América goleia o Pouso Alegre e começa o Campeonato Mineiro em grande estilo

Estevão Germano • 23 de janeiro de 2023
América goleia o Pouso Alegre e começa o Campeonato Mineiro em grande estilo

O América iniciou a temporada 2023 com um ótimo cartão de visitas! Pela rodada inaugural do Campeonato Mineiro, o Coelho foi até a cidade de Pouso Alegre, no sul de Minas, e goleou o time da cidade por 4 a 0. Com boas tramas, exibições promissoras de atletas contratados na atual janela de transferências e solidez dos jogadores com mais tempo de casa, o time americano conquista o melhor resultado das partidas já realizadas nesta 1ª rodada do estadual.


Os autores do ótimo triunfo americano foram o volante e capitão Juninho, no primeiro tempo, e Benitez, Dadá Belmonte e Wellington Paulista na segunda etapa. Destaque também para os estreantes. Além do atacante Dadá Belmonte, que já anotou seu primeiro gol com a armadura do Coelho logo em sua primeira partida, o atacante Mateus Gonçalves e o lateral Nino Paraíba contribuíram com assistências na goleada deste domingo.


Após a ótima estreia, o América retorna a Belo Horizonte durante a madrugada. Na chegada à capital mineira, os jogadores ganharão folga nesta segunda-feira e retomarão os trabalhos na tarde de terça. O próximo compromisso do Coelho está marcado para domingo, às 18h30, contra o Villa Nova-MG, na Arena Independência, quando ocorrerá a primeira partida do time diante da torcida neste ano.


O JOGO

O América começou a partida no estádio Manduzão sofrendo sustos nos primeiros momentos. Durante 10 minutos, o Pouso Alegre se jogou ao ataque e conseguiu duas boas chances; a primeira bateu na rede pelo lado de fora e, na segunda, o Coelho se salvou em cima da linha pelo zagueiro Éder.


Em seguida, o América conseguiu equilibrar as ações e aos poucos passou a controlar o jogo. Aos 29 minutos, veio a melhor oportunidade americana e já o gol: Mateus Gonçalves encarou bem o marcador, jogou a bola para o pé esquerdo e cruzou para Juninho, que, dentro da grande área, mostrou oportunismo e desviou de cabeça no canto oposto do goleiro do Pouso Alegre para colocar o Coelho na frente do placar.


Na sequência da primeira etapa, o América controlou as ações até o apito final. Já no segundo tempo, Juninho colocou seu talento para jogo novamente e deu um passe açucarado de cavadinha para Benitez, aos 8 minutos, que anotou o gol. O passe foi tão bem executado que o assistente, erroneamente, levantou a bandeira invalidando o lance. Porém, na checagem do VAR, ficou comprovado que Benitez tinha muita condição, e o segundo gol do Coelhão foi validado.


O segundo gol deixou o América tranquilo na partida, e o Pouso Alegre, mesmo tentando jogadas pelos lados do campo, não conseguia ameaçar o gol de Matheus Cavichioli. Na segunda metade do tempo, Vagner Mancini promoveu substituições e deu fôlego novo à equipe. E assim saíram mais dois gols. Aos 40 minutos, após roubada de bola e lançamento em profundidade, Matheusinho ganhou na corrida e serviu o estreante Dadá Belmonte, que penetrou em velocidade e chutou firme: 3 a 0 para o América.


O quarto gol veio no apagar das luzes: novamente com roubada de bola e ligação rápida para o ataque. Desta vez, Nino Paraíba lançou do campo de defesa, Matheusinho fez o corta-luz, enganando a defesa do Pouso Alegre, e a bola sobrou livre para o centroavante Wellington Paulista fuzilar para o fundo do gol e decretar a goleada americana.



FICHA DO JOGO


Pouso Alegre-MG 0x4 América


Motivo: Campeonato Mineiro – Rodada 1

Local: Estádio Manduzão, em Pouso Alegre (MG)

Árbitro: Vinicius Gomes do Amaral

Auxiliares: Pablo Almeida da Costa e Rodney Faria Lima

Árbitro de vídeo: Marco Aurelio Augusto Fazekas Ferreira


Gols: Juninho, aos 29min do 1º T; Benitez, aos 8min, Dadá Belmonte, aos 40min, e Wellington Paulista, aos 48min do 2º T (América).

Cartões amarelos: Heitor e Renato Vischi (Pouso Alegre-MG).



AMÉRICA

Matheus Cavichioli; Nino Paraíba, Iago Maidana, Éder e Nicolas; Alê (Lucas Kal), Juninho e Benitez (Emmanuel Martinez); Mateus Gonçalves (Dadá Belmonte), Felipe Azevedo (Matheusinho) e Aloísio (Wellington Paulista).


Técnico: Vagner Mancini



POUSO ALEGRE-MG

Cairo; Igor Carvalho (Nando), Heitor, Renato Vischi e Gabriel Carioca; Jean Henrique (Christian), Carlinhos, Michael Paulista (Marquinhos) e Minho; Amarildo (Rodrigo Carioca) e Ingro.


Técnico: Eugênio Souza


Mais recentes

6 de dezembro de 2025
The body content of your post goes here. To edit this text, click on it and delete this default text and start typing your own or paste your own from a different source.
6 de dezembro de 2025
O goleiro William, de 27 anos, é o novo reforço do América! Natural de Santa Cruz do Sul - RS, o defensor assina contrato com o Coelhão até 30/11/2026. Revelado nas categorias de base do Juventude, William tem 1,94 m de altura. O arqueiro soma passagens por times como Santa Cruz, Ponte Preta, Goiânia e, por último, Azuriz. William é mais um goleiro confirmado para a próxima temporada. Na última sexta-feira (5), Cássio, formado na base do América, renovou o vínculo com o Coelhão até 2027. Ficha Técnica: Nome completo: William Arthur Assmann Data de nascimento: 21/01/1998 Origem: Santa Cruz do Sul, RS Posição: Goleiro Clubes: 2015 a 2019 – Juventude 2020 – Nova Mutum 2020 a 2022 – Juventude 2023 – Aimoré 2024 – Santa Cruz 2024 – Ponte Preta 2025 – Goiânia 2025 – Azuriz 2026 – AMÉRICA
5 de dezembro de 2025
Revelado nas categorias de base do América, o goleiro Cássio acertou a renovação de contrato com o Coelhão! No clube desde 2021, o defensor agora tem novo vínculo até 31/12/2027. Natural de Osasco (SP), Cássio foi destaque da equipe Americana que chegou às semifinais da Copinha em 2022. No ano seguinte, o goleiro passou a integrar o elenco profissional do Coelhão. Ficha Técnica: Nome completo: José Cássio Meneses da Costa Data de nascimento: 08/02/2002 Origem: Osasco, SP Posição: Goleiro Clubes: 2017 – Grêmio Osasco 2018/2019 – Cruzeiro 2020 – Bahia 2021 a 2027 - AMÉRICA