Paratleta do Coelhão brilha com a camisa verde e amarela no Mundial de Parataekwondo

Tereza Rebello Horta • 16 de dezembro de 2021
Paratleta do Coelhão brilha com a camisa verde e amarela no Mundial de Parataekwondo
Miriam Pio carrega as cores alviverdes na camisa e no coração (Foto: Arquivo pessoal)

“Carregar o escudo do meu time do coração no peito é uma honra para mim”. Paratleta do Coelhão, Miriam Pio desembarcou na última semana em Istambul, na Turquia, para representar o Brasil no Campeonato Mundial de Parataekwondo. Se dedicando à modalidade há menos de um ano, a paratleta de 38 anos já honrou a camisa verde e amarela duas vezes.  

Miriam compete na classe K44 para atletas até 49kg. A categoria contempla os atletas com amputação unilateral do cotovelo até a articulação da mão, dismelia unilateral, monoplegia, hemiplegia leve e diferença de tamanho nos membros inferiores. A chance de ingressar no esporte surgiu no início deste ano, através de um amigo em comum com seu atual treinador, Diego De Oliveira. 

“Nunca havia pensando na possibilidade de virar uma atleta. Um dia o meu amigo comentou sobre o trabalho do Diego e me levou para conhecer o Centro de Treinamento Esportivo (CTE), local de treinamento na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já tinha um trabalho estável e, ainda assim, decidi me jogar nesse novo desafio” , conta. 

Miriam durante sua participação no Campeonato Brasileiro de Parataekwondo, disputado em novembro (Foto: Arquivo pessoal)

O América destina parte de sua verba ao incentivo aos esportes paraolímpicos. Além de Miriam, Larissa Lohane, outra paratleta da modalidade, faz parte do plantel americano. Torcedora do Coelhão, Miriam destaca a alegria de trabalhar para o seu Clube do coração e ver os times investirem no futuro dos paratletas. 

“Acompanho o América desde sempre e quando soube que seria uma atleta do Clube, minha torcida só aumentou. É importante que os grandes investidores entendam a importância dos esportes paraolímpicos não somente para o desenvolvimento de um deficiente como também para o futuro do país. Só assim venceremos a falta de recursos e patrocinadores” , disse. 

O ano de 2021 também foi especial para a modalidade. Pelo primeiro ano consecutivo, o Brasil trouxe sua maior delegação de todos os tempos: 17 atletas para o Campeonato Mundial, pouco tempo depois de se tornar a nação Paralímpica de maior sucesso no esporte. 

O Brasil encerrou sua participação no Campeonato Mundial de Parataekwondo de Istambul, na Turquia, com sete medalhas: um ouro, uma prata e cinco bronzes. Na competição, Miriam foi superada pela paratleta da Rússia na fase de classificação. A luta foi disputada no último dia 12.

O Brasil levou 17 atletas para o Campeonato Mundial, a maior delegação desde sua primeira participação (Foto: Arquivo pessoal)

Mais recentes

21 de abril de 2025
Vitória do Coelhão na Arena Independência! Atuando na noite deste domingo (20), pela quarta rodada do Brasileiro, o América recebeu e venceu o Goiás por 1 a 0, com o primeiro gol do meia-atacante boliviano Miguelito, convertendo pênalti sofrido por Cauan Barros. O triunfo faz o time americano chegar a segunda vitória consecutiva na competição em quatro dias, fazendo os seis pontos nos dois jogos seguidos em casa. Com isso, são três vitórias em quatro partidas, deixando a equipe com nove pontos, na vice-liderança do campeonato. O jogo Dominante no primeiro tempo, o América encurralou o Goiás e acumulou oportunidades. Em uma dessas, Cauan Barros sofreu carga por trás dentro da área e, com auxílio do VAR, o árbitro apitou a marca da cal. Na cobrança, o meia-atacante Miguelito deslocou o goleiro e saiu para o abraço, marcando pela primeira vez com a Armadura Americana, aos 12 minutos. Mesmo com o gol, o América continuou em ritmo intenso, parecendo sempre ter muita proximidade de marcar pela segunda vez na partida. O arqueiro do Goiás e os detalhes evitaram mais um tento do Coelho, contudo, a equipe ditou o ritmo até o final e garantiu os três pontos com muita justiça. Contra o Goiás, o América esteve campo com: Matheus Mendes; Júlio (Mariano), Ricardo Silva, Lucão, Marlon; Miqueias (Kauã Diniz), Cauan Barros (Jhosefer), Miguelito (Yago), Stênio (Willian Dubgod), Fabinho e Figueiredo.
Por Moisés Elias 20 de abril de 2025
“Missão de Caça aos Ovos de Páscoa” contou com participação de jogadores do elenco profissional Uma ação desenvolvida exclusivamente para sócios kids do programa Onda Verde, levou um grupo de crianças americanas até o CT para uma missão muito divertida. Investigar e sair a procura de ovos de Páscoa que estariam escondidos em um ponto específico do Lanna Drumond.  Partindo do estacionamento, as crianças iam recebendo dicas dos jogadores de onde poderiam encontrar a próxima pista, que indicaria a localização exata dos ovos. Pontos estratégicos utilizados pelos atletas no dia a dia foram incluídos na brincadeira; como a nutrição, academia, sala de imprensa e campo de treinamento. Em cada ambiente, os pequenos americanos eram recebidos por um jogador e instigados a procurar a próxima pista, que levaria até a etapa seguinte da missão de resgate aos chocolates. Com muita descontração e sorriso no rosto, a criançada pôde interagir com os ídolos e conhecer as instalações do CT Lanna Drumond. Por fim, depois de muita ansiedade, os ovos foram encontrados junto do Coelhão, escondidos no campo de treinamento. O conteúdo pode ser visto na íntegra pela Coelho Tv, no Youtube.
18 de abril de 2025
Dominante, o América venceu o Amazonas na Arena Independência, em duelo pela terceira rodada do Campeonato Brasileiro, que aconteceu na noite desta quinta-feira (17), na Arena Independência. Os gols do triunfo do Coelho foram marcados pelo meio-campista Miqueias e pelos atacantes Fabinho e Figueiredo. Tabela e calendário – O América chega a seis pontos em três duelos e ocupa a sexta colocação neste início de competição. Visando chegar logo ao G-4, o próximo desafio americano será contra o Goiás, no domingo (20), também na Arena Independência, às 20h. O jogo O Coelho começou a partida bem e chegou ao primeiro gol cedo. Aos quatro minutos, contra-ataque fatal após escanteio do adversário. Fabinho arrancou pela direita e deu passe perfeito para Miqueias. O volante, em frente à meta, porém sem tanto ângulo, finalizou como um autêntico camisa 9 e fez o seu primeiro tento com a Armadura do América. Em seguida ao gol, o América continuou em bom ritmo, tendo volume de jogo e parecendo estar próximo do segundo. Traiçoeiro, o futebol acabou pregando de suas peças e o Amazonas chegou ao empate aos 35 minutos, ditando a ida ao intervalo com 1 a 1 no placar. Na segunda etapa, um América intenso, agressivo, com grandes jogadas no terço final, características que ditam a invencibilidade no Independência, começaram a ser vistas de forma mais frequente. Consequência disso, um domínio absoluto e a construção dos três pontos. Primeiro com Fabinho, aproveitando rebote em finalização de Miguelito e empurrando para o gol vazio, novamente aos quatro minutos, mas do segundo tempo. E depois aos 17 minutos: em grande noite, com participação em todos os gols do América no duelo, Fabinho achou passe em profundidade para Figueiredo. Frio como o gelo, o atacante driblou o goleiro e finalizou para o fundo das redes. Golaço e mais três pontos na conta! Contra o Amazonas, o América jogou com: Matheus Mendes; Mariano (Júlio), Ricardo Silva, Lucão, Marlon; Miqueias, Cauan Barros (Kauã Diniz), Miguelito (Yago Santos); Fabinho (Fer Elizari), Willian Dubgod (Stênio) e Figueiredo.