Projeto para o Futebol Feminino do América é aprovado via Lei de Incentivo ao Esporte

Bruno Lobao • 20 de setembro de 2023
Projeto para o Futebol Feminino do América é aprovado via Lei de Incentivo ao Esporte

Buscando se fortalecer na modalidade, o América teve um projeto aprovado via Lei de Incentivo ao Esporte para investimento exclusivo no desenvolvimento das Spartanas. A medida é um importante passo para o Clube se consolidar e amplificar uma estrutura sólida visando a evolução do futebol feminino em Minas Gerais. 


O projeto aprovado é de R$2,6 milhões, e o processo de captação de recursos já foi iniciado. O dinheiro será investido no departamento de futebol feminino e usado para aprimorar questões como material esportivo, recursos humanos, transporte e outras necessidades pontuais para o crescimento da categoria. 


O presidente do América SAF, Marcus Salum, falou sobre a importância da aprovação do projeto e os próximos objetivos das Spartanas.


"O investimento obtido será destinado a uma série de iniciativas que visam elevar o nível do futebol feminino no América. Temos um olhar atento para todas as categorias, desde a base até o profissional. O objetivo é proporcionar às nossas atletas as melhores condições de treinamento, estrutura e apoio, para que possamos competir em alto nível e continuar alcançando grandes conquistas.” 


Alencar da Silveira Júnior, presidente da Associação, comentou sobre as expectativas e destacou o compromisso com o futebol feminino do América.


"Esse é um momento de celebração e de compromisso renovado com o futuro do futebol feminino em nosso Clube. Estou certo de que veremos grandes conquistas e sucessos com as nossas jovens atletas no comando."


Entenda a Lei de Incentivo ao Esporte


A Lei nº 11.438/06 – Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) –, como é mais conhecida, permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas distribuídos por todo o território nacional. 


Por meio de doações e patrocínios, os projetos executados via Lei de Incentivo ao Esporte atendem crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência e idosos. Mais do que um instrumento jurídico, trata-se de uma inovação e um avanço na consolidação do paradigma do esporte como um meio de inclusão social.


Saiba como apoiar o projeto


Tem interesse em participar do projeto?


Entre em contato com o Departamento de Marketing e Negócios pelos contatos abaixo:


Roger Bongiovani -
roger.bongiovani@americamineiro.com.br

Bernard Romanelli - bernard.romanelli@americamineiro.com.br

Mais recentes

18 de janeiro de 2026
O América ficou no empate por 1 a 1 com o Itabirito neste domingo (18), no Estádio Castor Cifuentes, em Nova Lima, pela terceira rodada do Campeonato Mineiro. O gol do Coelho foi marcado pelo zagueiro Nathan, nos minutos finais da partida. O JOGO O início do jogo teve o América com mais posse de bola e tentando ocupar o campo ofensivo, mas sem conseguir transformar esse controle em chances claras. As melhores investidas da equipe aconteceram em finalizações de média distância, que passaram próximas à meta adversária. Com o passar do tempo, o Itabirito equilibrou as ações, ganhou espaço e passou a finalizar com mais frequência, exigindo atenção da defesa americana e do goleiro Gustavo. Na volta do intervalo, o ritmo seguiu semelhante. As duas equipes encontraram dificuldades para construir jogadas e criar oportunidades efetivas. O América até chegou a levar perigo em finalização defendida pelo goleiro adversário, enquanto o Itabirito respondeu em chutes de fora da área. Buscando dar mais velocidade ao time, o técnico Alberto Valentim promoveu alterações, mas o jogo continuou truncado. Já na reta final, o Itabirito abriu o placar. O gol adversário fez o América aumentar a pressão ofensiva em busca da reação. A resposta veio pouco depois, aos 46 minutos da etapa final, em lance aéreo: após cruzamento pela esquerda, o zagueiro Nathan subiu com precisão e marcou de cabeça, decretando o empate e garantindo o resultado final. Com o empate, o América chegou aos sete pontos e segue na liderança do Grupo B do Campeonato Mineiro. O próximo desafio do Coelho será nesta quarta-feira, (21) às 21h30, contra o Atlético, no Independência, pela quarta rodada da competição estadual. Coelho em campo: Gustavo; Samuel Alves, Rafa Barcelos, Nathan e Paulinho; Otávio (Felipe Amaral), Val Soares (Thauan) e Yago Santos; Fer Elizari (Person), Everton Brito (Kauan Cristtyan) e Jhonatan (Paulo Victor). Técnico: Alberto Valentim
17 de janeiro de 2026
As Spartanas anunciam mais uma renovação para a temporada 2026: a goleira Sandy. Aos 25 anos, a atleta vive a segunda passagem pelo América. Integrada ao elenco em 2019, Sandy permaneceu no clube até o final de 2021 e retornou em 2024. Além da goleira, as Spartanas também anunciaram a renovação de contrato das zagueiras Ana Clara e Maiara, e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan.
16 de janeiro de 2026
De olho na temporada 2026, as Spartanas anunciam a renovação de contrato da zagueira Ana Clara. No América desde 2023, a atleta denfendeu a Armadura Americana em 29 jogos. No ano passado, foram 17 partidas disputadas e dois gols marcados. Nesta semana, as Spartanas também anunciaram a renovação da zagueira Maiara e do técnico Jorge Victor, além da contratação da atacante Dani Ortolan. Nesta temporada, o América disputará a Série A1 do Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Campeonato Mineiro.