Classificado! América é superado no tempo normal, mas vence nos pênaltis e se classifica na Copa do Brasil

Bruno Lobao • 1 de junho de 2023
Classificado! América é superado no tempo normal, mas vence nos pênaltis e se classifica na Copa do Brasil

Na noite desta quarta-feira, o América encarou a equipe do Internacional-RS, em Porto Alegre, e saiu do sul do país com a classificação nos pênaltis rumo às quartas de final da Copa do Brasil. 


No tempo normal, a equipe gaúcha conseguiu a vitória por 3 a 1, mas o Coelho lutou bastante e venceu nas penalidades pelo placar de 5 a 4.


O próximo desafio americano será diante do Corinthians, no sábado, pela 9ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida está marcada para às 18h30, na Arena Independência. 


O JOGO


A partida começou com o time da casa pressionando o América, criando as melhores oportunidades e buscando o gol. Aos 20 minutos, após cobrança de falta, o jogador do adversário subiu de cabeça e abriu o placar, inaugurando o marcador no Beira-Rio. 


Alguns minutos depois, aos 31, a equipe adversária fez novo cruzamento em cobrança de falta e conseguiu ampliar, aproveitando um erro da defesa americana. No fim da primeira etapa, Pedro Henrique, cobrando pênalti, fez o terceiro gol da equipe da casa.


Na volta do segundo tempo, o América passou a agredir mais e impor pressão, criando boas chances de gol. Aos 32 minutos, Marcinho chegou até o fundo e fez um cruzamento perfeito para Juninho, testar firme e vencer o goleiro rival, diminuindo o marcador. O placar levou a decisão para os pênaltis.


Nas penalidades, Wellington Paulista, Mastriani, Danilo Avelar e Rodrigo Varanda converteram suas cobranças para o Coelho, enquanto Carlos De Pena tocou duas vezes na bola e desperdiçou a chance para o Internacional. Na última batida, Iago Maidana balançou as redes com muita categoria e classificou o América para as quartas de final.


O próximo adversário na Copa do Brasil será revelado através de um sorteio, com data ainda a definir.


FICHA DO JOGO

Internacional (4) 3 x 1 (5) América

Motivo: Quartas de final da Copa do Brasil - jogo de volta

Local: Estádio Beira-Rio

Árbitro: Luiz Flávio de Oliveira (SP)

Auxiliares: Danilo Ricardo Simon Manis (Fifa-SP) e Fabrine Bevillaqua Costa (Fifa-SP)

VAR: Johnny Barros de Oliveira (SC)

Gols: Nico Hernández, Igor Gomes e Pedro Henrique (Internacional); Juninho (América)

Cartões amarelos: Igor Gomes, Carlos De Pena, Lucca e John (Internacional); Everaldo, Danilo Avelar e Rodrigo Varanda (América)


América

Mateus Pasinato, Marcinho, Iago Maidana, Wanderson e Danilo Avelar; Lucas Kal (Rodrigo Varanda), Juninho e Alê (Martinez); Felipe Azevedo (Mastriani), Everaldo (Mikael) e Aloísio (Wellington Paulista).

Técnico: Vagner Mancini


Internacional-RS

John Victor; Igor Gomes (Vitão), Rodrigo Moledo, Nico Hernández e Renê; Johnny (Matheus Dias), Campanharo, Pedro Henrique (Jean Dias), Wanderson (Estevão) e Carlos De Pena; Lucca (Alemão).

Técnico: Mano Menezes

Mais recentes

10 de dezembro de 2025
Na noite desta terça-feira (9), na Arena Independência, o América encerrou a participação na Copa do Brasil Sub-20 como vice-campeão. A equipe DNA Formador foi superada pelo São Paulo por 2 a 1. O zagueiro Luis Henrique marcou o gol do Coelhão que chegou, pela primeira vez, na final da competição nacional. Ao todo, foram cinco vitórias e três derrotas em oito jogos. Com as competições de 2025 encerradas, o América agora se prepara para a disputa da Copinha em janeiro do próximo ano. O jogo A disputa no primeiro tempo foi acirrada e o DNA Formador teve boas chances de abrir o marcador. Aos 11 minutos, Karlos Samuel chutou rasteiro de fora da área e a bola passou raspando na trave. A defesa também foi acionada e o goleiro Lecce fez duas defesas providenciais na primeira etapa. Aos 16, a bola sobrou para Jhonatan Lima na entrada da grande área. O camisa 10 finalizou no alvo, mas a bola bateu no marcador. Logo na sequência, Otávio chutou forte, forçou a defesa adversária e ganhou escanteio. Pouco depois, Kappel fez excelente defesa para neutralizar o contra-ataque do time visitante. Aos 43, Karlos Samuel avançou em velocidade pela esquerda, mas a defesa fez o corte. Apesar do volume ofensivo do América, o time paulista abriu o placar nos acréscimos. Na volta do segundo tempo, o DNA Formador intensificou o ritmo de jogo e, aos oito minutos, Kauan Cristtyan roubou a bola dentro da grande área, foi derrubado e Luis Henrique aproveitou. De fora da área, o zagueiro acertou o alvo e empatou o jogo. Sob forte chuva, o América manteve o volume ofensivo. Aos 20, Kauan Cristtyan escorou de cabeça para Kaíque Zizero. Ele tentou o cruzamento, mas a bola saiu pela linha de fundo. Mesmo com o esforço do DNA Formador, o time adversário marcou o segundo, aos 22. O Coelhão tentou responder. Na cobrança de falta, Otávio tentou de fora da área e bola passou raspando na trave superior. Mesmo com a entrega do elenco Americano, o placar permaneceu inalterado América 1 x 2 São Paulo América: Lecce; Kappel, Luis Henrique, Thallyson (C) e Kauê Ricardo; Otávio, Julio e Jhonatan Lima; Kauan Cristtyan (Ariel), Kaíque Zizero e Karlos Samuel (Cauê Machado). Gol: Luís Henrique. Cartões amarelos: Thallyson, Otávio, Kauê Ricardo e Jhonatan Lima. América na Copa do Brasil Sub-20 Jogos: 8 Vitórias: 5 Derrotas: 3 Gols pró: 12 Gols sofridos: 8 Campanha: América 1 x 0 Vila Nova América 2 x 0 Vasco Vasco 3 (1) x (4) 1 América América 1 x 0 Paysandu Paysandu 1 (3) x (4) 0 América América 1 x 0 IAPE IAPE 2 x 5 América América 1 x 2 São Paulo
9 de dezembro de 2025
Na tarde desta terça-feira (9), no Estádio do Canindé, o América venceu o Remo por 4 a 0, em duelo da terceira rodada da primeira fase da Copinha Feminina 2025. Clarinha e Thalita marcaram para as Spartanas que ainda contaram com dois gols contra da equipe adversária. Com o resultado o América soma 4 pontos na tabela do Grupo C - Ipê Amarelo e conta com uma derrota do RB Bragantino diante do São Paulo para permanecer no torneio. As equipes paulistas se enfrentam nesta terça-feira (9), às 18h. O jogo Dominante do início ao fim, o América teve boas chances desde os minutos iniciais e o primeiro gol saiu aos 15 minutos da primeira etapa. Clarinha aproveitou o rebote e, de fora da área, chutou rasteiro para inaugurar o marcador. Mesmo com alta intensidade ofensiva, o placar permaneceu inalterado até o intervalo. Na segunda etapa, no entanto, o time melhorou a finalização. Thalita, que entrou ao longo do jogo, roubou a bola na entrada da grande área e chutou forte para ampliar o placar aos 17. Apenas um minuto depois, Ket iniciou boa jogada pela esquerda, tabelou com Aguiar e, no cruzamento, a defesa adversária mandou pro fundo da rede. As Spartanas mantiveram o mesmo ritmo e, aos 38, Ket cobrou o escanteio, a defesa se atrapalhou novamente e marcou o segundo gol contra. 
9 de dezembro de 2025
A UniCesumar já era uma das parcerias do América e, no jogo de hoje – a final da Copa do Brasil Sub-20 contra o São Paulo –, entrará em campo estampando a marca no uniforme alviverde. A logo da empresa vai estar na barra frontal da camisa. Para o Diretor de Relações Institucionais da UniCesumar, José Henrique Saviani, estampar a marca no manto do DNA Formador Sub-20 é sinônimo de alegria e orgulho. “O América tem uma das melhores bases do país e a UniCesumar é referência na formação de profissionais capacitados para atuar no mercado, duas frentes que têm em comum a capacidade de desenvolver jovens talentos só poderiam funcionar muito bem trabalhando juntas.”, disse ele. Bernard Romanelli, Diretor de Marketing e Negócios do América, falou sobre o significado da marca da empresa estampar a camisa americana: “A UniCesumar é uma parceira que sempre está ao nosso lado. [..] A estampa da marca no uniforme do DNA Formador só confirma o protagonismo dessa parceria que vem gerando bons frutos e tem tudo para trazer ainda mais alegrias para ambas as partes.” Com mais esse passo, América e UniCesumar fortalecem uma parceria que ultrapassa os limites do esporte e da educação, unindo propósito, valores e investimento no futuro. A presença da marca na camisa do DNA Formador Sub-20 simboliza não apenas reconhecimento, mas o compromisso mútuo de seguir incentivando talentos, ampliando oportunidades e construindo histórias de sucesso dentro e fora de campo.