Projeto para o Futebol Feminino do América é aprovado via Lei de Incentivo ao Esporte

Bruno Lobao • 20 de setembro de 2023
Projeto para o Futebol Feminino do América é aprovado via Lei de Incentivo ao Esporte

Buscando se fortalecer na modalidade, o América teve um projeto aprovado via Lei de Incentivo ao Esporte para investimento exclusivo no desenvolvimento das Spartanas. A medida é um importante passo para o Clube se consolidar e amplificar uma estrutura sólida visando a evolução do futebol feminino em Minas Gerais. 


O projeto aprovado é de R$2,6 milhões, e o processo de captação de recursos já foi iniciado. O dinheiro será investido no departamento de futebol feminino e usado para aprimorar questões como material esportivo, recursos humanos, transporte e outras necessidades pontuais para o crescimento da categoria. 


O presidente do América SAF, Marcus Salum, falou sobre a importância da aprovação do projeto e os próximos objetivos das Spartanas.


"O investimento obtido será destinado a uma série de iniciativas que visam elevar o nível do futebol feminino no América. Temos um olhar atento para todas as categorias, desde a base até o profissional. O objetivo é proporcionar às nossas atletas as melhores condições de treinamento, estrutura e apoio, para que possamos competir em alto nível e continuar alcançando grandes conquistas.” 


Alencar da Silveira Júnior, presidente da Associação, comentou sobre as expectativas e destacou o compromisso com o futebol feminino do América.


"Esse é um momento de celebração e de compromisso renovado com o futuro do futebol feminino em nosso Clube. Estou certo de que veremos grandes conquistas e sucessos com as nossas jovens atletas no comando."


Entenda a Lei de Incentivo ao Esporte


A Lei nº 11.438/06 – Lei de Incentivo ao Esporte (LIE) –, como é mais conhecida, permite que recursos provenientes de renúncia fiscal sejam aplicados em projetos das diversas manifestações desportivas e paradesportivas distribuídos por todo o território nacional. 


Por meio de doações e patrocínios, os projetos executados via Lei de Incentivo ao Esporte atendem crianças, adolescentes, jovens, adultos, pessoas com deficiência e idosos. Mais do que um instrumento jurídico, trata-se de uma inovação e um avanço na consolidação do paradigma do esporte como um meio de inclusão social.


Saiba como apoiar o projeto


Tem interesse em participar do projeto?


Entre em contato com o Departamento de Marketing e Negócios pelos contatos abaixo:


Roger Bongiovani -
roger.bongiovani@americamineiro.com.br

Bernard Romanelli - bernard.romanelli@americamineiro.com.br

Mais recentes

Por Moisés Elias 5 de setembro de 2025
Em entrevista coletiva realizada antes do treinamento da manhã da última quinta-feira (04), no CT Lanna Drumond, foi apresentado à imprensa e à torcida, o mais novo reforço do Coelho. Trata-se de Emerson Santos, zagueiro de 30 anos, que vem para reforçar o setor defensivo americano. Carioca de Itaboraí, Rio de Janeiro, ascendeu aos profissionais da equipe do Botafogo, no ano de 2015, participando da campanha do título da Série B, naquela temporada.  Com 1,84 cm, o experiente defensor tem como principais características a bola aérea defensiva, apresentando também, um bom passe no início da transição ofensiva. “Eu estou muito feliz e disposto a ajudar, venho para fazer o meu trabalho aqui, para tirarmos o América o mais rápido dessa situação”, enfatizou. Anunciado no início desta semana, Emerson teve sua estreia promovida pelo técnico Alberto Valentim, na vitória frente à equipe do Avaí, em jogo válido pela 24° rodada do Brasileirão, na Arena Independência, quando substituiu Elizari, aos 22 minutos do segundo tempo. O defensor esteve por último na equipe da Ponte Preta e chega ao América em definitivo, com vínculo contratual até o final de 2025.
Por Moisés Elias 4 de setembro de 2025
Foi apresentado na manhã desta quinta-feira, no CT Lanna Drumond, mais um reforço para o time americano para a continuidade do Campeonato Brasileiro. Trata-se de Rafa Silva, atacante de 33 anos que se torna mais uma opção ofensiva no plantel comandado pelo técnico Alberto Valentim. Natural de São Paulo, o jogador fez sua base pelo Corinthians, no entanto, ganhou oportunidade de estrear pelo profissional na equipe do Coritiba, na temporada de 2012. De acordo com o jogador, o acerto com o Coelho aconteceu de forma rápida, e Belo Horizonte acabou tendo um peso importante para um desfecho positivo na negociação. “Eu tenho uma filha pequena agora, recém-nascida de três meses. E isso e a cidade, ajudaram na escolha de vir para o América. Tive outras propostas, mas optei por vir, pois é uma cidade que já conheço e já estou mais ambientado; seria mais tranquilo para criar minha filha. Então, quando o América apareceu, eles me ligaram de manhã, à tarde eu já tinha batido o martelo”, relatou. Com experiência de sete anos atuando fora do Brasil, Rafa Silva acumula passagens por equipes do futebol europeu e asiático, com destaque para o Japão, onde foi campeão da Champions League Asiática, pelo Urawa Reds, em 2017. Silva, se destaca pela força e pela boa presença de área, mas adverte salientando ser um atacante que se movimenta bastante, dentro e fora da grande área. “Não sou um centroavante de ficar parado segurando a defesa, sou mais de movimentação entre as linhas e procuro fazer bastante o “facão”, para poder receber em velocidade e finalizar bem”, enfatizou. O jogador estava por último na equipe do Mirassol e, inicialmente, chega por empréstimo até o final da temporada.
3 de setembro de 2025
No embalo da importante vitória conquistada sobre o Avaí, na última rodada do Brasileirão Série B Superbet, o América Futebol Clube realizará uma nova ação chamando a Nação Americana ao Indepa. Torcedores terão acesso ao estádio gratuitamente, na partida do próximo domingo (7), às 18h30, frente à equipe do Operário, pela 25ª rodada do Campeonato Brasileiro. Os ingressos sem custo serão oferecidos exclusivamente pelo site www.socioondaverde.com.br , com quantidade limitada a uma entrada por CPF. No entanto, é importante que o torcedor fique atento aos critérios da promoção, para que tenha seu acesso liberado à Arena Independência, que acontece por meio da tecnologia de reconhecimento facial e retirada de ingresso. O torcedor que ainda não é sócio, precisa aderir ao Plano Bala do Programa Onda Verde, uma modalidade de sócio totalmente gratuita. Caso o torcedor já seja sócio, mas não tenha efetuado o cadastramento dos dados biométricos, é só executar a ação, retirar os ingressos, vincular o CPF da pessoa que vai utilizá-lo e pronto: o acesso ao estádio está liberado! O cadastro da biometria facial precisa ser realizado no site www.socioondaverde.com.br . Siga as instruções para obter seu ingresso gratuito: Ainda não sou Sócio Bala. Como garanto meu ingresso? ▪️ Realizar o Cadastro no site; ▪️ Aderir ao plano Bala; ▪️ Realizar o cadastro Facial; ▪️Ir em Ingresso; ▪️Retirar Ingresso Portão 3 Especial Pitangui; (como se fosse comprar) ▪️Vincular o seu CPF: (vincular ao portador) Já sou Sócio Bala. Como garanto meu ingresso? ▪️Entrar no cadastro; ▪️Registrar a facial; ▪️Ir em Ingresso; ▪️Retirar Ingresso Portão 3, especial Pitangui; (como se fosse comprar) ▪️Vincular o seu CPF: (vincular ao portador) Vale lembrar que o cadastro facial é efetuado uma única vez, ficando os dados permanentemente armazenados no sistema de liberação da Arena Independência. Em caso de dúvidas, faça contato pelo número de WhatsApp (31) 3431-8176.  Bora para o Indepa! Tem Coelhão.