Clubes da Liga Forte União concluem Acordo de Investimentos

1 de novembro de 2023
Clubes da Liga Forte União concluem Acordo de Investimentos

Os 25 clubes da Liga Forte União concluíram nesta terça-feira (31/10) o acordo definitivo com o grupo de investidores liderados pela Life Capital Partners (Investidores), pelo qual receberão nos próximos dias aporte superior a R$ 1,2 bilhão. Os clubes receberão um total de 2.6 bilhões ao longo dos próximos 18 meses.


Como contrapartida, Liga Forte União e Investidores vão gerir as receitas comerciais geradas por este bloco de clubes no Campeonato Brasileiro pelos próximos 50 anos, a partir de 2025.


Investidores e os clubes da Liga Forte União tornam-se assim oficialmente sócios no projeto de construção de uma Liga no futebol brasileiro.


O presidente do Fluminense, Mário Bittencourt, se manifestou com entusiasmo pela assinatura final do acordo:


“Esse investimento, associado à negociação coletiva dos direitos, será fundamental para reorganização financeira dos clubes e para a possibilidade de investimentos em infraestrutura que fortalecerão o futebol brasileiro. Com o ‘closing’ do negócio, acredito que possa haver uma nova rodada de diálogo para tentar juntar todos os clubes das séries A e B em um só grupo para formarmos a tão sonhada liga de clubes”.


Presidente do Fortaleza e agora também da Liga Forte União, Marcelo Paz lembrou da importância do passo dado com o “closing” da negociação:


“A Liga Forte União tem como objetivo colaborar para o bem do futebol brasileiro, é o grande alicerce para explorarmos todo o potencial técnico e de mercado do futebol mais vencedor do mundo. Com certeza é o maior passo já dado pelos clubes no Brasil em direção ao que já vem sendo feito com muito sucesso em outros países. Vamos trabalhar de forma harmoniosa com a CBF nesse projeto”


Gabriel Lima, CEO do Cruzeiro SAF, afirmou que esse acordo permitirá aos clubes a reestruturação necessária para dar início a um novo ciclo de crescimento do futebol brasileiro em todos os níveis:


“O movimento é significativo porque podemos debater os melhores mecanismos de governança, compliance, o fair play financeiro, qualidade dos gramados, logística. O futebol brasileiro inicia um movimento fundamental de crescimento financeiro institucional, que passará também pela gestão e a criação de uma liga”.


O presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, ratificou a importância do processo de construção da Liga Forte União desde o início:


"Entendemos que esse momento é fruto de intenso debate por mais de 2 anos desse grupo de clubes com o objetivo de fortalecer o futebol brasileiro. A união do grupo foi fundamental para chegarmos até aqui e é um ponto de partida para a união de todos os clubes em futuro próximo"


A visão otimista é compartilhada por Márcio Lara, presidente do Atlhetico, que comentou sobre a possibilidade de o acordo ser um divisor de águas no país:


“A nossa intenção é crescer as receitas e tornar o futebol brasileiro mais profissional, competitivo e atrativo. Estamos fazendo um movimento financeiro e institucional. O caminho é esse”.


Carlos Gamboa, Fundador e Board Member da LCP – Life Capital Partners, acrescentou:


“Todas as condições para o crescimento do futebol brasileiro estão presentes. Temos grandes marcas, ótimos estádios, o talento dos jogadores brasileiros e, principalmente, dezenas de milhões de torcedores apaixonados. O próximo passo agora é buscar a união de todos os clubes para que o futebol brasileiro possa ter uma Liga Unificada e possa ocupar o espaço do seu potencial no cenário global.”


A Liga Forte União agradece seus assessores, XP, Alvarez & Marsal, LiveMode e Monteiro de Castro Setoguti Advogados, pela contribuição significativa neste processo. A LCP contou com a 1190 Sports como parceira operacional. Esses foram os 25 clubes que assinaram o acordo:
América SAF
Athletico
Atlético-GO
Avaí SAF
Botafogo
Ceará
Chapecoense
Coritiba SAF
CRB
Criciúma
Cruzeiro SAF
CSA
Cuiabá
Figueirense SAF
Fluminense
Fortaleza
Goiás
Internacional
Juventude
Londrina
Operário
Sport
Tombense
Vasco da Gama SAF
Vila Nova

Mais recentes

30 de junho de 2025
O América fará nos próximos dias 04 e 05 de julho, na Arena Independência, atendimento aos torcedores que ainda não efetuaram o cadastramento da biometria facial. A medida busca atender as determinações da Lei Geral do Esporte, que obriga a entrada de torcedores em eventos esportivos por meio da leitura facial. Uma equipe de funcionários do clube estará à disposição dos torcedores em frente ao portão 6, na Rua Pitangui, das 10h às 16h, auxiliando torcedores que queiram auxílio na execução do cadastro. Torcedores não sócios, ao realizarem o registro dos dados, ganharão um ingresso para a próxima partida do Coelhão no Independência, frente ao Athletic, válida pela 15° rodada do Brasileirão. Entretanto, o ingresso será restrito ao CPF do torcedor que tenha comparecido para realização do cadastro, sendo intransferível a outra pessoa. A ação também será estendida ao sócio que optar pelo auxílio presencial. A biometria facial é obrigatória a todos com mais de 14 anos. Podendo ser feito pelo site oficial do clube , acessando a aba de compra de ingressos ou excepcionalmente na próxima sexta-feira e sábado, em atendimento presencial na Arena Independência.
27 de junho de 2025
Na noite desta quinta-feira, (26), o América fez valer sua força ao vencer o CRB por 2 a 1, no Estádio Rei Pelé, pela 14ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Com muita garra, inteligência e imposição técnica, o Coelhão conquistou mais três pontos importantíssimos na caminhada rumo ao acesso. O JOGO A partida começou bastante movimentada para as duas equipes, com ambas buscando espaços para abrir o placar. O CRB abriu o marcador aos 05 minutos do primeiro tempo. Mas a resposta americana veio com intensidade. O time seguiu pressionando e criou boas oportunidades até empatar ainda na primeira etapa. Aos 24 minutos, após ótima trama ofensiva, a bola sobrou para Figueiredo após cruzamento de Miguelito que se atirou mandando para o fundo das redes, sem chances para o goleiro: 1 a 1 no placar. Na volta do intervalo, o Coelhão voltou com ainda mais atitude e logo no primeiro minuto de jogo, veio a virada. Barros arrisca de fora da área, a bola bate no goleiro e morre dentro do gol. A partir daí, a equipe americana mostrou maturidade para controlar a partida, mantendo a posse de bola e administrando a vantagem com segurança. O adversário pouco ameaçou, e quando tentou acelerar, encontrou um sistema defensivo bem postado e atento. Aos 21 minutos da segunda etapa, o atacante Fabinho foi expulso . Com um a menos em campo, o América precisou alterar seu estilo de jogo, apostando mais na posse de bola e contra ataques. Na raça e na bravura americana, o Coelho garantiu a vitória e retorna para BH com os tão almejados 3 pontos na mala. CALENDÁRIO O próximo desafio do América será no dia 7 de julho , contra o Athletic, na Arena Independência.
Por Moisés Elias 25 de junho de 2025
O América fechou no começo dessa semana mais um acordo de patrocínio para a equipe profissional feminina. A Diamante Azul se junta às Spartanas na sequência da temporada e estampará sua marca nas mangas dos uniformes de jogo e de treino. Com mais de 27 anos de atuação, a marca mantém forte presença nos ramos da construção civil, serralheria e carpintaria –, fornecendo produtos como discos de corte, cerras, brocas, adaptadores; entre outros produtos inerentes aos segmentos. “Acreditamos que essa parceria será de muito sucesso para ambas as partes. Nossa marca vem se consolidando ano após ano e vimos que era o momento de darmos um passo a mais. Entramos no futebol mais uma vez com grande alegria. O futebol feminino como esporte e negócio ainda tem muito a crescer e, para que isso ocorra, apoio é fundamental”, analisa Leandro Saldanha, CEO da Diamante Azul. Completando dez anos de sua reativação, a equipe profissional feminina do Coelhão tem se firmando entre as principais do futebol brasileiro, com gestão e estruturas que oferecem às atletas condições para competirem em alto nível em todos os campeonatos. “O América sempre respeitou muito o futebol feminino. Temos nos empenhado bastante em buscar parceiros que, assim como nós, acreditam na força da modalidade que a cada temporada, tem demostrado um crescimento importante e, consequentemente, apresentando boas oportunidades de exposição e de negócio”, salienta Bernard Romanelli, diretor de marketing e negócios do América. No segundo semestre, as Spartanas terão duas importantes competições pela frente: A Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro. O acordo entre Diamante Azul e América vai até 31 de dezembro deste ano, com exclusividade para o time feminino, podendo ser prorrogado para a temporada seguinte.