Torcedor americano poderá adquirir as camisas do jogo deste domingo para auxiliar no combate ao racismo

Estevão Germano • 7 de agosto de 2021
Torcedor americano poderá adquirir as camisas do jogo deste domingo para auxiliar no combate ao racismo
Novo manto americano carrega a campanha de Consciência Negra defendida pelo Clube (Foto: Mourão Panda / América)

Prosseguindo as ações de afirmação da #ConsciênciaNegraTodoDia , o América convida sua torcida a participar diretamente da luta pelo fim do racismo. A partida deste domingo, pelo Campeonato Brasileiro, marcará a estreia do uniforme 3 , que traz em sua camisa um selo representando a luta do Coelho contra a discriminação racial.

No jogo contra o Fluminense-RJ, o América disponibilizará para venda cada camisa utilizada pelos atletas de linha relacionados para o confronto . Serão 21 peças da camisa 3 de linha , com um valor de R$ 500 por unidade. Todo o dinheiro arrecadado será destinado ao Observatório da Discriminação Racial no Futebol, que aplicará a verba em ações efetivas de combate ao racismo.

A venda online das camisas do jogo deste domingo já está disponível: CLIQUE AQUI para adquirir!

Marcelo Carvalho, líder do Observatório da Discriminação Racial no Futebol, comenta sobre a ação do América de transferir para seu manto de jogo o combate ao racismo: “Foi importante demais a manifestação do América na luta antirracista, principalmente porque ela ocorre fora de um período “padrão”, que são os meses de maio e novembro, onde geralmente clubes e entidades falam da causa. Portanto, trazer ao conhecimento das pessoas a história do América, valorizando as personalidades negras dentro do clube, reforça o debate da luta antirracista e avança o tema dentro do futebol, mostrando que o futebol pode sim ser um exemplo dessa luta”.

O ativista, que participou de uma live promovida pelo América no aniversário de 109 anos do Clube, também fala sobre o projeto do Observatório e onde o recurso doado pelo Coelho será aplicado: “O Observatório é um projeto solidário, que não recebe subsídio de federações, então é super importante termos uma verba para aplicarmos em novas ações. Estamos atualmente trabalhando no Relatório Anual de Discriminação Racial 2020. Com esse recurso, avançaremos também nas ações envolvendo torcedores dos clubes, atletas, especialmente das categorias de base, e estudantes nas escolas”.

“Essa iniciativa do América de destinar verba para instituições que trabalham no combate ao racismo demonstra que não é somente uma ação de marketing, mas sim um movimento efetivo em prol da causa. Ficamos felizes pelo Observatório ser escolhido pelo clube, pois é um reconhecimento pelo que temos desenvolvido ao longo dos últimos sete anos” , afirmou Marcelo Carvalho.

REGRAS PARA AQUISIÇÃO

– Na venda do lote de camisas 3, o primeiro torcedor a concretizar a compra terá o direito de escolher qual a camisa de sua preferência dentre os 21 atletas de linha relacionados para o jogo contra o Fluminense-RJ. Os demais compradores terão essa opção, sucessivamente, respeitando-se as opções disponíveis de acordo com a ordem de chegada.

– Entre a próxima segunda e quarta-feira (9 a 11/8), a equipe do Sócio Onda Verde entrará em contato com cada um dos 21 compradores para indicar as opções de atleta/numeração disponíveis para a escolha.

Juninho e Eduardo Bauermann apresentam o novo manto do Coelho e reforçam a luta antirracista (Foto: Mourão Panda / América)

SOBRE O OBSERVATÓRIO:

O Observatório da Discriminação Racial no Futebol é um projeto que nasceu com o objetivo de monitorar e acompanhar os casos de racismo no esporte brasileiro, assim como ações afirmativas que se utilizam do esporte para combater o racismo e outras formas de preconceito e discriminação na sociedade brasileira. Atualmente o Observatório é a principal entidade que trata do tema racismo e futebol, sendo responsável pela publicação do Relatório Anual da Discriminação Racial no Futebol, documento que apresenta analise sistêmica dos casos de racismo no futebol.

A partir de 2019 o Observatório vem desenvolvendo ações em parceria com clubes de futebol, através da Campanha #ChegadePreconceito e #PoderiaSerEu e em 2021 através da hashtag #PorMaisRespeito busca a conscientização dos torcedores para que sejam de fato antirracistas.

Por ser um projeto voluntário o Observatório necessita da ajuda de torcedores, clubes e entidades para a manutenção dos trabalhos. Para quem desejar ajudar financeiramente na manutenção do projeto nosso PIX é: 24051081000117 (CNPJ).

Visite nosso site  www.observatorioracialfutebol.com.br  e nos sigam nas redes sociais:

Mais recentes

Por Moisés Elias 12 de maio de 2025
América organizou no último domingo (11) mais uma edição da sua tradicional corrida de rua. O evento foi aberto a todos os públicos e contou com a participação de atletas profissionais e amadores de várias idades e equipes. Com percursos de 5,10 e 15 quilômetros, os corredores tiveram sua capacidade física testada em um dia de muito sol e calor em Belo Horizonte, contribuindo para deixar a prova ainda mais desafiadora, até mesmo para atletas considerados de alto rendimento. Além da corrida, a edição de 2025 também contou com a modalidade duathlon, competição que combina corrida e pedalada, exigindo do competidor um elevado grau de preparação física. Corredores mirins também participaram por meio da corrida kids. Percurso A largada aconteceu em frente ao Boulevard Shopping, na Avenida dos Andradas, onde está localizada a sede do clube e, onde também foi montada toda a estrutura de apoio, com posto médico, espaço para massagem, bares e área de premiação. Além da medalha pós-prova e troféu para os três primeiros colocados das corridas, foram sorteados diversos brindes; como ingressos para jogos, bonés do América e seus patrocinadores e camisas oficiais.
12 de maio de 2025
CONVOCAÇÃO CHAMAMENTO EM CARÁTER EXCEPCIONAL A pedido endereçado à Presidência do Conselho Deliberativo por membros do Conselho Consultivo do Clube e face mensagem de áudio por parte do nosso Presidente do Conselho de Administração, Alencar Magalhães da Silveira Junior, procede-se ao chamamento e convocação, em caráter de URGÊNCIA, dos integrantes do Conselho Consultivo do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE , em pleno exercício de seus mandatos, para comparecerem à Reunião do Conselho Consultivo do Clube, a ser realizada na sede social “Afonso Celso Raso”, na Av. dos Andradas, nº 3.000, setor G1, nesta Capital, no dia 13 de Maio de 2.025, às 18:30 horas, em primeira chamada, ou às 19:00 horas, em segunda chamada, para: a) Apresentação e conhecimento do Projeto do Novo Estatuto Social para o AMÉRICA FUTEBOL CLUBE ; b) Exame da situação de atualidades do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE e do AMÉRICA -SAF ; c) Apreciação da atual situação financeira do AMÉRICA FUTEBOL CLUBE ; d) Outros assuntos correlatos. O texto do projeto do novo Estatuto Social referido na letra “a”, acima, e da correspondente Exposição de Motivos, estão sendo enviados aos Conselheiros por e-mail para apreciação. Haverá a possibilidade de acompanhamento e manifestação de forma não presencial através da Internet, em link próprio. disponibilizado pela Secretaria do Clube aos Conselheiros que assim se manifestarem. O link será enviado para o endereço eletrônico do Conselheiro até o horário da Reunião. Belo Horizonte, 12 de Maio de 2.025. José Flávio Lanna Drumond Presidente do Conselho Deliberativo
11 de maio de 2025
Na tarde deste domingo (11), as Spartanas enfrentaram o Red Bull Bragantino no Estádio Cícero de Souza Marques, em partida válida pela 10ª rodada do Campeonato Brasileiro Feminino A-1. Apesar de um desempenho sólido e competitivo, a equipe americana foi superada por 2 a 0 pelas donas da casa. O JOGO  O confronto foi equilibrado no início, com as Spartanas mostrando organização defensiva e buscando oportunidades no ataque. No entanto, o Red Bull Bragantino aproveitou duas oportunidades para marcar na segunda etapa, garantindo a vitória. Com este resultado, o América se encontra na 7 posição na tabela de classificação do Brasileiro Feminino A-1. CALENDÁRIO O próximo compromisso das Spartanas será contra o Real Brasília, em casa, na 11ª rodada do campeonato, no dia 18 de maio, às 18h.