Biometria facial auxilia América a coibir cambistas e a otimizar processos internos

Moisés Elias • 24 de março de 2025
Biometria facial auxilia América a coibir cambistas e a otimizar processos internos


Entre as primeiras arenas multiuso do Brasil, Estádio Independência tem modernizado sua operação no acesso de torcedores


Não é mais novidade que o futebol tem passado por um grande movimento de mudança em todas as suas ramificações. Da maneira como os jogadores se comportam taticamente dentro de campo às operações de venda de ingressos, tudo se transformou. E hoje, o esporte se consolida como um dos mais populares e rentáveis do mundo.


No Brasil, a realização da Copa do Mundo de 2014 se tornou o ponto de virada para a modernização e profissionalização do futebol brasileiro. As novas arenas trouxeram um novo conceito em conforto e segurança, buscando privilegiar os torcedores e o espetáculo.


Remodelada em 2012, a Arena Independência é um exemplo de estádio que buscou com sua reforma, entregar ao torcedor uma nova experiência de estádio de futebol, sem perder a identidade e a sinergia com o torcedor. Dentre diversas melhorias que ocorreram nos últimos anos, destaca-se a implantação das catracas de reconhecimento facial, que trouxeram mais segurança e fluidez na entrada dos torcedores.


“A implementação da biometria facial no acesso ao estádio não apenas moderniza a experiência do torcedor, mas também reduz custos operacionais ao diminuir a necessidade de impressão e verificação manual de ingressos. Além disso, a tecnologia implantada nos auxilia a reduzir drasticamente a atuação de cambistas, garantindo que o verdadeiro torcedor tenha acesso ao estádio de forma justa e segura", afirma Renato Drummond, Diretor Administrativo | Financeiro.



Não somente como uma ação que visa entregar melhorias ao torcedor, a medida cumpre o que estabelece a Lei N° 14.597/23 (Lei Geral do Esporte), determinando que arenas esportivas com mais de 20 mil assentos devem contar com sistema de biometria facial em suas entradas.


Parceira do Coelho, a Imply Eleven Tickets, líder no segmento na América Latina, desenvolve e aplica tecnologias de alta performance para otimizar a gestão e as operações, de acordo com a demanda e as características de cada partida e público no estádio. Além de integrar em uma única plataforma a venda de ingressos, gestão de sócios e controle de acessos, a Eleven Tickets Imply atende todos os requisitos do Projeto Estádio Seguro. 


“O reconhecimento facial tem sido um divisor de águas para a inovação dos clubes brasileiros. Essa tecnologia de última geração contribui para que os torcedores tenham uma experiência de acesso mais rápida e conveniente. É possível acessar somente com o rosto, sem precisar carregar mídias físicas ou cartões, e a validação é ultrarrápida”, enfatiza Tironi Paz Ortiz, CEO da Imply.


Ainda de acordo com o executivo americano, dentro do processo de modernização do acesso à Arena Independência, a imply tem sido peça-chave oferecendo um suporte completo, focado nas demandas específicas de cada partida, operando desde a venda dos ingressos até o controle de acesso por meio da tecnologia. Essa praticidade tem auxiliado em tomadas de decisões e também  otimizando processos internos.


Hoje, o Sócio Torcedor consegue efetuar a compra de ingressos por meio da plataforma, que se conecta ao aplicativo Onda Verde, onde também é possível realizar o seu cadastro de biometria facial, para que seja usado em dias de jogos. 


Mais recentes

27 de agosto de 2025
O atacante Rafa Silva, natural de São Paulo, chega ao América por empréstimo até o final do ano. Aos 33 anos, o jogador iniciou sua carreira nas categorias de base do Corinthians e possui passagens por clubes como Coritiba, Cruzeiro e Mirassol, equipe em que atuou por último nesta temporada. Rafa Silva também possui experiência internacional, tendo defendido equipes na Suíça (FC Lugano), Japão (Albirex Niigata, Urawa Reds), China (Wuhan Yangtze River,) e Coreia do Sul (Jeonbuk Motors).
23 de agosto de 2025
Na noite deste sábado, em Goiânia, o América enfrentou o Goiás, em duelo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro. A equipe americana lutou até o fim, mas os donos da casa venceram pelo placar de 1 a 0. O JOGO O Coelho iniciou a partida bem posicionado, buscando o ataque e mantendo intensidade no campo ofensivo. Logo aos 7 minutos, Figueiredo recebeu um lançamento em velocidade, superou a marcação e, ao tentar finalizar, foi bloqueado pelo zagueiro adversário. Pouco depois, aos 21, Júlio arriscou de fora da área e a bola desviou na defesa. A primeira etapa terminou em equilíbrio, com o placar zerado. No segundo tempo, o América seguiu insistindo. Aos 7 minutos, Miqueias recebeu dentro da área e finalizou de cabeça, obrigando defesa do goleiro. Dois minutos depois, a equipe adversária abriu o marcador. Mesmo em desvantagem, o Coelho não deixou de lutar, e buscou espaços para empatar até o apito final. Porém, a partida terminou em 1 a 0 para os donos da casa. CALENDÁRIO O América volta a campo no dia 2 de setembro, quando recebe o Avaí, na Arena Independência.
23 de agosto de 2025
Na tarde deste sábado (23), a equipe Sub-20 do América empatou com o Coimbra em duelo da primeira rodada do octogonal final do Campeonato Mineiro da categoria. A equipe comandada pelo técnico Mairon César, atual campeã do torneio estadual, estreou no octogonal fora de casa, no Estádio Flávio Guimarães, em Contagem. O jogo O duelo entre as equipes começou equilibrado. Já aos oito minutos, o América teve a primeira chance com Pedro Rocha. O camisa 5 lançou a bola para Kauan Cristtyan, mas a defesa adversária cortou. Já aos 12, Arthur Yan fez um belo cruzamento para Kauan cabecear, acionando novamente a defesa do time da casa. Aos 33 minutos, no entanto, quem marcou foi o Coimbra. O DNA Formador tentou a reação até o final do primeiro tempo, quando, aos 43, Arthur Yan recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Na segunda etapa, com uma menos, Mairon César promoveu alterações na equipe e conseguiu o gol de empate. Gabriel Pfeifer avançou pela esquerda e tocou para Ariel que, livre na área, finalizou e igualou o marcador para o América. Agenda Na próxima rodada do octogonal, o América encara o Uberaba. As equipes se enfrentam no dia 29 (sábado), às 15h, no CT Lanna Drumond. Coimbra 1 x 1 América Titulares: Lecce; Arthur Yan, Gustavo Alves, Luis Henrique, Kauê Ricardo, Pedro Rocha, Júlio, Jhonantan Lima, Cauê Araújo, Karlos Samuel e Kauan Cristtyan. Reservas: Matheus Simões; Kappel, Basile, Gabryelo, Rafael, Zanon, Kauan Kelvin, Gustavo Henrique, Gabriel Pfeifer, Ariel, Otávio e Paulo Gustavo. Gol: Ariel