Biometria facial auxilia América a coibir cambistas e a otimizar processos internos

Moisés Elias • 24 de março de 2025
Biometria facial auxilia América a coibir cambistas e a otimizar processos internos


Entre as primeiras arenas multiuso do Brasil, Estádio Independência tem modernizado sua operação no acesso de torcedores


Não é mais novidade que o futebol tem passado por um grande movimento de mudança em todas as suas ramificações. Da maneira como os jogadores se comportam taticamente dentro de campo às operações de venda de ingressos, tudo se transformou. E hoje, o esporte se consolida como um dos mais populares e rentáveis do mundo.


No Brasil, a realização da Copa do Mundo de 2014 se tornou o ponto de virada para a modernização e profissionalização do futebol brasileiro. As novas arenas trouxeram um novo conceito em conforto e segurança, buscando privilegiar os torcedores e o espetáculo.


Remodelada em 2012, a Arena Independência é um exemplo de estádio que buscou com sua reforma, entregar ao torcedor uma nova experiência de estádio de futebol, sem perder a identidade e a sinergia com o torcedor. Dentre diversas melhorias que ocorreram nos últimos anos, destaca-se a implantação das catracas de reconhecimento facial, que trouxeram mais segurança e fluidez na entrada dos torcedores.


“A implementação da biometria facial no acesso ao estádio não apenas moderniza a experiência do torcedor, mas também reduz custos operacionais ao diminuir a necessidade de impressão e verificação manual de ingressos. Além disso, a tecnologia implantada nos auxilia a reduzir drasticamente a atuação de cambistas, garantindo que o verdadeiro torcedor tenha acesso ao estádio de forma justa e segura", afirma Renato Drummond, Diretor Administrativo | Financeiro.



Não somente como uma ação que visa entregar melhorias ao torcedor, a medida cumpre o que estabelece a Lei N° 14.597/23 (Lei Geral do Esporte), determinando que arenas esportivas com mais de 20 mil assentos devem contar com sistema de biometria facial em suas entradas.


Parceira do Coelho, a Imply Eleven Tickets, líder no segmento na América Latina, desenvolve e aplica tecnologias de alta performance para otimizar a gestão e as operações, de acordo com a demanda e as características de cada partida e público no estádio. Além de integrar em uma única plataforma a venda de ingressos, gestão de sócios e controle de acessos, a Eleven Tickets Imply atende todos os requisitos do Projeto Estádio Seguro. 


“O reconhecimento facial tem sido um divisor de águas para a inovação dos clubes brasileiros. Essa tecnologia de última geração contribui para que os torcedores tenham uma experiência de acesso mais rápida e conveniente. É possível acessar somente com o rosto, sem precisar carregar mídias físicas ou cartões, e a validação é ultrarrápida”, enfatiza Tironi Paz Ortiz, CEO da Imply.


Ainda de acordo com o executivo americano, dentro do processo de modernização do acesso à Arena Independência, a imply tem sido peça-chave oferecendo um suporte completo, focado nas demandas específicas de cada partida, operando desde a venda dos ingressos até o controle de acesso por meio da tecnologia. Essa praticidade tem auxiliado em tomadas de decisões e também  otimizando processos internos.


Hoje, o Sócio Torcedor consegue efetuar a compra de ingressos por meio da plataforma, que se conecta ao aplicativo Onda Verde, onde também é possível realizar o seu cadastro de biometria facial, para que seja usado em dias de jogos. 


Mais recentes

18 de outubro de 2025
O Outubro Rosa é o mês de prevenção ao câncer de mama e ao câncer do colo do útero, os dois tipos mais comuns entre as mulheres no Brasil. Neste ano, a campanha traz o slogan “Mulher: seu corpo, sua vida”, reforçando a importância do autocuidado para a prevenção dessas doenças. O América reconhece a importância que o Outubro Rosa tem para a saúde pública e apoia essa iniciativa, que já salvou inúmeras vidas e ajuda outras milhares anualmente. Por isso, o período é marcado por ações que enaltecem e reforçam o compromisso do time com a causa. Uma das ações em apoio à campanha foi a criação de uma camisa em homenagem ao Outubro Rosa, desenvolvida cuidadosamente para estar em sintonia com o propósito da iniciativa. Bernard Romanelli, Diretor de Marketing e Negócios do América, ressaltou: “Mais do que uma camisa, essa é uma causa que o América veste. O Outubro Rosa nos lembra que o jogo mais importante é pela vida”. Assinada pela Volt Sport, fornecedora de material esportivo do Coelhão desde 2021, a camisa traz detalhes que fazem alusão à campanha, como o patch “Jogue Bem e Previna-se!” e uma estampa interna que valoriza a causa. Nos ombros, há um filete com as cores do clube e o escudo é bordado na cor rosa. Na partida contra o CRB, os goleiros do América entram em campo com esse manto. Posteriormente, uma das peças vai ser leiloada pela MatchWornShirt e todo o valor arrecadado será destinado à FEMAMA, a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama. Além disso, as goleiras das Spartanas vão usar essa mesma camisa no jogo de hoje contra o Cruzeiro. O América também firmou uma parceria com o projeto “Pérolas de Minas”, uma associação para mulheres que estão enfrentando ou já venceram o câncer de mama. No intervalo do jogo contra o CRB, algumas integrantes do projeto farão uma volta olímpica no Independência, nos lembrando, como destacou Bernard Romanelli, que o jogo mais importante é pela vida. Na entrada dos times em campo, os jogadores do América posarão para foto com uma faixa em alusão ao Outubro Rosa. Você pode adquirir a camisa oficial do Outubro Rosa na loja do América ou pelo site www.loja.americamineiro.com.br , e conhecer melhor o projeto Pérolas de Minas através do Instagram @perolasmg. Para obter mais informações sobre o câncer de mama e o câncer do colo do útero acesse o site do Ministério da Saúde .
13 de outubro de 2025
O novo contrato vai até o fim de 2026
13 de outubro de 2025
O América Futebol Clube realizará uma nova ação de Entrada Liberada, chamando a Nação Americana ao Indepa. Torcedores terão acesso ao estádio gratuitamente, na partida do próximo sábado (18), às 18h30, frente à equipe do CRB, pela 33ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os ingressos sem custo serão oferecidos exclusivamente pelo site www.socioondaverde.com.br , com quantidade limitada a uma entrada por CPF. No entanto, é importante que o torcedor fique atento aos critérios da promoção, para que tenha seu acesso liberado à Arena Independência, que acontece por meio da tecnologia de reconhecimento facial e retirada de ingresso. O torcedor que ainda não é sócio, precisa aderir ao Plano Bala do Programa Onda Verde, uma modalidade de sócio totalmente gratuita. Caso o torcedor já seja sócio, mas não tenha efetuado o cadastramento dos dados biométricos, é só executar a ação, retirar os ingressos, vincular o CPF da pessoa que vai utilizá-lo e pronto: o acesso ao estádio está liberado! O cadastro da biometria facial precisa ser realizado no site www.socioondaverde.com.br . Siga as instruções para obter seu ingresso gratuito: Ainda não sou Sócio Bala. Como garanto meu ingresso? ▪️ Realizar o Cadastro no site; ▪️ Aderir ao plano Bala; ▪️ Realizar o cadastro Facial; ▪️Ir em Ingresso; ▪️Retirar Ingresso Portão 3 Especial Pitangui; (como se fosse comprar) ▪️Vincular o seu CPF: (vincular ao portador) Já sou Sócio Bala. Como garanto meu ingresso? ▪️Entrar no cadastro; ▪️Registrar a facial; ▪️Ir em Ingresso; ▪️Retirar Ingresso Portão 3, especial Pitangui; (como se fosse comprar) ▪️Vincular o seu CPF: (vincular ao portador) Vale lembrar que o cadastro facial é efetuado uma única vez, ficando os dados permanentemente armazenados no sistema de liberação da Arena Independência. Em caso de dúvidas, faça contato pelo número de WhatsApp (31) 3431-8176. Bora para o Indepa! Tem Coelhão.