Professores da CBF Academy, profissionais do América participam de curso com Staff FIFA


Nesta semana, dois colaboradores do América Futebol Clube marcaram presença no Programa de desenvolvimento de formadores de treinadores, elaborado pela FIFA em parceria com a CBF Academy. O coordenador técnico das Spartanas, Eliney Melo, e o coordenador técnico e metodológico do DNA Formador americano, Gibson Moreira, estão entre os 20 professores contemplados no programa, que foi realizado do dia 8 a 12 de janeiro.
Elaborado pela FIFA e levado a mais de 100 federações, o Programa de desenvolvimento de formadores de treinadores busca formar os profissionais que atuam diretamente na formação dos treinadores de futebol, nos mais diferentes níveis. Para a edição brasileira, foram selecionados profissionais que atuam preferencialmente na licença C de treinadores oferecida pela CBF Academy.
O curso conta com um caminho de aprendizagem composto por diversos módulos. Foram realizadas atividades de e-learning e um curso online ao vivo durante 3 dias. Na próxima fase os participantes contaram com a imersão prática de 5 dias na Granja Comary, em Teresólis, e uma mentoria individual oferecida pelos instrutores da FIFA. Nela, são construídas estratégias de ensino-aprendizagem, caminhos para facilitar a formação dos treinadores e formas eficazes de comunicação que certamente representam importantes conteúdos tanto para as estratégias de formação de treinadores, quanto para a prática no futebol.
Além dos 20 instrutores, o curso também contou com a presença de importantes profissionais da modalidade, como o tetracampeão mundial Carlos Alberto Parreira e os auxiliares do técnico Tite, Cleber Xavier e César Sampaio.
Eliney é coordenador técnico do Futebol Feminino do América. Graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais, ele ainda soma em seu currículo uma pós-graduação em Treinamento Desportivo e um mestrado e doutorado em Ciências do Treinamento Esportivo. Atualmente divide suas tarefas no Clube com o cargo de coordenador e professor da CBF Academy, com licença B, que é a qualificação do profissional que deseja atuar no futebol com uma prática profissional competente e atualizada.
“Mais uma uma experiência riquíssima pela CBF Academy, com muita troca de experiências entre os professores e o Staff FIFA. É uma honra para mim estar dentre os 20 professores contemplados pela academia” , enfatiza o coordenador.
Desde outubro 2019, Gibson faz parte da família América. Além de atuar como coordenador técnico e metodológico da base, ele também é professor da Universidade Federal de Minas Gerais. A paixão pelos estudos estendeu sua formação dentro do futebol e lhe rendeu o título de professor da CBF Academy. Sobre a recente experiência, Gibson exalta os conhecimentos que levará ao Clube.
“Foi uma experiência fantástica aprimorar meu conhecimento em futebol e na área de formação de treinadores. Com certeza levarei ao América experiências e técnicas para auxiliar os treinadores do departamento de futebol de base a continuarem crescendo” , disse.
Mais recentes


