Classificadas! Spartanas vencem Fortaleza e conquistam acesso para o Brasileirão Série A1

Bruno Lobao • 11 de junho de 2023
Classificadas! Spartanas vencem Fortaleza e conquistam acesso para o Brasileirão Série A1

O América está classificado para a elite do Brasileirão Feminino! Na tarde deste domingo, a equipe comandada pelo técnico Jorge Victor foi até Fortaleza-CE e bateu o time da casa pelo placar de 2 a 0, com gols de Silvani e Letícia. Como havia vencido a ida por 2 a 1, as Spartanas carimbaram a vaga para a primeira divisão nacional pela primeira vez na história.


O duelo na capital cearense foi válido pelas quartas de final do Brasileirão Série A-2, e terminou com a classificação das Spartanas para a próxima fase. Na semifinal, o América enfrentará a equipe do RB Bragantino, de São Paulo, e segue na disputa pelo título da divisão de acesso.


O JOGO


A partida começou estudada, com muito equilíbrio de ambos os lados. O América chegou com perigo aos 20 minutos, após finalização de Radija defendida pela goleira adversária. Pouco depois, aos 26, Silvani dominou na intermediária ofensiva, ajeitou o corpo e acertou um belo chute a longa distância, abrindo o placar para as Spartanas.


Com a vantagem ainda maior na somatória dos placares, a equipe americana passou a controlar mais a partida e se defender de maneira inteligente. Poucas oportunidades foram criadas, e as equipes desceram para o vestiário com o América na frente.


No segundo tempo, o jogo seguiu muito equilibrado, com o Fortaleza buscando a reação e as Spartanas tentando o contra-ataque para selar a classificação. Já nos acréscimos, aos 48 minutos, Letícia recebeu cara a cara com a goleira e bateu com muita categoria, no canto, ampliando o marcador e confirmando o acesso do América para a elite do futebol brasileiro.


As Spartanas entraram em campo com: Letícia Bussato, Karol Dias, Maiara, Hingredy, Suellen, Scarlett (Bruna Emília), Gaby, Silvani (Aline Guedes), Radija (Garcia), Thayná (Ilana) e Michele Carioca (Letícia).


ELENCO E COMISSÃO


Confira o elenco profissional das Spartanas:

  • Goleiras: Camila, Dafiny, Flávia e Letícia Bussato.
  • Zagueiras: Ana Clara, García, Hingredy e Maiara.
  • Laterais-direita: Jaqueline, Jissele, Karol Dias e Sabrina.
  • Laterais-esquerda: Ilana e Suellen.
  • Volantes: Ana Flávia, Brenda, Bruna Emília e Scarlett.
  • Meias: Alice, Aline Guedes, Gaby e Silvani.
  • Atacantes: Jaielly, Kim, Letícia, Michele Carioca, Radija e Thayná.


Confira a comissão técnica das Spartanas:

  • Coordenadora Geral: Luiza Parreiras
  • Supervisor: Guilherme Cajueiro 
  • Técnico: Jorge Victor
  • Auxiliar técnico: Frederico Constantino
  • Preparador físico: Guilherme Pereira
  • Preparador de goleiras: Carlão
  • Analista de Desempenho: Mateus Vilela
  • Fisioterapeuta: Luanda Azevedo
  • Fisiologista: Michele Rocha
  • Médica: Isabelle Carvalho
  • Dentista: Cornelis Springer
  • Massagistas: João Vitor Pego e Marcão
  • Roupeiro: Rafael Barboza
  • Assessoria de imprensa: Tereza Horta

Mais recentes

22 de janeiro de 2026
O América mostrou mais uma vez por que vive um momento superior no Campeonato Mineiro. Em um clássico intenso, o Coelho foi protagonista na Arena Independência e saiu com um empate por 1 a 1 contra o Atlético-MG, resultado que mantém a equipe invicta na temporada e com desempenho sólido na competição. O JOGO Desde o início, o América deixou claro que não se intimidaria. Organizado, agressivo e bem postado, o time de Alberto Valentim abriu o placar logo aos 14 minutos do primeiro tempo. Após escanteio cobrado por Person, Paulo Victor finalizou, o goleiro deu rebote, e Gabriel Barros, bem posicionado e atento, empurrou para as redes, coroando a superioridade americana no início do jogo. Mesmo após o empate do rival, aos 29 minutos, que veio em um lance de rebote depois de bola no travessão, o América não perdeu o controle emocional nem a competitividade. Pelo contrário: seguiu firme, disputando cada bola e mostrando mais equilíbrio coletivo do que um adversário que ainda buscava sua primeira vitória no ano No segundo tempo, o América seguiu competitivo, organizado e perigo. O Coelho esteve mais perto da vitória no fim da partida, quando Yarlen arriscou de fora da área, Everson deu rebote, e Éverton Brito acertou a trave, em um lance que quase premiou a atuação consistente da equipe comandada poir Alberto Valentim. COELHO EM CAMPO: Gustavo; Léo Alaba, Ricardo Silva, Emerson Santos e Artur (Paulinho); Felipe Amaral, Eduardo Person e Yago Souza (Val Soares); Gabriel Barros (Éverton Brito), Thauan (Rafa Barcelos) e Paulo Victor (Yarlen). Técnico: Alberto Valentim. CALENDÁRIO: O América vai até o Triângulo Mineiro para enfrentar o Uberlândia. A partida será no sábado (24), 20h30.
20 de janeiro de 2026
Destaque da defesa Americana, a goleira Taluane renovou contrato com as Spartanas para temporada 2026. Natural de Porteirinha (MG), a atleta chegou ao América em 2024. Desde então, disputou 22 partidas com a Armadura Americana e anotou defesas providenciais ao longo de duas temporadas. Especialista em cobrança de pênaltis, Taluane foi peça-chave na virada do América sobre o Atlético-MG na semifinal do Campeonato Mineiro de 2025. As Spartanas reverteram o placar agregado de 4 a 0 no tempo normal e, nas cobranças, a goleira defendeu duas penalidades para garantir a vaga das Spartanas na final do torneio. Além de Taluane, o América também renovou contrato com a goleira Sandy, as zagueiras Maiara e Ana Clara e anunciou a contratação da atacante Dani Ortolan. O técnico Jorge Victor também permanece no comando das Spartanas em 2026.
18 de janeiro de 2026
O América ficou no empate por 1 a 1 com o Itabirito neste domingo (18), no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. O gol do Coelho foi marcado pelo zagueiro Nathan, nos minutos finais da partida. O JOGO O início do jogo teve o América com mais posse de bola e tentando ocupar o campo ofensivo, mas sem conseguir transformar esse controle em chances claras. As melhores investidas da equipe aconteceram em finalizações de média distância, que passaram próximas à meta adversária. Com o passar do tempo, o Itabirito equilibrou as ações, ganhou espaço e passou a finalizar com mais frequência, exigindo atenção da defesa americana e do goleiro Gustavo. Na volta do intervalo, o ritmo seguiu semelhante. As duas equipes encontraram dificuldades para construir jogadas e criar oportunidades efetivas. O América até chegou a levar perigo em finalização defendida pelo goleiro adversário, enquanto o Itabirito respondeu em chutes de fora da área. Buscando dar mais velocidade ao time, o técnico Alberto Valentim promoveu alterações, mas o jogo continuou truncado. Já na reta final, o Itabirito abriu o placar. O gol adversário fez o América aumentar a pressão ofensiva em busca da reação. A resposta veio pouco depois, aos 46 minutos da etapa final, em lance aéreo: após cruzamento pela esquerda, o zagueiro Nathan subiu com precisão e marcou de cabeça, decretando o empate e garantindo o resultado final. Com o empate, o América chegou aos sete pontos e segue na liderança do Grupo B do Campeonato Mineiro. O próximo desafio do Coelho será nesta quarta-feira, (21) às 21h30, contra o Atlético, no Independência, pela quarta rodada da competição estadual. Coelho em campo: Gustavo; Samuel Alves, Rafa Barcelos, Nathan e Paulinho; Otávio (Felipe Amaral), Val Soares (Thauan) e Yago Santos; Fer Elizari (Person), Everton Brito (Kauan Cristtyan) e Jhonatan (Paulo Victor). Técnico: Alberto Valentim