Coelhão na estrada apresenta Porto Alegre, a capital dos Pampas

Fernanda Reis • 10 de julho de 2022
Coelhão na estrada apresenta Porto Alegre, a capital dos Pampas

Arte: Gabriel Morais / América

O América encara o Internacional pela 16ª rodada do Brasileirão, em busca de mais três pontos na competição. O Coelhão na Estrada apresenta um pouco sobre a capital gaúcha.


Porto Alegre, carinhosamente conhecida como Poa, é a capital do estado do Rio Grande do Sul. Com 1,4 milhões de habitantes, é a décima cidade mais populosa do Brasil e, da região Sul, é sede da maior concentração populacional urbana.


Porto Alegre tem como data oficial de fundação 26 de março de 1772. A cidade é conhecida como uma das cidades mais arborizadas do país, além de ser um polo de migrantes em busca de melhores condições de estudo, trabalho e vida.


Considerando a sua característica de cidade mais arborizada do país, uma das principais dicas de turismo na capital é a Reserva Biológica do Lami José Lutzenberg. No local é possível encontrar mais de 300 espécies vegetais, além de animais como: jacarés, lontras, tartarugas, capivaras e lagartos. É documentado mais de 120 espécies de aves nativas na reserva, incluindo migratórias.


Já para quem curte algo mais urbanizado, uma boa opção de passeio é o Centro Histórico de POA. Um dos principais pontos a serem observados no local é a arquitetura e, a pé, é possível fazer um tour por toda a região e suas principais construções e edificações.


Para finalizar um dia em Porto Alegre (RS), o pôr do sol no lago Guaíba é uma excelente pedida! No lago ainda é possível fazer um passeio de barco, chamado Cisne Branco que circula desde os anos de 1970. O passeio dura cerca de uma hora e um guia turístico conta a história do local e dos seus principais pontos turísticos.


O Internacional


O Sport Club Internacional surgiu como uma opção para os não-germânicos poderem disputar futebol em Porto Alegre. Foi fundado em 4 de abril de 1909, pelos irmãos José, Henrique Poppe Leão e Luiz Madeira Poppe. O nome Internacional, uma homenagem ao homônimo paulista, indicava a abertura da agremiação a pessoas de todas as origens. A primeira taça veio em 1913, no Campeonato Metropolitano de Porto Alegre.


Seu estádio é o Beira-Rio, oficialmente conhecido de Estádio José Pinheiro Borda, é chamado assim por ficar às margens do Rio Guaíba, em Porto Alegre. Foi fundado em 6 de abril de 1969 e tem capacidade para 56 mil pessoas. O estádio foi escolhido como uma das sedes da Copa do Mundo de 2014, que será realizada no País.



O América tem boas lembrança nos últimos confrontos com os colorados. Em 2017, superando a equipe gaúcha, o Coelhão foi o campeão do Campeonato Brasileiro série B. Já em 2020, nas quartas de final da Copa do Brasil, a equipe americana eliminou o Internacional, vencendo o confronto nos pênaltis.


Mais recentes

Por Clara Fonseca 9 de julho de 2025
Os Meninos do Deca Sub-20 empataram com o Corinthians por 1 a 1 nesta quarta-feira (9). As equipes se enfrentaram no Parque São Jorge, pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro da categoria. Com uma equipe titular ofensiva, o América dominou as principais ações do jogo. Aos 30 minutos, Yago Souza foi derrubado na grande área e quase abriu o placar para o Coelho na cobrança de pênalti. Na segunda etapa, aos três minutos, a equipe adversária saiu na frente. O DNA Formador insistiu no ataque pelas laterais do campo e marcou o gol de empate já nos acréscimos. Após cobrança de escanteio, a bola sobrou para Karlos Samuel. O atacante finalizou com o pé direito e deixou tudo igual no placar. Com o resultado, o América se mantém na oitava colocação da tabela, com 25 pontos. Na próxima rodada, o DNA Formador enfrenta o Fortaleza, na quarta-feira (16), às 15, na Arena Vera Cruz. Corinthians 1 x 1 América Titulares: Lecce; Arthur Yan, Luiz Felipe, Thallyson, Kauê Ricardo, Otávio, Cauê Machado, Jhonatan Lima, Yago Souza, Kaíque Zizero e Jhonnatan Silva. Reservas: Victor Hugo; Kappel, Gustavo Alves, Júlio, Zanon, Gabriel Pfeifer, Karlos Samuel, Braga, Ariel, Bernardo e Gustavo Henrique. Gol: Karlos Samuel Cartão amarelo: Thallyson
8 de julho de 2025
Na noite dessa segunda-feira (07) o América recebeu o Athletic, pela décima quinta rodada do Campeonato Brasileiro, na Arena Independência e foi superado pela equipe visitante pelo placar de 1 a 0. O JOGO A partida começou com o Coelho buscando chegar na área adversária com perigo, trabalhando a bola de pé em pé. O América tentava manter a posse de bola, mas sofria com a marcação acirrada do Athletic. Aos 16 minutos a equipe visitante marcou. Mesmo em desvantagem no placar, a equipe americana não se deixou abalar e foi em busca do gol de empate. Aos 18 minutos, na cobrança de escanteio, Figueiredo finaliza de cabeça, mas a bola bate na defesa adversária. Aos 40 do primeiro tempo foi a vez de Cauan Barros arriscar o chute rasteiro de fora da área, levando perigo para o goleiro adversário. Na segunda etapa, o América continuou em busca de virar o placar no Indepa. Aos 12 minutos, Figueiredo bateu cruzado em direção ao gol e a bola passa raspando na trave. A partida terminou em 1 a 0 para os visitantes. CALENDÁRIO O América enfrenta o Novorizontino no sábado (12), às 16h, em Novo Horizonte.
Por Clara Fonseca 6 de julho de 2025
Na manhã deste domingo (6), na Arena Gregorão, o América Sub-10 venceu o Atlético na final da Super Copa IMEF! Os Meninos Do Deca garantiram a taça nas cobranças de pênaltis, por 6 a 5, após empate por 1 a 1 no tempo normal. Gustavo abriu o placar para o Coelhão aos 16 minutos da primeira etapa. A equipe adversária empatou no segundo tempo e o campeão foi decidido nas penalidades. O América saiu atrás, mas logo se recuperou com seis cobranças certeiras que garantiram a vitória do DNA Formador na final.