Biometria facial auxilia América a coibir cambistas e a otimizar processos internos

24 de março de 2025
Biometria facial auxilia América a coibir cambistas e a otimizar processos internos


Entre as primeiras arenas multiuso do Brasil, Estádio Independência tem modernizado sua operação no acesso de torcedores


Não é mais novidade que o futebol tem passado por um grande movimento de mudança em todas as suas ramificações. Da maneira como os jogadores se comportam taticamente dentro de campo às operações de venda de ingressos, tudo se transformou. E hoje, o esporte se consolida como um dos mais populares e rentáveis do mundo.


No Brasil, a realização da Copa do Mundo de 2014 se tornou o ponto de virada para a modernização e profissionalização do futebol brasileiro. As novas arenas trouxeram um novo conceito em conforto e segurança, buscando privilegiar os torcedores e o espetáculo.


Remodelada em 2012, a Arena Independência é um exemplo de estádio que buscou com sua reforma, entregar ao torcedor uma nova experiência de estádio de futebol, sem perder a identidade e a sinergia com o torcedor. Dentre diversas melhorias que ocorreram nos últimos anos, destaca-se a implantação das catracas de reconhecimento facial, que trouxeram mais segurança e fluidez na entrada dos torcedores.


“A implementação da biometria facial no acesso ao estádio não apenas moderniza a experiência do torcedor, mas também reduz custos operacionais ao diminuir a necessidade de impressão e verificação manual de ingressos. Além disso, a tecnologia implantada nos auxilia a reduzir drasticamente a atuação de cambistas, garantindo que o verdadeiro torcedor tenha acesso ao estádio de forma justa e segura", afirma Renato Drummond, Diretor Administrativo | Financeiro.



Não somente como uma ação que visa entregar melhorias ao torcedor, a medida cumpre o que estabelece a Lei N° 14.597/23 (Lei Geral do Esporte), determinando que arenas esportivas com mais de 20 mil assentos devem contar com sistema de biometria facial em suas entradas.


Parceira do Coelho, a Imply Eleven Tickets, líder no segmento na América Latina, desenvolve e aplica tecnologias de alta performance para otimizar a gestão e as operações, de acordo com a demanda e as características de cada partida e público no estádio. Além de integrar em uma única plataforma a venda de ingressos, gestão de sócios e controle de acessos, a Eleven Tickets Imply atende todos os requisitos do Projeto Estádio Seguro. 


“O reconhecimento facial tem sido um divisor de águas para a inovação dos clubes brasileiros. Essa tecnologia de última geração contribui para que os torcedores tenham uma experiência de acesso mais rápida e conveniente. É possível acessar somente com o rosto, sem precisar carregar mídias físicas ou cartões, e a validação é ultrarrápida”, enfatiza Tironi Paz Ortiz, CEO da Imply.


Ainda de acordo com o executivo americano, dentro do processo de modernização do acesso à Arena Independência, a imply tem sido peça-chave oferecendo um suporte completo, focado nas demandas específicas de cada partida, operando desde a venda dos ingressos até o controle de acesso por meio da tecnologia. Essa praticidade tem auxiliado em tomadas de decisões e também  otimizando processos internos.


Hoje, o Sócio Torcedor consegue efetuar a compra de ingressos por meio da plataforma, que se conecta ao aplicativo Onda Verde, onde também é possível realizar o seu cadastro de biometria facial, para que seja usado em dias de jogos. 


Mais recentes

27 de março de 2025
O técnico Eustáquio Junio Morais, de 26 anos, assinou contrato com o América para comandar as Spartanas Sub-20. Natural de Vespasiano, Minas Gerais, Juninho chega à equipe para liderar as disputas do Campeonato Brasileiro da categoria e da Copa São Paulo de Futebol Júnior, a tradicional "Copinha". Graduado em Educação Física pela Uninter, Juninho tem experiência no Atlético-MG, onde atuou como auxiliar técnico em 2024. Também passou pelo Futgol, onde foi treinador da equipe feminina e das categorias Sub-11, Sub-14 e Sub-17, além de auxiliar técnico na equipe Sub-20.
26 de março de 2025
Na tarde dessa quarta-feira (26) as Spartanas receberam o Palmeiras, na Arena Independência, em jogo válido pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro Feminino A-1. A partida terminou em 2 a 1 para as visitantes, e o gol americano foi marcado por Pimenta. O JOGO O jogo começou com as Spartanas buscando se lançar ao ataque, mantendo a posse de bola e pressionando a saída do Palmeiras. Aos 33 minutos Gadu antecipou-se a marcação e tentou finalização de letra, mas a zaga afastou. Em seguida, a lateral Vick deu lindo drible entre as pernas da marcadora em uma chegada perigosa do América. Mesmo com boas chances de abrir o placar, o primeiro tempo foi sem gols na Arena Independência. Na etapa final, as Spartanas continuaram a procurar espaços para balançar as redes. Porém, aos 08 minutos do segundo tempo o adversário marcou. Mesmo atrás no placar, a equipe americana não se deixou abalar e manteve a cabeça no lugar para buscar o empate. Aos 22 minutos o adversário marcou novamente. As Spartanas apostavam na velocidade do contra ataque pelas laterais para chegar até a área. Aos 39 minutos, Sassá cobrou falta e Pimenta se esticou toda em um carrinho para mandar a bola para o fundo do gol. O América lutou até o fim pelo empate, mas a partida terminou em 2 a 1 para as visitantes. CALENDÁRIO Agora as Spartanas se preparam para enfrentar o Bahia, na próxima segunda-feira (31), às 20h, na Arena Independência. América: Tainá (Taluane); Mimi, Mayara, Ana Clara, Ana Flávia (Sassá), Ilana (Laís), Vick (Radija), Iara, Gadu (Pimenta), Rafa Levis, Soraya.
26 de março de 2025
O América Futebol Clube expressa o seu mais profundo pesar pelo falecimento do Prefeito de Belo Horizonte, Fuad Nomam. Aos familiares e amigos, oferecemos nossas sinceras condolências, desejando-lhes conforto e paz neste momento difícil.
Share by: