oportunamente pelo Conselho de Administração, em data a ser definida, e comunicada aos associados.
30 de abril de 2025
Na tarde dessa quarta-feira as Spartanas venceram o São Paulo, por 3 a 1, jogando fora de casa, pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro da categoria. O JOGO Logo no primeiro tempo, as Spartanas mostraram que estavam dispostas a brigar pelos três pontos. Rafa Levis arriscou de fora da área e obrigou a goleira adversária a fazer grande defesa. Pouco depois, Radija invadiu a área e chutou forte, novamente exigindo uma boa intervenção. Mesmo com boas chegadas das Spartanas, o primeiro tempo terminou em 0 a 0.Na segunda etapa, a pressão americana se transformou em vantagem. Após jogada pela esquerda, Ilana cruzou na área e a zaga adversária acabou desviando contra o próprio patrimônio, abrindo o placar para o América, aos 06 minutos. Aos 23 a equipe adversária marcou deixando tudo igual no placar. Mesmo com o empate as Spartanas mantiveram o ritmo intenso e, com personalidade, retomaram a frente no placar após Soraya converter pênalti sofrido por Gadu, com categoria e força, aos 32 do segundo tempo. Fechando a grande atuação americana, Rafa Levis cobrou falta com perfeição e marcou um golaço, selando o triunfo das Spartanas com um placar expressivo. A vitória reforça o bom momento da equipe comanda por Jorge Victor na competição e o espírito combativo que tem sido marca registrada das Spartanas na temporada. Com a vitória, o América entrou no G-8 do Brasileirão, na sexta posição, com 12 pontos. CALENDÁRIO As Spartanas entram em campo novamente no próximo domingo (4), às 15h, para enfrentar o Fluminense.
30 de abril de 2025
No último sábado (26), a equipe de masters do América Futebol Clube realizou um amistoso contra o time formado pela torcida organizada Camisa 12, no Estádio Didi Gouveia, em São Joaquim de Bicas. A festividade foi realizada em homenagem aos 113 anos do América Futebol Clube, comemorados no dia 30 de abril, e contou com a presença de grandes nomes que marcaram a rica história do Coelhão, como Euller, Estevam, Tucho, dentre outros. O placar final foi 6 a 1 para a equipe de masters do América Futebol Clube, que manteve uma invencibilidade construída desde 2017. Além do amistoso, a festividade também contou com a entrega de kits de uniformes para os meninos do projeto social Vila Califórnia, de Belo Horizonte.