América realiza reunião com as categorias de base com palestra de Vagner Mancini

19 de junho de 2023
América realiza reunião com as categorias de base com palestra de Vagner Mancini

Técnico conversou com integrantes da categoria de base no ct

O DNA Formador do América não se fortalece aleatoriamente. É preciso cuidado, atenção, investimento e oportunidades para as categorias de base do Coelhão desenvolverem o potencial máximo. Um exemplo de ação que remete a este olhar atento do Clube para o setor foi a reunião geral entre os departamentos realizada nessa sexta-feira, no CT Lanna Drumond. O encontro envolveu a direção de futebol do profissional, com a presença do diretor Fred Cascardo, e de base, com Claudiomir Rates, e foi encabeçado pelo técnico Vagner Mancini, que falou sobre a metodologia de trabalhou no futebol profissional.


"Foi um palestra importante para nos aproximar do departamento de base. Nós sabemos o quanto a base luta para formar bem os jogadores. A gente quis aproximar os técnicos e as pessoas que fazem parte das comissões. Foi uma troca de informações muito rica. Penso que isso deve ocorrer em todos os clubes. Queremos no América abrir uma porta para que os profissionais da base possam circular no CT e entender o que estamos fazendo. O objetivo foi contribuir para o crescimento de todos eles", disse o treinador.

 

Mancini conduziu a apresentação para os responsáveis pelas categorias sub-14, sub-15, sub-17 e sub-20 e falou sobre a metodologia de trabalho realizada no profissional, além da importância do processo de integração e transição para os jovens atletas. Como de costume, o comandante salientou que é importante ter paciência com os jogadores nessa fase para não pular etapas e atrapalhar o processo de amadurecimento e preparação dos novos valores.


O América tem obtido destaque com as categorias de base. Além do título mineiro de 2021 e a presença na final do Estadual ano passado, a categoria sub-20, por exemplo, foi finalista da edição da Copa São Paulo 2023 e esteve nas semifinais em 2022. O sub-17 e o sub-15 também apresentaram resultados e revelações no ano, inclusive com um representante na Seleção Brasileira.


A categoria profissional do América conta com jovens que subiram recentemente para deixar o elenco com mais opções de qualidade, casos do volante Breno, do zagueiro Julio, do meia Mateus Henrique, que também atua na lateral direita, e dos atacantes Renato Marques e Rodrigo Varanda.


Ademais, o Coelhão negociou este ano o lateral Arthur, formado no Clube, para o Bayer Leverkusen, por uma transação recorde na história do América. O jogador chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira principal, quando ainda vestia as cores do América, para um amistoso contra Marrocos em março deste ano.

Mais recentes

16 de agosto de 2025
Na noite desta sexta-feira o América visitou o Amazonas, pela 22ª rodada rodada do Campeonato Brasileiro, em Manaus. Com muita raça e determinação o Coelho, que saiu atrás no placar, buscou o empate e traz consigo para Belo Horizonte 1 ponto importante na mala. O JOGO A partida começou com equilíbrio no meio de campo, mas o América rapidamente se impôs em campo. Com uma postura ofensiva, o time alviverde buscava espaços, trocava passes com intensidade e levava perigo em jogadas pelas laterais. Aos 13 minutos, Figueiredo arriscou o chute de fora da área, mas a bola saiu pela linha de fundo. Aos 28, Paulinho levantou na área e Lucão apareceu bem no cabeceio, obrigando o goleiro a fazer uma defesa difícil. Mesmo com o domínio americano, o adversário abriu o placar aos 38 minutos da primeira etapa, em cobrança de pênalti. Na volta do intervalo, o América manteve o ímpeto ofensivo. Logo no primeiro minuto da etapa final, Figueiredo recebeu em profundidade e soltou a bomba, o goleiro espalmou. Aos 8 minutos, Miguelito achou Diniz dentro da área, o camisa 15 bateu cruzado com muito perigo. No minuto seguinte, o Amazonas ampliou a vantagem. Apesar do cenário adverso, o Coelhão não se abateu. Com espírito aguerrido e muita entrega, a equipe subiu as linhas e passou a dominar o jogo. A pressão aumentava a cada minuto, e a reação não demorou. Aos 34 minutos, após pênalti assinalado, Figueiredo foi para a bola e marcou com precisão, recolocando o América na disputa. Embalado pelo gol, o América seguiu em cima, encurralando o adversário em seu campo. O esforço foi recompensado nos acréscimos : já aos 54 minutos da etapa final, novo pênalti para o América. E mais uma vez, Figueiredo chamou a responsabilidade e bateu com categoria, igualando o placar e decretando o empate para o Coelhão. O América mostrou, mais uma vez, a força de um elenco comprometido e resiliente. Mesmo longe de casa, o Coelhão batalhou até o último segundo para conquistar um ponto importante na tabela. Agora, o foco se volta para a próxima rodada. Com confiança renovada, o América segue firme na missão de conquistar seus objetivos na competição. CALENDÁRIO O América retorna a campo no dia 23 de agosto, sábado, contra o Goiás, em Goiânia.
Por Moisés Elias 14 de agosto de 2025
Alberto Valentim, o novo comandante americano, foi apresentado à torcida e a imprensa nesta quarta-feira (13), no CT Lanna Drumond. O técnico chega para assumir o Coelhão durante a sequência do Campeonato Brasileiro da Série B. Mineiro da cidade de Oliveira, o treinador de 50 anos, retorna ao clube pouco mais de 30 anos após sua primeira passagem, quando atuou pelo sub-17 na temporada de 1993. “O motivo maior para que eu viesse para cá, foi o meu desejo de trabalhar em Minas e no América. Algumas pessoas não sabem, mas a minha carreira no futebol começou aqui, como atleta juvenil. Eu queria fazer parte desse recomeço. De um recomeço na minha carreira e de uma retomada nossa dentro do campeonato. Ainda temos muito jogos para que nós mudemos essa tabela”, disse. Como treinador, Alberto Valentim iniciou sua carreira em 2016, após algumas temporadas exercendo a função de auxiliar técnico. Com passagens por diversos clubes do futebol brasileiro, o novo comandante americano tem como principais conquistas em sua carreira, a Copa Sul-Americana, um Campeonato Carioca e um Campeonato Mato-Grossense. No Coelho, o técnico chega com a confiança da diretória para devolver a equipe à briga pelo acesso para Primeira Divisão do próximo ano. O América enfrenta a equipe do Amazonas, em Manaus, nesta sexta-feira (15), às 20h (horário de Brasília), em jogo válido pela 22° rodada da Série B. Com o nome já publicado no BID, o treinador fica apto a comandar o Coelhão na beirada de campo. O vínculo de Valentim com o clube, vai até o final da temporada de 2025.
13 de agosto de 2025
O América anuncia a contratação do lateral-direito Maguinho, de 33 anos, natural de Dores do Turvo (MG). O contrato é válido até 30 de novembro de 2026. Revelado pelo Tupi-MG, Maguinho atuou no América-RN e no Capivariano antes de se destacar pelo Vila Nova-GO. No exterior, possui experiência no Japão, defendendo Yokohama FC e Kawasaki Frontale. No Brasil,também possui passagens por Goiás e Atlético-GO e, em 2025, vestiu a camisa da Ponte Preta, onde disputou 27 jogos.