Spartanas são superadas na estreia do Brasileirão A-2

Tereza Rebello Horta • 11 de junho de 2022
Spartanas são superadas na estreia do Brasileirão A-2
(Foto: José Tramontin / Athletico Paranaense)

O América foi superado pelo Athletico-PR na estreia do Brasileirão Série A-2. Nos gramados do CT do Caju, em Curitiba (PR), as Spartanas foram superadas por 6 a 0.

O próximo desafio da equipe será no próximo sábado, às 16h, contra o Aliança-GO, em casa.

O Jogo

No primeiro desafio das Spartanas pelo Brasileirão A-2, o time apresentou dificuldades nas trocas de passes e finalizações. Vale ressaltar que a partida desta manhã marcou também a estreia do elenco atual na temporada 2022, já que o elenco vem de mudanças e só disputou amistosos até então. As donas da casa conseguiram abrir o placar aos 5 minutos e aos 10 minutos, construindo uma ótima vantagem ainda na primeira etapa.

Na volta do intervalo, a entrada de Jisele e Karol Mineira, fizeram com que o América avançasse e se tornasse mais ofensivo, porém as o último passe não foi conclusivo. Até os 30 minutos da etapa final a equipe americana seguia mais eficiente, porém, em um contra-ataque, a equipe paranaense conseguiu marcar o 3º e desarrumou a zaga americana, que acabou levando outros três gols até o apito final.

O elenco comandado pela técnica Nádima Skeff entrou em campo com: Camila; Sabrina (Jisele), Bruna Emília (Rafa Martins), Hingredy, Maiara, Brenda, Leka (Esquerdinha), Carol, Dilene (Karol Mineira), Ágata (Gaby) e Tábatha. 

Mais recentes

Por Moisés Elias 2 de agosto de 2025
A última terça-feira (29), foi marcada pela comemoração dos dez anos da retomada do futebol feminino pelo América. Há uma década, o primeiro elenco das Spartanas era apresentado com grande expectativa no CT Lanna Drumond, pelo presidente Alencar da Silveira Jr. Naquela temporada, o futebol feminino voltava a ser fomentado pelo Coelhão após 33 anos de sua dissolução, que ocorreu logo depois da campanha do vice-campeonato mineiro de 1983. A retomada da categoria dentro do América aconteceu de forma voluntária, antes mesmo da obrigatoriedade imposta pela CONMEBOL e pela CBF, que começou a valer somente em 2019. Obrigando todos os times das série A do Campeonato Brasileiro e participantes de competições sul-americanas à manutenção de uma equipe feminina. “O América sempre acreditou no futebol feminino. Prova disso é nosso movimento de implementação da categoria, muito antes de se tornar obrigatória. Temos procurado dar totais condições para que nossas atletas desenvolvam seu trabalho e, consequentemente, obtenham os resultados. Sabemos que há muito ainda a ser feito, mas temos certeza de que seguimos na trajetória correta e, que, em breve, novos títulos virão”,enfatizou Dower Araújo, diretor presidente. Vale salientar, que a prática do esporte por parte das mulheres foi proibida no Brasil por 38 anos, entre os anos de 1941 e 1979, por decreto de lei assinado pelo então presidente da república, Getúlio Vargas, sob a “alegação de ser incompatível com a natureza feminina”. Com a revogação do decreto em 1979, já no início da década de 1980, sob a vanguarda do América e outras equipes, surgem as primeiras equipes de futebol feminino, buscando o rompimento com o preconceito e o sexismo que imperava naquela época. A Spartanas Nesses dez anos, a equipe feminina tem evoluído a cada temporada, obtendo marcas importantes e conquistando títulos, como o tricampeonato mineiro em 2016, 2017 e 2018, que aconteceu pouco depois de sua recriação. Além do acesso à Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro da categoria, em 2023, quando chegou até a fase de semifinal. Recentemente, foi dado mais um passo no quesito preparação, o CT de Santa Luzia passou a ser local exclusivo para treinamento das Spartanas, que tem passado por melhorias contínuas para que a equipe possa performar em busca de novas conquistas para a Nação Americana. Nesta temporada o elenco comandado pelo técnico Jorge Victor ainda terá a Copa do Brasil e o Campeonato Mineiro pela frente. Na competição de mata-mata, as Meninas do Coelho irão enfrentar o Santos na próxima quarta-feira (06), em partida válida pela terceira fase do certame nacional. O Campeonato Mineiro terá seu início em 20 de setembro, ainda sem confrontos definidos.
1 de agosto de 2025
Na manhã desta sexta-feira (01), o América encerrou a preparação para enfrentar o Botafogo-SP, em Ribeirão Preto, neste sábado (02). A partida, válida pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro, irá ocorrer na Arena Nicnet. Em entrevista exclusiva para a Coelho TV o goleiro Dalberson destacou a semana intensa de treinamentos da equipe americana. "Estamos muito focados, no último jogo foi muito nítida e clara a entrega do nosso time. Essa semana não foi diferente, demos o máximo nos treinos para preparar bem e amanhã ter um grande resultado em Ribeirão Preto", afirmou o paredão do Coelho. Dalberson também destacou a atuação e entrega do time no empate contra o Athletico-PR no último domingo (27), na Arena Independência, por 2 a 2. "O último jogo teve uma prova da entrega que tivemos, não desistimos até o final, então para esse jogo também seremos um time aguerrido, um time com força total, um time pronto para tentar vencer o jogo." A partida entre Botafogo-SP e América terá transmissão pelo Disney +.
1 de agosto de 2025
Convocação Ficam convocados os integrantes do Conselho Deliberativo do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE, em pleno gozo de seus direitos sociais e em dia com suas obrigações estatutárias, para comparecerem à Reunião Extraordinária do Órgão, que se realizará na Sede Administrativa Afonso Celso Raso, localizada na Av. dos Andradas, nº 3000, Santa Efigênia, Piso G-1 do Boulevard Shopping, CEP 30.260- 070, Belo Horizonte/MG, no dia 04 de agosto de 2025, segunda-feira, às 19:30 horas, em 1ª chamada, ou às 20:00 horas, em 2ª chamada, para: a) Deliberar sobre a proposta de repactuação e liberação de novo valor para a operação de crédito celebrada junto ao SICOOB (Cooperativa de Crédito de Livre Admissão da Região Central e Oeste Mineiro LTDA. - SICOOB DIVICRED) no ano de 2021, nos termos do artigo 40, inciso V, do Estatuto Social do América Futebol Clube; b) Deliberar sobre a criação do Instituto Decacampeão, com a finalidade de captação de projetos culturais e institucionais, a exemplo do projeto do Museu do América Futebol Clube. c) Outros assuntos do interesse social. Será facultado aos integrantes do Conselho Deliberativo participar da Reunião de forma remota, bem como exercer o seu direito de voto, ficando esclarecido que o link de acesso será enviado para o endereço eletrônico de cada um, até o horário da Reunião. A presença e o voto dos integrantes do Conselho Deliberativo serão registrados através da relação de todos os presentes, ainda que on-line, que deverá ser assinada pelo Presidente e Secretário do Conselho. Belo Horizonte, 01 de agosto de 2025. José Flávio Lanna Drumond Presidente do Conselho Deliberativo Alencar Magalhães da Silveira Junior Presidente do Conselho de Administração