Priorizando a prática de jogos de futebol e o bom estado da Arena Independência, o América iniciou o processo de manutenção do gramado do estádio para o restante da temporada. A suplementação do campo está sendo feita desde o dia 5 de junho, e a previsão é que o novo gramado esteja pronto para uso no sábado, dia 24. O Coelhão joga no Indepa no dia 25/06, contra o Internacional.
A manutenção não é para troca da grama, mas sim um revigoramento do campo de jogo. Acontece que o gramado padrão do Independência é específico para climas quentes e amenos. Com a chegada do inverno, as temperaturas estarão mais baixas e a intervenção foi necessária. Consequentemente, a grama entra em hibernação e o campo fica amarelado, perdendo a capacidade de se regenerar e impedindo a recuperação de uma partida para outra.
Neste caso, o processo feito é a limpeza do excesso da grama padrão e o plantio de sementes da grama de inverno, o que possibilita um melhor funcionamento do campo de jogo em condições adequadas para uma partida de futebol. A recuperação do gramado é feita geralmente em 25 dias, mas poderá ser concluída em menos tempo caso não haja nenhuma atividade no período.
“Nós fizemos o tratamento, e estamos entrando hoje no décimo dia. No dia 21 ou 22 o campo já estará pronto para receber partidas no fim de semana. Esse é o processo. Acho que é o momento de quebrar a mística, de achar que estamos trocando todo o gramado, porque na verdade nós não trocamos o gramado, e sim fizemos um processo de regeneração e recomposição de tipos específicos de grama para a sequência da temporada” disse Helber Gurgel, Gerente de Operações e Segurança da Arena Independência.
Mais recentes