O América promoveu, entre os dias 19 e 22 de julho, a terceira edição da Copa América das Escolas Oficiais do Clube. O evento ocorreu nos campos da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), em Pará de Minas, e reuniu cerca de 1000 crianças e adolescentes em quatro dias de competição.
Ao todo, foram 29 escolas inscritas e um total de 192 jogos realizados em sete categorias diferentes, do Sub-7 ao Sub-17. A competição contou com fase classificatória, semifinal e final para cada idade. As equipes campeãs foram premiadas, e todos os alunos receberam uma medalha de participação.
Aproximadamente 100 profissionais estiveram envolvidos na organização do torneio, que recebeu uma estrutura de primeira linha disponibilizada pela AABB com apoio da Prefeitura de Pará de Minas. Foram quatro campos de futebol gramados, área de alimentação e lazer, além dos alojamentos para receber todos os alunos da melhor maneira possível.
Elói Assis, consultor das Escolas Oficiais de Futebol do América, comentou sobre a realização do torneio e agradeceu aos parceiros por possibilitarem a realização de mais um evento de sucesso.
"Queria deixar meu agradecimento especial a diretoria do clube AABB e também à prefeitura da cidade de Pará de Minas, que disponibilizou toda a estrutura de segurança, brigadistas e todo esse alojamento para as crianças. Foi um evento de muito sucesso, com todas as categorias de 7 até 17 anos disputando competições muito sadias. A gente via estampada a alegria, a energia do esporte durante esses quatro dias em que estivemos lá. Foi sensacional" disse.
A Copa América de Escolas Oficiais teve início em 2019 e foi um sucesso em participações e organização. Nos dois anos seguintes, a competição ficou fora do calendário do Clube por conta da pandemia da covid-19, mas retornou em 2022 com mais de 800 alunos e 26 escolas envolvidas. Neste ano, o evento conseguiu superar os números da edição passada e mostrou a força do DNA Formador americano em todas as idades.
Mais recentes