Com passagem vitoriosa pelo Clube, volante Bruna Emília está de volta ao América

Estevão Germano • 23 de janeiro de 2022
Com passagem vitoriosa pelo Clube, volante Bruna Emília está de volta ao América
Bruna Emília é o quarto reforço das Spartanas para a temporada (Foto: Mourão Panda / América)

O América Feminino fechou com mais uma atleta de qualidade para a temporada 2022. Após as chegadas da goleira Camila Menezes , da meia-atacante Aline Guedes e da atacante Kim , as Spartanas recebem mais um reforço de peso para buscarem os grandes objetivos do ano. A volante Bruna Emília, que já tem uma história de quatro temporadas com o manto americano, está de volta ao time das Spartanas. A experiente atleta de 29 anos assina contrato até o fim desta temporada.

Mineira de Belo Horizonte, Bruna Emília começou sua carreira no Atlético-MG, antes da interrupção do futebol feminino no clube rival. Por lá, conquistou seus primeiros títulos do Campeonato Mineiro. Depois, defendeu o Ascoop-DF, onde se sagrou campeã brasiliense.

No início da carreira, a volante teve várias convocações para a Seleção Brasileira de Base. De 2007 a 2012, ela defendeu as categorias Sub-17 e Sub-20 e conquistou ainda dois importantes títulos: o bicampeonato do Sul-americano Sub-20, em 2010 e 2012.

Após passagens pelo Manchester-MG, Internacional-MA e Neves-MG, foi contratada pelo Atlético Ouriense, de Portugal, em 2014. No futebol português, teve a oportunidade de jogar a Champions League Feminina, uma das competições de clubes mais fortes do futebol feminino mundial.

De volta ao Brasil, chegou ao América em 2015, ano da retomada do futebol feminino do Coelho. A volante defendeu as Spartanas até o fim de 2018. Nesse período, Bruna Emília somou 87 atuações, sendo a 4ª atleta que mais jogou pela equipe feminina do América. No ranking histórico, ela fica atrás da zagueira Nandão (100 jogos), Dani Peré (91 jogos) e Camila Menezes (91 jogos).

Após quatro temporadas, Bruna Emília deixou o América com seis títulos: o tricampeonato mineiro (2016, 2017 e 2018) e o tri da Copa BH (2016, 2017 e 2018).

Na sequência da carreira, atuou pelo Vitória-BA e teve uma segunda passagem pelo Atlético-MG. De 2019 a 2021, Bruna Emília conquistou dois estaduais pelo Atlético-MG, além de ajudar a equipe a conquistar o acesso à Série A-1 do Campeonato Brasileiro na última temporada.

Bruna Emília demonstrou sua felicidade por voltar a defender as Spartanas e já destacou sua principal meta: “É muito bom estar de volta! Volto com o intuito de somar. Fazer uma excelente temporada, contribuir para com o time traçando um objetivo claro que é o acesso do América para a A-1” , declarou.

Luiza Parreiras, coordenadora geral da equipe feminina, comenta sobre uma das principais contratações da temporada das Spartanas.

“A Bruna é mais uma atleta que retorna ao futebol feminino do América, teve uma passagem bastante vitoriosa por aqui. Agora, volta com uma bagagem de disputa de Série A-1, de acesso à Série A-1 e também de futebol internacional. Fizemos uma análise técnica e tática, e ela se encaixará perfeitamente no estilo de jogo da equipe, principalmente nas funções defensivas e também na construção ofensiva. Nossas expectativas são as melhores, contando com essa experiência dela para agregar ao nosso time. Com certeza, ela se tornará uma das lideranças do nosso grupo” , detalhou a coordenadora.


Ficha do jogadora

Nome completo:  Bruna Emília Teixeira Santos
Data de nascimento:  7/7/1992
Local de nascimento:  Belo Horizonte (MG)
Altura:  1,74 m
Clubes:  Atlético-MG, Ascoop-DF, Manchester-MG, Internacional-MA, Neves-MG, Atlético Ouriense-POR, América, Lustrika-MG e Vitória.
Principais títulos (Seleção Brasileira):  Sul-americano Sub-20 (2010 e 2012).
Principais títulos (Clubes): Campeonato Mineiro (11 títulos); Copa BH em 2016, 2017 e 2018; Campeonato Brasiliense em 2009.

Mais recentes

27 de abril de 2025
Na tarde desse domingo (27) as Spartanas enfrentaram o Sport, na Ilha do Retiro e venceram de virada, pelo placar de 2 a 1. Os gols americanos foram marcados por Pimenta e Ana Clara. O JOGO Em uma tarde de superação e garra, as Spartanas brilharam e conquistaram uma vitória emocionante sobre o Sport pelo Campeonato Brasileiro Feminino A-1. A partida, começou com dificuldades para a equipe americana, que teve dificuldades de criar jogadas perigosas na etapa inicial. As equipes desceram para o vestiário com o placar em 0 a 0. No segundo tempo, o América voltou com outra postura: mais intenso, organizado e determinado a reescrever a história do jogo. Porém, aos 03 minutos a equipe adversária marcou. Mesmo com o placar em desvantagem, as Spartanas mantiveram o foco e aos E aos 20 minutos, a atacante Pimenta mostrou oportunismo e talento ao empatar a partida com um cabeceio certeiro, incendiando o jogo e a torcida americana que acompanhava a partida. A virada veio dez minutos depois, e de forma simbólica: a zagueira Ana Clara, em um momento de pura entrega, marcou o gol da vitória aos 30 minutos do segundo tempo. O gol coroou a reação das Spartanas e selou um triunfo de peso fora de casa. CALENDÁRIO Na próxima rodada, o América enfrentará o São Paulo , em Cotia, às 16h deste quarta-feira (30/4) .
27 de abril de 2025
Pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o América visitou o Avaí no Estádio da Ressacada e perdeu por 3 a 0, em duelo que aconteceu na noite deste sábado (26). O resultado matém o Coelho com nove pontos, agora na sexta posição. Apesar do placar, a partida no geral foi bastante acirrada, com o América tendo 70% de posse de bola e finalizando mais que o adversário. Entre estes remates, algumas chances claras para abrir ou empatar o jogo. Já nos minutos finais do confronto, o time da casa acabou chegando ao segundo e terceiro gol, em um espaço curto de tempo. Próximo desafio do Coelho será contra o Operário, em Ponta Grossa, domingo (04/05). Contra o Avaí, o América atuou com: Matheus Mendes; Júlio (Mariano), Ricardo Silva, Lucão, Marlon; Kauã Diniz (Cauan Barros), Miqueias (Fer Elizari), Miguelito; Stênio (Renato Marques), Willian Dubgod (Benitez) e Figueiredo.
Por Moisés Elias 26 de abril de 2025
Com intuito de pedir cada vez mais inclusão, no Abril Azul, mês destinado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), América e MC Games, patrocinadora master do Clube, realizam uma ação especial na partida deste sábado (26), diante da equipe do Avaí, em Florianópolis, no Estádio da Ressacada, em partida válida pela quinta rodada do Brasileiro. Usando o uniforme número dois, o time americano vai a campo com alterações em sua armadura. No espaço destinado ao patrocínio da MC Games, um laço colorido aparecerá envolvido na logo da empresa, buscando enfatizar a importância da campanha e o apoio do futebol, como esporte que atinge diversos segmentos da sociedade. “O Autismo é uma causa de todos. Precisamos usar o alcance que o futebol tem para levantar bandeiras que são importantes para nós enquanto sociedade. A MC Games abraça essa campanha junto do América, buscando dar voz e visibilidade à causa que é nobre e precisa ser tratada com imenso carinho”, afirma Camila Silva, diretora de marketing da MC Games. Além das mudanças na logomarca do patrocinador, um patch exclusivo desenvolvido pelo clube, será incorporado à camisa e fixado logo acima do escudo. O patch se destaca pela cor predominantemente verde. No centro do distintivo, o símbolo popularmente conhecido como “Infinito” e tradicionalmente utilizado por campanhas focadas no Espectro Autista –, aparece em uma combinação de cores, azul, amarelo, verde e vermelho. Nas bordas, a frase “Acolher é entender sem mudar”, compõe a arte. A braçadeira de capitão também será estilizada para a partida, ganhando as cores e a reprodução do patch. De acordo com Bernard Romanelli, diretor de marketing e negócios do Coelho, é de extrema importância que os clubes possam encabeçar ações que estejam diretamente ligadas a contextos sociais de forma ampla. “É fundamental que o futebol, principal esporte do mundo, que promove lazer e cultura, esteja ao lado de campanhas como essa. É um orgulho para o América contribuir com a conscientização e inclusão. A parceria com a MC Games só engrandece o intuito da causa”. As camisas usadas pelos jogadores em campo serão leiloadas pela Match Worn Shirt, empresa parceira do América, focada em leilões de artigos esportivos. Todos os valores arrecadados serão repassados a entidades que conduzem trabalhos voltados ao Transtorno do Espectro Autista.