América segura pressão no Castelão e mantém sonho da Libertadores para última rodada

Assessoria América Mineiro • 6 de dezembro de 2021
América segura pressão no Castelão e mantém sonho da Libertadores para última rodada
Fortaleza, 05/12/2021 – Campeonato Brasileiro da Série A – Ceará x América – , durante partida entre Ceará e América válida pela 37ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A – realizada na Arena Castelão neste domingo (05). Foto: Mourão Panda / AFC

Um time guerreiro e que não sucumbe diante da pressão de milhares de torcedores. Assim, o América fechou a 37ª rodada do Campeonato Brasileiro com o empate por 0 a 0 diante do Ceará, num Castelão com mais de 51 mil torcedores. A igualdade no placar manteve o América à frente do adversário na tabela.

Com o resultado, o Coelho segue na 8ª posição do Brasileirão, com 50 pontos. Agora, o time americano espera o fechamento da rodada para definir seu lugar na zona de Pré-Libertadores.

Caso o Internacional não vença o Atlético-GO nesta segunda-feira, no Beira-Rio, o América dependerá apenas das próprias forças para cravar seu lugar na competição mais importante da América do Sul. A presença na Copa Sul-Americana já está garantida desde a rodada anterior.

Na próxima rodada, o Coelho fecha a participação histórica no Campeonato Brasileiro na quinta-feira, às 21h30, contra o São Paulo, no Independência.

Primeiro tempo

O adversário começou o jogo mais presente no campo de ataque, porém o América tentava organizar as saídas em contra-ataques nos primeiros minutos.

Aos 5, Juninho Valoura arriscou de longe na primeira finalização do América na partida, mas a bola foi para fora. Aos 12, Felipe Azevedo tentou cabeçada após escanteio, mas não acertou o alvo. Ele foi pressionado pelo lateral Bruno Pacheco, que acabou deixando o campo e foi o segundo jogador do adversário a sair lesionado. O primeiro foi o atacante Jael.

Ademir fez boa jogada pela direita e cruzou para a área. Após rebater na defesa, a bola quase termina em gol contra. Essa foi a terceira tentativa do Coelho em cerca de 20 minutos.

Aos 40, Felipe Azevedo finalizou da entrada da área e quase abriu o placar. O América finalizou mais vezes que os mandantes na etapa inicial. Dois minutos depois, Patric deu belo corte na marcação, mas o chute saiu fraco.

Segundo tempo

O América voltou pressionando o adversário e teve duas finalizações seguidas. Porém, quando foi ameaçado pelo adversário, o Coelho contou com a presença salvadora do zagueiro Anderson, que tirou gol de Cléber em cima da linha, após o atacante driblar Cavichioli fora da área.

Em posição de impedimento, o adversário fez um gol, mas ele foi bem anulado. De qualquer forma, o América controlava bem a pressão e conseguia criar lances de perigo no Castelão.

Aos 16 minutos, Matheus Cavichioli fez duas grandes defesas consecutivas, ambas em finalização dentro da área. O goleiro do América espalmou o chute de Lima para escanteio, na conclusão da jogada.

O adversário teve algumas oportunidades, mas esbarrou na defesa bem postada do Coelho ou na falta de pontaria dos atacantes.

Aos 37, Marlon tentou de longe e acabou sentindo dores na perna. O lateral está suspenso para a última rodada do Brasileiro. Três minutos depois, após grande jogada de Ademir, Fabrício Daniel e Zé Ricardo tiverem duas chances seguidas de finalização, mas os arremates pararam na defesa do adversário.

A bola do jogo caiu nos pés de Ademir, que driblou o zagueiro e bateu para fora. A jogada, no minuto decisivo, poderia ter rendido o gol da vitória ao América.

FICHA DO JOGO

Ceará-CE 0 × 0 América

Motivo:  Campeonato Brasileiro – Rodada 37
Local:  Fortaleza, no Ceará (CE)
Árbitro : Raphael Claus (Fifa/SP)
Auxiliares:  Eduardo Gonçalves da Cruz (MTR/MS) e Daniel Luís Marques (AB/SP)
Árbitro de vídeo:  Vinícius Furlan (AB/SP)

Cartões amarelos:   Marlon e Lucas Kal (América)

América
Matheus Cavichioli; Patric, Eduardo Bauermann, Anderson e Marlon (João Paulo); Lucas Kal, Juninho e Juninho Valoura (Fabrício Daniel); Ademir, Felipe Azevedo (Zé Ricardo) e Mauro Zárate (Rodolfo).
Técnico:  Marquinhos Santos

Ceará CE
João Ricardo, Igor, Luiz Otávio, Messias e Bruno Pacheco (Kelvin); Fabinho (Marlon), Fernando Sobral e Vina; Mendonza, Lima (Rick) e Jael (Yony González) (Cléber)
Técnico: Tiago Nunes

Mais recentes

27 de abril de 2025
Na tarde desse domingo (27) as Spartanas enfrentaram o Sport, na Ilha do Retiro e venceram de virada, pelo placar de 2 a 1. Os gols americanos foram marcados por Pimenta e Ana Clara. O JOGO Em uma tarde de superação e garra, as Spartanas brilharam e conquistaram uma vitória emocionante sobre o Sport pelo Campeonato Brasileiro Feminino A-1. A partida, começou com dificuldades para a equipe americana, que teve dificuldades de criar jogadas perigosas na etapa inicial. As equipes desceram para o vestiário com o placar em 0 a 0. No segundo tempo, o América voltou com outra postura: mais intenso, organizado e determinado a reescrever a história do jogo. Porém, aos 03 minutos a equipe adversária marcou. Mesmo com o placar em desvantagem, as Spartanas mantiveram o foco e aos E aos 20 minutos, a atacante Pimenta mostrou oportunismo e talento ao empatar a partida com um cabeceio certeiro, incendiando o jogo e a torcida americana que acompanhava a partida. A virada veio dez minutos depois, e de forma simbólica: a zagueira Ana Clara, em um momento de pura entrega, marcou o gol da vitória aos 30 minutos do segundo tempo. O gol coroou a reação das Spartanas e selou um triunfo de peso fora de casa. CALENDÁRIO Na próxima rodada, o América enfrentará o São Paulo , em Cotia, às 16h deste quarta-feira (30/4) .
27 de abril de 2025
Pela quinta rodada do Campeonato Brasileiro, o América visitou o Avaí no Estádio da Ressacada e perdeu por 3 a 0, em duelo que aconteceu na noite deste sábado (26). O resultado matém o Coelho com nove pontos, agora na sexta posição. Apesar do placar, a partida no geral foi bastante acirrada, com o América tendo 70% de posse de bola e finalizando mais que o adversário. Entre estes remates, algumas chances claras para abrir ou empatar o jogo. Já nos minutos finais do confronto, o time da casa acabou chegando ao segundo e terceiro gol, em um espaço curto de tempo. Próximo desafio do Coelho será contra o Operário, em Ponta Grossa, domingo (04/05). Contra o Avaí, o América atuou com: Matheus Mendes; Júlio (Mariano), Ricardo Silva, Lucão, Marlon; Kauã Diniz (Cauan Barros), Miqueias (Fer Elizari), Miguelito; Stênio (Renato Marques), Willian Dubgod (Benitez) e Figueiredo.
Por Moisés Elias 26 de abril de 2025
Com intuito de pedir cada vez mais inclusão, no Abril Azul, mês destinado à conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), América e MC Games, patrocinadora master do Clube, realizam uma ação especial na partida deste sábado (26), diante da equipe do Avaí, em Florianópolis, no Estádio da Ressacada, em partida válida pela quinta rodada do Brasileiro. Usando o uniforme número dois, o time americano vai a campo com alterações em sua armadura. No espaço destinado ao patrocínio da MC Games, um laço colorido aparecerá envolvido na logo da empresa, buscando enfatizar a importância da campanha e o apoio do futebol, como esporte que atinge diversos segmentos da sociedade. “O Autismo é uma causa de todos. Precisamos usar o alcance que o futebol tem para levantar bandeiras que são importantes para nós enquanto sociedade. A MC Games abraça essa campanha junto do América, buscando dar voz e visibilidade à causa que é nobre e precisa ser tratada com imenso carinho”, afirma Camila Silva, diretora de marketing da MC Games. Além das mudanças na logomarca do patrocinador, um patch exclusivo desenvolvido pelo clube, será incorporado à camisa e fixado logo acima do escudo. O patch se destaca pela cor predominantemente verde. No centro do distintivo, o símbolo popularmente conhecido como “Infinito” e tradicionalmente utilizado por campanhas focadas no Espectro Autista –, aparece em uma combinação de cores, azul, amarelo, verde e vermelho. Nas bordas, a frase “Acolher é entender sem mudar”, compõe a arte. A braçadeira de capitão também será estilizada para a partida, ganhando as cores e a reprodução do patch. De acordo com Bernard Romanelli, diretor de marketing e negócios do Coelho, é de extrema importância que os clubes possam encabeçar ações que estejam diretamente ligadas a contextos sociais de forma ampla. “É fundamental que o futebol, principal esporte do mundo, que promove lazer e cultura, esteja ao lado de campanhas como essa. É um orgulho para o América contribuir com a conscientização e inclusão. A parceria com a MC Games só engrandece o intuito da causa”. As camisas usadas pelos jogadores em campo serão leiloadas pela Match Worn Shirt, empresa parceira do América, focada em leilões de artigos esportivos. Todos os valores arrecadados serão repassados a entidades que conduzem trabalhos voltados ao Transtorno do Espectro Autista.