América luta, mas deixa Copa do Brasil nos pênaltis

Bruno Lobao • 16 de julho de 2023
América luta, mas deixa Copa do Brasil nos pênaltis

Na tarde deste sábado, o América foi até São Paulo e acabou superado pelo Corinthians, nos pênaltis, em jogo válido pelas quartas de final da Copa do Brasil. O tempo normal terminou 3 a 2 para a equipe paulista, que voltou a vencer nas penalidades por 3 a 1. Os gols do América no jogo foram marcados por Benitez e Mastriani, ambos no segundo tempo.


A primeira etapa foi muito estudada, com poucas chances para ambos os lados. A melhor chance do América veio dos pés do atacante Mastriani, já na reta final, e passou muito perto da trave direita do adversário.


No segundo tempo, o Corinthians abriu o placar logo aos 2 minutos, após um cruzamento vindo do lado direito do ataque. Aos 20 minutos, o adversário chegou ao segundo gol depois de uma trama em velocidade no campo ofensivo. O América reagiu logo, e diminuiu o placar quatro minutos depois com um lindo gol de Benitez, batendo de primeira no ângulo do goleiro rival.


Logo em seguida ao gol do Coelho, o Corinthians conseguiu marcar o terceiro, mas o América foi valente e conseguiu marcar mais uma vez, com Mastriani, aos 38 minutos da etapa final. A jogada contou com participação de Martinez e Benitez, que encontrou o atacante uruguaio em ótima posição para concluir para as redes.


Nos pênaltis, Mastriani cobrou o primeiro e converteu, mas Marcinho, Paulinho Boia e Benitez acabaram desperdiçando suas cobranças na sequência e o adversário conseguiu a vitória por 3 a 1.


Dessa forma, o América se despediu da Copa do Brasil como o clube mineiro de melhor campanha nesta edição, tendo chegado entre as oito melhores equipes pelo segundo ano consecutivo. Agora, o Coelho vira a chave e começa a pensar no Colo-Colo, na próxima terça-feira, às 19h, em jogo válido pelo "playoff" da CONMEBOL Sudamericana. Na ida, os chilenos venceram por 2 a 1 em Santiago.


Ficha do jogo

América:
 Pasinato; Marlon (Marcinho), Iago Maidana, Éder e Danilo Avelar (Nicolas), Lucas Kal (Benitez), Juninho (Breno) e Martinez; Pedrinho, Everaldo (Paulinho Boia) e Mastriani. Técnico: Vagner Mancini.


Gols
: Corinthians: Renato Augusto (2'/2T), Yuri Alberto (20'/2T) e Roger Guedes (27'/2T) |  América: Benitez (24'/2T) e Mastriani (38'/2T)

Cartões amarelos: Fagner, Gabriel Moscardo, Yuri Alberto e Roger Guedes (Corinthians) | Benitez (América)

Árbitro: Ramon Abatti Abel (Fifa-SC)

Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)

VAR: Rodolpho Toski Marques (Fifa-PR)

Mais recentes

26 de novembro de 2025
O América venceu o IAPE, por 1 a 0, na tarde desta quarta-feira (26), no Independência, em jogo válido pela primeira partida da semifinal da Copa do Brasil Sub-20. O gol Americano foi marcado pelo meia-atacante Jonathan Lima aos seis minutos da segunda etapa. A partida de volta será na próxima quarta-feira (3/12), no estádio Castelão, em São Luis-MA. O Coelhão joga por um empate para se classificar a uma final inédita. O jogo Em casa, o DNA Formador tem controlado as principais ações ofensivas em duelos da Copa do Brasil, e na semifinal não foi diferente. Desde os minutos iniciais, o América construiu boas chances de gol. Aos nove, Jhonatan Lima avançou em velocidade pela esquerda e sofreu a falta próximo à grande área. Aos 14, Kauan Cristtyan tentou o cruzamento e a defesa mandou pela linha de fundo. Na sequência, o camisa 7 tentou finalizar, o goleiro espalmou e, por pouco, Kayky Álvaro não aproveitou o rebote. Aos 25, Karlos Samuel recebeu bom passe pelo meio e, livre de marcação, teve boa chance para inaugurar o marcador. Já no fim da primeira etapa, Kaíque Zizero se lançou ao ataque pela direita e ganhou escanteio. Na cobrança, Jhonatan Lima subiu para cabecear e a bola passou de raspão. Apesar da intensidade da partida, o placar permaneceu inalterado. No segundo tempo, no entanto, não demorou muito para que o América inaugurasse o marcador. Aos cinco minutos, Kappel foi derrubado dentro da área e a arbitragem marcou pênalti. Jhonatan Lima partiu para a cobrança e, de cavadinha, mandou pro fundo da rede. O Coelho manteve o ritmo ofensivo e teve boas chances de ampliar e, quando testado, soube se defender, contando com mais uma atuação de excelência do goleiro Lecce. Ainda assim, o jogo terminou em 1 a 0. América 1 x 0 IAPE América: Lecce; Kappel; Luiz Felipe (Deric), Thallyson (C) e Kauê Ricardo; Júlio, Kayky Álvaro (Henrique Braga) e Jhonatan Lima (Gustavo Henrique); Kaíque Zizero (Cauê Araújo), Kauan Cristtyan (Ariel) e Karlos Samuel (Bernardo). Gol: Jhonatan Lima (6'/2T) Cartões amarelos: Deric, Kappel, Cauê Araújo e Kauê Ricardo.
26 de novembro de 2025
A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou nesta terça-feira (25), as sedes e grupos da primeira fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Em busca do bicampeonato, o América jogará na cidade de Ribeirão Preto, interior do estado de São Paulo. O DNA Formador ocupa o Grupo 10 e enfrentará Comercial-RP, Noroeste-SP e Atlético-PI. As datas e horários dos confrontos ainda serão divulgados pela FPF. A 56ª edição da Copinha será disputada por 128 clubes divididos em 32 sedes. A estreia do torneio está marcada para 2 de janeiro e a final será disputada no dia 25, data de aniversário da cidade de São Paulo. Ao todo, serão 255 partidas, todas com transmissão ao vivo. Grupo 10 - Ribeirão Preto AMÉRICA Comercial-SP Noroeste-SP Atlético-PI
25 de novembro de 2025
O América Futsal conquistou o título estadual Sub-19 ao vencer o Minas Tênis Clube por 3 a 2 na grande final. A competição foi disputada em etapa única, com duas rodadas realizadas na Arena UNI-BH e a decisão no Ginásio Divino Braga, em Betim. A campanha do Coelhão ficou marcada por um verdadeiro milagre. Na partida que garantiu a vaga na final – a vitória por 6 a 5 sobre Frei Gaspar – o gol da virada saiu faltando apenas 4 centésimos para o fim do jogo. Ao longo do torneio, o grande destaque individual da equipe foi o capitão Arthur Pará, que atua como ala. Nesta edição do estadual, participaram América Futsal, Cruzeiro Esporte Clube, Frei Gaspar e Minas Tênis Clube – e todos se enfrentaram ao longo do torneio. Com essa conquista o América Futsal garantiu a vaga na Taça Brasil de Clubes em 2026. Retrospecto do América Futsal na competição:  Primeira rodada América 3 x 3 Cruzeiro Gols: Arruda, Arthur Pará e Martins Segunda rodada América 6 x 5 Frei Gaspar Gols: Arthur Pará (3x), Arruda, João Henrique e João Amendoim Final América 3 x 2 Minas Gols: João Amendoim (2x) e Arthur Pará