Coelhão na Estrada apresenta Goiânia, a Capital Verde do Brasil

Fernanda Reis • 23 de julho de 2022
Coelhão na Estrada apresenta Goiânia, a Capital Verde do Brasil

O Coelhão enfrenta o Atlético-GO neste domingo, às 18h, no Estádio Antônio Accioly (Arte / América)

Fundada em 24 de outubro de 1933, a capital de Goiás quase se chamou Petrônia. Durante uma votação para a escolha do nome da nova capital o nome foi cogitado em homenagem a Pedro Ludovico Teixeira, que lutou para que a cidade se tornasse a capital goianiense. Pedro Ludovico, no entanto, por razões que ele nunca revelou, preferiu Goiânia, nome sugerido pelo professor Alfredo de Faria Castro. Goiânia tem origem em Goyanna, que vem do Tupi-Guarani e significa “terra de muitas águas”.


Goiânia também é conhecida como a Capital Verde do Brasil. É o município brasileiro com maior área verde por habitante e figura entre as cidades com melhor índice de qualidade de vida do país.


Assim como Belo Horizonte-MG, Goiânia é conhecida como uma das cidades mais animadas do país e a quantidade de bares e restaurantes para todos os gostos prova isso.  A frase, “Se não tem mar, vamos pro bar!”, é bastante usada também na capital goianiense. Na noite goiana, os bares são uma ótima opção para quem deseja visitar a cidade.


Goiânia é uma cidade famosa por ter muitas águas. A cidade possui diversos parques que são pontos turísticos bastante visitados. O Parque Vaca Brava é um dos mais visitados, com linda vista para o lago, que fica no centro do parque. Possui espaço para caminhada e bastante espaço verde, o que atraí moradores e turistas.


Atlético Clube Goianiense


Clube mais antigo de Goiânia, o Atlético-GO foi fundado em 02 de abril de 1937, pelos jovens Edison Hermano, Nicanor Gordo, Afonso Gordo, Alberto Gordo, Armando, Benjamim Roriz, Ondomar Sarti, João de Brito Guimarães e João Batista Gonçalves. As cores do clube foram uma homenagem a Flamengo e São Paulo, clubes que nutriam a torcida de parte dos fundadores do Atlético.


O Atlético é um clube de origem popular, tendo sua fundação ligada diretamente a uma iniciativa comunitária, fruto da ação de moradores e pequenos comerciantes do tradicional bairro de Campinas e da Vila Operária.


O time goiano foi o primeiro time a ter um campo de futebol próprio, o Estádio Antônio Accioly, ao qual celebra jogos desde os anos 30. 

Mais recentes

Por Clara Fonseca 3 de julho de 2025
Mais uma convocação para o currículo! Emily Arias, atacante das Spartanas, foi convocada para defender a seleção feminina do Equador na Copa América 2025. Emily é natural de Quito, capital equatoriana que é sede do torneio da Conmebol. Entre 12 de julho e 2 de agosto, os estádios Independiente del Valle, Gonzalo Pozo Ripalda e Rodrigo Paz Delgado receberão as partidas da décima edição do torneio. Esta será a segunda participação de Emily na Copa América. A atacante das Spartanas também foi convocada em 2022, quando disputou três partidas pela seleção do Equador. Desde que chegou ao América em janeiro deste ano, a camisa 14 já disputou 12 jogos e marcou dois gols.
Por Clara Fonseca 2 de julho de 2025
As Spartanas venceram o Remo por 3 a 0, nesta quarta-feira (2), pela 3ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino Sub-20! Emily Dubai, Ketelen, que entrou ao longo do jogo, e Débora balançaram as redes para o América na Arena Frimisa, palco da partida. Com o resultado, as Spartanas somam os primeiros três pontos na tabela e se mantém na terceira colocação do Grupo F, atrás de Ferroviária (6) e São Paulo (6). Na próxima rodada, o América volta a enfrentar o Remo, desta vez fora de casa, no Mangueirão, em Belém. O duelo está marcado para o dia 10 de julho (quinta-feira), às 15h. América x Remo Sub-20 Equipe titular: Laisla; Julinha, Kerolly, Maria Eduarda, Lana, Gabriely, Clarinha, Emily Dubai, Luizinha, Perla e Débora. Reservas: Thatá, Olívia, Alice, Duda Teixeira, Malu, Ana Grazielle, Thalita, Larissa, Ketelen, Duda Aguiar e Daisinha. Gols: Emily Dubai, Ketelen e Débora.
Por Clara Fonseca 2 de julho de 2025
Os Meninos Do Deca Sub-17 foram superados pelo RB Bragantino nesta quarta-feira (2), por 3 a 0. A partida da 8ª rodada do Campeonato Brasileiro da categoria foi disputada na Arena Vera Cruz, em Betim. Com o resultado, a equipe comandada por Ramon Lima segue em 18º lugar na tabela de classificação, com três pontos. Na próxima rodada da competição, o América encara o Botafogo, dia 9 de julho (quarta), às 15h, no Nilton Santos. Antes disso, o DNA Formador entra em campo pelo Campeonato Mineiro, contra o Futgol, neste sábado (5), às 11h, em São João Del Rei. América x RB Bragantino Sub-17 Equipe titular: Luan; Luan Victor, Jonatas, Miguel, Paulo César, Luidy, Walter, Filipe Oliveira, Taubaté, Lohan e Paulo Eduardo. Cartões amarelos: Luan Victor, Miguel Cartão vermelho: Jonatas