Mairon César: destaque do DNA Formador do América

Moisés Elias • 4 de julho de 2025
Mairon César: destaque do DNA Formador do América

A tradição do América em ter o DNA Formador não se deve apenas pela formação de atletas. O clube tem um vasto histórico em revelar profissionais de diversas áreas que apoiam ou estão diretamente ligadas ao futebol. Como fisioterapeutas, fisiologistas, preparadores físicos e claro, treinadores.


Há seis anos à frente do time sub-20 masculino, Mairon César é hoje, o treinador mais longevo entre os 20 técnicos que estão na disputa do Campeonato Brasileiro da categoria. Fato que atesta a confiança da diretoria americana no jovem treinador de apenas 39 anos.


Natural de Timóteo, no Vale do Rio Doce, César jogou profissionalmente até os 23 anos de idade, quando resolveu interromper a carreira para cursar educação física pela Universidade Federal de Viçosa.


“Comecei no futebol através do estímulo do meu pai que também foi atleta profissional e depois idealizou projetos em Minas Gerais. Ele foi meu grande incentivador dentro do esporte”, ressaltou.


Estudioso, o jovem comandante dos Meninos do Deca, sempre procurou estar no meio do futebol, buscando se atualizar por meio de sua graduação ou por cursos de especialização voltados para a área. Como a Licença A da CBF, que concede ao seu término, a certificação para que o profissional comande equipes e seleções profissionais.


Desde 2016, ano em que foi fundada, a CBF Academy, de acordo com dados informados pela própria entidade –, já formou e certificou mais de 15 mil profissionais. Dados que demonstram o quanto o mercado do futebol tem se tornado cada vez mais competitivo também fora de campo.


Segundo o treinador, o alto grau de exigência talvez seja um dos principais desafios, que também se faz presente no futebol de base, atualmente.


“Se manter consistente, resiliente e lúcido para lidar com tantas incertezas, mudanças e pressões que o ambiente do futebol proporciona e, ao mesmo tempo, gerir expectativas de uma infinidade de pessoas que estão envolvidas no dia a dia”, observa o técnico que recentemente alcançou a marca de 100 jogos à frente do sub-20.


Perguntado sobre aspirações futuras em oportunidades no profissional, César não esconde o desejo. Entretanto, é taxativo ao responder que o objetivo central segue sendo ajudar a revelar bons valores ao time de cima.


“Desejo sim trabalhar no futebol profissional, sei que em algum momento vai acontecer, mas não estou preocupado com essa questão no momento. Minhas energias estão todas voltadas a contribuir da melhor maneira com a formação dos jovens atletas do América, entregando à equipe principal jogadores mais capacitados possível”, frisou.



Comandando os Meninos do Deca, Mairon foi vice-campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2023. Competição em que o América não chegava à final desde 1996, quando conquistou o título batendo o Cruzeiro. O treinador foi campeão mineiro em 2024, vencendo o Atlético na final. 


Mais recentes

Por Moisés Elias 15 de setembro de 2025
O América apresentou à torcida e a imprensa a sua última contratação para a temporada de 2025. Trata-se de David da Hora, atacante de 25 anos, que chega para reforçar o elenco americano no encerramento da janela de transferências para a reta final do Campeonato Brasileiro. Revelado pelo Vitória, o jogador fez sua estreia com a camisa Americana, no empate frente à equipe do Operário, na Arena Independência, quando entrou aos 34 minutos da segunda etapa, substituindo o zagueiro Júlio César. “Cheguei treinando e graças a Deus indo para o jogo. Pude ter os meus primeiros minutos com a Camisa do América, e pude sentir o clima da torcida. (...) O grupo me acolheu muito bem e isso me deixou muito feliz”, afirmou em entrevista coletiva. Com 1,79 cm e 71 quilos, Da Hora, vem para ser uma alternativa de velocidade para o técnico Alberto Valentim. O atleta chega por empréstimo junto ao Coritiba, tendo atuado por último pela equipe do CRB. Seu vínculo com o América vai até o final da atual temporada.
Por Moisés Elias 15 de setembro de 2025
O América fará na partida marcada para Arena Independência, no próximo domingo (21), às 16h, frente à equipe do Coritiba, uma promoção de ingressos com objetivo de chamar atenção para o Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio. Os Sócios Onda Verde e torcedores que comprarem ingresso, ganharão o segundo para incentivar a ida de um amigo ao jogo. Intitulada de “Leve Um Amigo ao Indepa”, o propósito da ação é jogar luz a um problema que aflige todas as camadas da nossa sociedade. Porém, evidenciando que o futebol enquanto esporte e entretenimento, deve se ocupar com discussões de interesses público e social. A promoção ocorrerá no seguinte formato: os sócios Onda Verde nas categorias Americano e VIP, além do acesso automático, também terão acesso ao segundo ingresso de forma gratuita. Para esta partida, Sócio Bala terá 30% de desconto na compra do primeiro bilhete, podendo resgatar o segundo gratuitamente. Torcedores não sócios, também serão contemplados. No entanto, para terem acesso a outro ingresso gratuito, deverão efetuar a compra do primeiro, normalmente. Para que o torcedor tenha acesso ao segundo ingresso, será necessário selecionar a opção “Ingresso Amigo – CVV 188” . O CVV (Centro de Valorização da Vida) é uma instituição sem fins lucrativos, que há 63 anos vem desempenhando um papel de destaque, oferecendo apoio emocional e psicológico a pessoas que se encontram em um quadro crítico de pensamento suicida. O atendimento pode ser feito discando 188 ou pelos diversos canais de acompanhamento, como chat, e-mail ou até mesmo, de forma presencial. Esta será a primeira, dentro de uma série de ações que estão previstas para serem desenvolvidas pelo clube neste mês de setembro, e que ocorrerão, dentro e fora de campo. Para a partida diante do Coritiba, a camisa de jogo também trará alterações focadas na Campanha Setembro Amarelo. Cadastramento facial e vinculação ao CPF Desde junho, o acesso à Arena Independência é feito somente por meio do reconhecimento facial, obrigando o torcedor que queira acompanhar os jogos do Coelhão a ter seus dados biométricos cadastrados no sistema do clube. O CPF do favorecido também precisa estar vinculado ao ingresso, as ações podem ser executadas facilmente por meio do site socioondaverde.com.br .
Por Clara Fonseca 14 de setembro de 2025
Na tarde deste domingo (14), no CT Lanna Drumond, a equipe Sub-20 do América venceu o Athletic, por 3 a 0, em duelo da quarta rodada do octogonal final do Campeonato Mineiro. Com o resultado, o DNA Formador soma oito pontos na tabela da competição, com duas vitórias e dois empates. Na próxima rodada, o Coelho disputa o clássico contra o Atlético, dia 27 de setembro (sábado), às 16 horas, no Sesc Venda Nova. O jogo No primeiro tempo, o América teve controle da posse de bola e das ações ofensivas da partida. Aos sete minutos, Ariel recebeu bom passe de Kaíque Zizero e a finalização passou raspando na trave. Pouco depois, Júlio construi boa jogada para deixar Zizero cara a cara com o goleiro. O defensor da equipe visitante cometeu falta e a arbitragem marcou pênalti. Jhonatan se preparou para a cobrança e abriu o marcador. O América ainda teve chance de ampliar quando Kauan Cristtyan chutou com perigo em direção ao gol, mas a bola bateu na defesa. Já nos acréscimos, aos 49, Otávio recebeu de fora da área e finalizou no alvo para ampliar o placar. Na segunda etapa, o América concentrou o jogo no meio de campo e fortaleceu a defesa. Ainda assim, o time teve novas chances de finalização. Otávio, na entrada da grande área, tentou outra finalização, mas a bola saiu pela linha de fundo. Novamente nos acréscimos, Gustavo Corrêa conduziu pelo lado esquerdo e chutou forte para marcar o terceiro do América. América 3 x 0 Athletic América: Lecce; Arthur Yan (Kappel), Luis Henrique, Thallyson (C) e Kauê Ricardo; Otávio e Júlio (Luiz Felipe); Jhonatan Lima (Kayky), Zizero (Gustavo Corrêa), Kauan Cristtyan (Karlos Samuel) e Ariel (Cauê Araújo). Gols: Jhonatan Lima (15'), Otávio (49') e Gustavo Corrêa (46') Cartão amarelo: Júlio