Comunicado Oficial - Jair Bala

Estevão Germano • dez. 27, 2022
Comunicado Oficial - Jair Bala

O América Futebol Clube lamenta profundamente o falecimento de Jair Félix da Silva, o eterno Jair Bala, ídolo máximo do Coelho, que nos deixou nesta terça-feira, 27 de dezembro de 2022, aos 79 anos de idade.


Capixaba de Cachoeiro do Itapemirim, Jair Bala iniciou sua trajetória pelo América em 1964. Logo em seu primeiro ano de clube, foi o artilheiro do Campeonato Mineiro e desfilou todo seu talento com a armadura americana. Em sua segunda passagem, já no início da década de 70, deixou seu nome eternizado na história ao ser o craque da inesquecível conquista invicta do Campeonato Mineiro de 1971. Sua trajetória está para sempre na memória americana e seus 78 gols marcados o tornaram o 6º maior artilheiro de todos os tempos do Coelho.


Após sua vitoriosa carreira como jogador, marcada também pela parceria com o Rei Pelé no Santos-SP, Jair Bala deu sua contribuição ao futebol no cargo de treinador. O ídolo também marcou seu nome comandando o América, sendo até hoje o terceiro técnico que mais esteve à frente do time americano: 232 jogos.


Ao fim de sua carreira como jogador, seguiu engrandecendo o pavilhão do América até o fim de sua vida. Uma de suas atribuições foi a de comentarista esportivo, defendendo o Clube por décadas no programa Alterosa Esporte, da TV Alterosa, filial do SBT em Minas Gerais.


Nos últimos anos, Jair Bala vinha lutando e, recentemente, estava internado no Hospital Felício Rocho, em Belo Horizonte, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral. O ídolo esteve em coma nesse último mês e, nesta terça-feira, não resistiu.


As informações sobre velório e enterro estão sendo definidas e serão comunicadas posteriormente.


Mais recentes

Por Antonio Moraes 03 mai., 2024
Em último treinamento realizado na manhã desta sexta-feira, em Chapecó, o América finalizou a preparação para encarar a Chapecoense, na terceira rodada do Campeonato Brasileiro. A bola rola no sábado (4), às 17h, na Arena Condá. Com um empate e uma vitória em dois jogos na competição, o Coelhão entra em campo para tentar buscar o primeiro triunfo fora de casa no Brasileiro e confirmar o bom início de campeonato. Para isso, terá que lidar com a força de um adversário que também começou bem, vencendo suas duas primeiras partidas. Na delegação que está em Chapecó, as novidades são o goleiro Jori e o meio-campista Moisés, que se recuperou de lesão muscular na coxa e está apto para reforçar as opções do técnico Cauan de Almeida. Durante o meio da semana, o atacante Felipe Azevedo concedeu entrevista coletiva no CT Lanna Drumond e falou sobre os desafios do Campeonato Brasileiro. Ele elogiou o adversário deste sábado, mas reforçou a mentalidade do Coelhão dentro de cada partida. “Estamos preparando o mental para entender que todos os confrontos serão muito difíceis. Fizemos um belo jogo contra o Novorizontino com este espírito. É preciso começar bem para alcançarmos o objetivo principal, que é o G-4”. FICHA DO JOGO Chapecoense x América Local: Arena Condá – Chapecó Data: 04.05.2024 Horário: 17h Arbitragem : Árbitro da Federação Cearense, Luciano da Silva Miranda Filho estará no apito, sendo auxiliado pelo bandeira também da Federação do Ceará, Renan Aguiar da Costa e Luis Filipe Gonçalves Correa, que é da Federação Paraibana. Thiago Duarte Peixoto, de São Paulo, estará no VAR. Transmissão: TV Brasil, Premiere e Canal GOAT.
01 mai., 2024
O Conselho Deliberativo do América Futebol Clube aprovou na noite desta terça-feira (30/04), as contas do ano de 2023. Foi apresentado também a previsão de gastos para a temporada 2024.  Fique por dentro de dados e relatórios do América através da página de transparência: https://www.americafc.com.br/transparencia
01 mai., 2024
Atuando no Sesc Venda Nova, na tarde desta terça-feira (31), o América enfrentou e empatou com o Corinthians por 1 a 1, pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro Sub-20. O gol do Coelhãozinho foi marcado pelo meia-atacante Thauan Willians. Com o resultado, o time americano ficou na 13ª posição, agora possuindo cinco pontos em cinco jogos. Na próxima partida, o Coelhão viajará à Curitiba para encarar a equipe do Athletico, na quarta-feira (8). O JOGO Buscando o resultado positivo, o América teve maior imposição durante todo o primeiro tempo. Com grande margem de posse de bola em relação ao adversário, o Coelho trocou muitos passes no campo ofensivo, mas não conseguiu espaço para grandes oportunidades. Em uma tarde individualmente especial, Thauan Willians arrancou pela esquerda quase que do campo de defesa e viu o zagueiro afastar sua conclusão praticamente em cima da linha de gol. Na etapa complementar, o jogo ficou mais equilibrado, com o time do Corinthians passando a dividir mais a posse e atacar com perigo, o que resultou na abertura do placar, aos 19 minutos. Buscando reação, os DNA Formadores voltaram a tomar conta do campo ofensivo e empurrar os paulistas para atrás. A pressão resultou no gol de empate, aos 36 minutos. Na força e na qualidade, Thauan Willians voltou a protagonizar um lance individual. Ele foi limpando a marcação até ficar de frente à meta. Em uma excelente finalização para vencer o goleiro, enfim o gol de empate, dando justiça ao que foi a grande parte dos 90 minutos. 
Share by: