O DNA Formador do América não se fortalece aleatoriamente. É preciso cuidado, atenção, investimento e oportunidades para as categorias de base do Coelhão desenvolverem o potencial máximo. Um exemplo de ação que remete a este olhar atento do Clube para o setor foi a reunião geral entre os departamentos realizada nessa sexta-feira, no CT Lanna Drumond. O encontro envolveu a direção de futebol do profissional, com a presença do diretor Fred Cascardo, e de base, com Claudiomir Rates, e foi encabeçado pelo técnico Vagner Mancini, que falou sobre a metodologia de trabalhou no futebol profissional.
"Foi um palestra importante para nos aproximar do departamento de base. Nós sabemos o quanto a base luta para formar bem os jogadores. A gente quis aproximar os técnicos e as pessoas que fazem parte das comissões. Foi uma troca de informações muito rica. Penso que isso deve ocorrer em todos os clubes. Queremos no América abrir uma porta para que os profissionais da base possam circular no CT e entender o que estamos fazendo. O objetivo foi contribuir para o crescimento de todos eles", disse o treinador.
Mancini conduziu a apresentação para os responsáveis pelas categorias sub-14, sub-15, sub-17 e sub-20 e falou sobre a metodologia de trabalho realizada no profissional, além da importância do processo de integração e transição para os jovens atletas. Como de costume, o comandante salientou que é importante ter paciência com os jogadores nessa fase para não pular etapas e atrapalhar o processo de amadurecimento e preparação dos novos valores.
O América tem obtido destaque com as categorias de base. Além do título mineiro de 2021 e a presença na final do Estadual ano passado, a categoria sub-20, por exemplo, foi finalista da edição da Copa São Paulo 2023 e esteve nas semifinais em 2022. O sub-17 e o sub-15 também apresentaram resultados e revelações no ano, inclusive com um representante na Seleção Brasileira.
A categoria profissional do América conta com jovens que subiram recentemente para deixar o elenco com mais opções de qualidade, casos do volante Breno, do zagueiro Julio, do meia Mateus Henrique, que também atua na lateral direita, e dos atacantes Renato Marques e Rodrigo Varanda.
Ademais, o Coelhão negociou este ano o lateral Arthur, formado no Clube, para o Bayer Leverkusen, por uma transação recorde na história do América. O jogador chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira principal, quando ainda vestia as cores do América, para um amistoso contra Marrocos em março deste ano.
Mais recentes