América promove nova edição de Capacitação das Escolas Oficiais de Futebol

Estevão Germano • 11 de dezembro de 2022
América promove nova edição de Capacitação das Escolas Oficiais de Futebol

Focado em proporcionar um DNA Formador de excelência desde os primeiros estágios das categorias de base, o América promoveu neste fim de semana mais uma edição do Treinamento de Gestão e Metodologia das Escolas Oficiais de Futebol. A capacitação tem como objetivo uma preparação aprofundada para gestores e professores das escolas de formação do Clube, ocasião em que também são feitos alinhamentos entre os profissionais conforme as diretrizes do projeto licenciado.


A nova edição do evento aconteceu nesse sábado, no SESC Venda Nova, na região norte de Belo Horizonte, e contou com palestras e atividades durante todo o dia. Estiveram representadas nessa capacitação cerca de 30 escolas oficiais e mais de 100 parceiros, dentre gestores e professores de futebol.


O Treinamento de Gestão e Metodologia se iniciou com uma palestra ministrada por Marcone Barbosa, diretor de Marketing e Negócios do América. Em seguida, os participantes tiveram palestras com os observadores técnicos das categorias de base do Clube e os gestores responsáveis pelas Escolas de Futebol. Houve também um momento dedicado à empresa de consultoria Carol Brunelle, instituição voltada para o treinamento e aperfeiçoamento de empreendedores.


Elói Assis, consultor das Escolas Oficiais de Futebol, contou sobre como foi o dia de capacitação dos profissionais envolvidos nesse projeto.


"Este evento tem o objetivo de proporcionar toda a capacitação metodológica aos gestores e professores das nossas Escolas Oficiais, através de seminários e troca de experiências entre profissionais. Dentre as atrações do evento, oferecemos palestras voltadas para áreas como a captação do Clube e também a iniciação, que é a etapa de formação que compreende a transição do aluno entre a escola oficial e a categoria de base. Houve também uma palestra com o Thiago Valentim, que hoje é o nosso técnico da categoria Sub-13, sendo passadas experiências e o que o Clube espera para essa faixa etária de formação", detalhou.


O consultor abordou também o momento do evento que foi dedicado a capacitação dos professores para a execução dos treinos do dia a dia nas quase 100 unidades do projeto espalhadas pelo Brasil: "Além das palestras, fizemos um treinamento aprofundado com os professores de futebol de acordo com o manual de treinamento elaborado pelo Clube. Esse momento é muito importante pois oferece uma orientação pedagógica e técnica com base na metodologia do DNA Formador. Preparamos, então, os professores das escolas oficiais em temáticas como planos de aula, conteúdos e fundamentos que serão aplicados e treinados durante os semestres".


Marcone Barbosa, diretor de Marketing e Negócios, enalteceu o envolvimento dos profissionais das Escolas Oficiais e também comentou sobre a importância dessa integração com o Clube: “Nosso objetivo com este encontro é contribuir para a melhora contínua da gestão administrativa e técnica de nossas Escolas de Futebol. A participação de nossos parceiros credenciados foi muito importante para cada vez mais buscarmos a excelência no trabalho”, afirmou.


Elói Assis também destacou a presença e contribuição da consultoria Carol Brunelle, que ministrou conteúdos importantes para os gestores parceiros do projeto de Escolas Oficiais.


"Um momento também interessante, sem dúvida, foi o seminário de empreendedorismo com a empresa Carol Brunelle, passando aos nossos gestores das escolas vários conceitos de gestão do produto Escola Oficial, orientações sobre captação de alunos, relacionamento com os pais, dentre outros temas relacionados à gestão. Fechamos o evento com uma mesa redonda muito enriquecedora, onde os vários profissionais presentes tiveram uma ampla conversa sobre critérios de avaliação de atletas e os melhores métodos para preparar as crianças e adolescentes visando a chegada às equipes de base do nosso Clube", acrescentou o consultor.


Estiveram presentes também no Treinamento de Gestão e Metodologia o gerente de futebol de base Dennys Dilettoso, como também treinadores da base americana e representantes do Departamento Médico. Flávia Magalhães, médica do Clube, também foi uma das palestrantes, abordando questões voltadas para a parte fisiológica e nutricional dos jovens atletas.

Mais recentes

5 de dezembro de 2025
Revelado nas categorias de base do América, o goleiro Cássio acertou a renovação de contrato com o Coelhão! No clube desde 2021, o defensor agora tem novo vínculo até 31/12/2027. Natural de Osasco (SP), Cássio foi destaque da equipe Americana que chegou às semifinais da Copinha em 2022. No ano seguinte, o goleiro passou a integrar o elenco profissional do Coelhão. Ficha Técnica: Nome completo: José Cássio Meneses da Costa Data de nascimento: 08/02/2002 Origem: Osasco, SP Posição: Goleiro Clubes: 2017 – Grêmio Osasco 2018/2019 – Cruzeiro 2020 – Bahia 2021 a 2027 - AMÉRICA
5 de dezembro de 2025
A final da Copa do Brasil Sub-20 é em casa e acontecerá nesta terça-feira (9). O Coelhão enfrentará o São Paulo, às 20h, e a entrada será liberada . Para garantir a sua presença, acesse https://americamg.eleventickets.com/ingressos#!/home e retire seu ingresso do Portão 3 Especial Pitangui. Os ingressos ficarão disponíveis a partir de sábado (6), ás 10h. Contamos com a força da torcida no Indepa em busca do título! Em caso de dúvidas, entre em contato pelo número de WhatsApp (31) 3431-8176. Bora para o Indepa, Nação Americana!
4 de dezembro de 2025
Na noite desta quarta-feira (3), as Spartanas empataram com o RB Bragantino, por 0 a 0, na primeira rodada da Copa São Paulo Feminina. A partida foi disputada no Estádio do Canindé, sede do grupo Grupo C - Ipê amarelo na competição. Além do RB Bragantino, São Paulo e Remo são os adversários do DNA Formador na primeira fase. O América volta a campo neste sábado (6), às 15h, contra o São Paulo, pela segunda rodada da Copinha. O jogo O grande nome do América na primeira etapa foi a goleira e capitã Thatá. Atenta ao jogo, o paredão Americano soube suportar a pressão e anulou o ataque adversário. Com muitas faltas marcadas, a disputa entre as equipes se acirrou. Aos 43, Larissa precisou ser substituída e Pâmella foi acionada. As Spartanas anotaram boas chances na bola parada, mas o placar permaneceu inalterado. Na segunda etapa, a equipe comandada por Juninho Morais sofreu mudanças. Ket, Fernanda, Thalita e Olívia entraram em campo. O América intensificou as ações ofensivas, especialmente pelo lado esquerdo com Ket. Aos 32, a atacante saiu em velocidade e tentou o cruzamento pela esquerda, mas a bola passou por todo mundo. Apesar dos esforços das Spartanas, a partida terminou empatada.