Prosseguindo as ações de afirmação da #ConsciênciaNegraTodoDia , o América convida sua torcida a participar diretamente da luta pelo fim do racismo. A partida deste domingo, pelo Campeonato Brasileiro, marcará a estreia do uniforme 3 , que traz em sua camisa um selo representando a luta do Coelho contra a discriminação racial.
No jogo contra o Fluminense-RJ, o América disponibilizará para venda cada camisa utilizada pelos atletas de linha relacionados para o confronto . Serão 21 peças da camisa 3 de linha , com um valor de R$ 500 por unidade. Todo o dinheiro arrecadado será destinado ao Observatório da Discriminação Racial no Futebol, que aplicará a verba em ações efetivas de combate ao racismo.
A venda online das camisas do jogo deste domingo já está disponível: CLIQUE AQUI para adquirir!
Marcelo Carvalho, líder do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, comenta sobre a ação do América de transferir para seu manto de jogo o combate ao racismo: “Foi importante demais a manifestação do América na luta antirracista, principalmente porque ela ocorre fora de um período “padrão”, que são os meses de maio e novembro, onde geralmente clubes e entidades falam da causa. Portanto, trazer ao conhecimento das pessoas a história do América, valorizando as personalidades negras dentro do clube, reforça o debate da luta antirracista e avança o tema dentro do futebol, mostrando que o futebol pode sim ser um exemplo dessa luta”.
O ativista, que participou de uma live promovida pelo América no aniversário de 109 anos do Clube, também fala sobre o projeto do Observatório e onde o recurso doado pelo Coelho será aplicado: “O Observatório é um projeto solidário, que não recebe subsídio de federações, então é super importante termos uma verba para aplicarmos em novas ações. Estamos atualmente trabalhando no Relatório Anual de Discriminação Racial 2020. Com esse recurso, avançaremos também nas ações envolvendo torcedores dos clubes, atletas, especialmente das categorias de base, e estudantes nas escolas”.
“Essa iniciativa do América de destinar verba para instituições que trabalham no combate ao racismo demonstra que não é somente uma ação de marketing, mas sim um movimento efetivo em prol da causa. Ficamos felizes pelo Observatório ser escolhido pelo clube, pois é um reconhecimento pelo que temos desenvolvido ao longo dos últimos sete anos”
, afirmou Marcelo Carvalho.
REGRAS PARA AQUISIÇÃO
– Na venda do lote de camisas 3, o primeiro torcedor a concretizar a compra terá o direito de escolher qual a camisa de sua preferência dentre os 21 atletas de linha relacionados para o jogo contra o Fluminense-RJ. Os demais compradores terão essa opção, sucessivamente, respeitando-se as opções disponíveis de acordo com a ordem de chegada.
– Entre a próxima segunda e quarta-feira (9 a 11/8), a equipe do Sócio Onda Verde entrará em contato com cada um dos 21 compradores para indicar as opções de atleta/numeração disponíveis para a escolha.
SOBRE O OBSERVATÓRIO:
O Observatório da Discriminação Racial no Futebol é um projeto que nasceu com o objetivo de monitorar e acompanhar os casos de racismo no esporte brasileiro, assim como ações afirmativas que se utilizam do esporte para combater o racismo e outras formas de preconceito e discriminação na sociedade brasileira. Atualmente o Observatório é a principal entidade que trata do tema racismo e futebol, sendo responsável pela publicação do Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol, documento que apresenta analise sistêmica dos casos de racismo no futebol.
A partir de 2019 o Observatório vem desenvolvendo ações em parceria com clubes de futebol, através da Campanha #ChegadePreconceito e #PoderiaSerEu e em 2021 através da hashtag #PorMaisRespeito busca a conscientização dos torcedores para que sejam de fato antirracistas.
Por ser um projeto voluntário o Observatório necessita da ajuda de torcedores, clubes e entidades para a manutenção dos trabalhos. Para quem desejar ajudar financeiramente na manutenção do projeto nosso PIX é: 24051081000117 (CNPJ).
Visite nosso site www.observatorioracialfutebol.com.br e nos sigam nas redes sociais:
– Instagram:
https://www.instagram.com/observatorioracialfutebol/
– Twitter:
https://twitter.com/ObRacialFutebol
Mais recentes